Conheça Clara e Lívia, atletas de Florianópolis que são promessas internacionais na vela 566i41

Aos 17 anos, as atletas manezinhas Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira têm se destacado na vela, trazendo muitas medalhas para Florianópolis 3m1xy

Elas são jovens, têm apenas 17 anos, mas no currículo colecionam títulos e medalhas na vela, esporte olímpico aquático que tem muitos nomes revelados em Florianópolis. Assim como Bruno Fontes – velejador olímpico, heptacampeão brasileiro, medalhista pan-americano e número dois no ranking mundial – Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira estão construindo suas carreiras no esporte na Capital.

Atletas da Vela, de Florianópolis, colecionam medalhas Velejadoras Lívia (à esq.) e Clara, de Florianópolis, são promessas olímpicas e já conquistam vários campeonatos Brasil afora – Foto: Divulgação/ND

As manezinhas já são bicampeãs brasileiras de 29er, campeãs sul-americanas de 29er, campeãs da Semana de Vela de Buenos Aires de 29er e agora se preparam para disputar o Campeonato Mundial da Juventude de Vela programado para dezembro, na cidade de Búzios (RJ).

29er é a classe na qual as garotas praticam o esporte. É uma fase intermediária, entre o infantil e o profissional. Mesmo assim, já são consideradas atletas de alto rendimento e promessas de medalhas, quem sabe, olímpicas, daqui a algum tempo. Para isso, as jovens treinam e muito.

Tanto Clara quanto Lívia nasceram em Florianópolis. Clara mora no Centro, enquanto a colega vive na Lagoa da Conceição. Elas se encontram todos os dias para treinar. Três vezes por semana na água, em Jurerê. Nos demais dias os treinos são físicos. Isso porque a vela exige muita força e destreza dos atletas.

Atletas da vela de Florianópolis no Mundial da Juventude de Vela – Foto: Divulgação/NDAtletas da vela de Florianópolis no Mundial da Juventude de Vela – Foto: Divulgação/ND

“Nos conhecemos quando viajávamos de optimist, na flotilha do ICSC (Iate Clube de Santa Catarina) em 2018, e quando tínhamos que escolher uma nova classe descobrimos que nós duas queríamos ir para o 29er, claro que decidimos ir juntas né”, diz Clara.

Como nessa classe os atletas competem sempre juntos, as duas não se desgrudam. “Começamos a treinar juntas em dezembro de 2020, desde o início muito determinadas a evoluir na classe. Tá dando certo”, completa Lívia.

Meninas da vela de Florianópolis dão show nas águas da Capital – Vídeo: Divulgação/ND

Entrevista 595p50

ND: Qual é a relação de vocês com a cidade? O que mais gostam de fazer aqui? 

Clara: Floripa é a melhor cidade do Brasil, o fato que moramos em uma ilha é simplesmente incomparável, lindo demais.

Lívia: Treinar em Floripa é incrível. A cor da água, o mar, a vista em volta tudo deixa o esporte mais maravilhoso.

ND: O que você sente quando está velejando? 

Clara: Adoro o contato com o mar, a natureza e o sentimento de liberdade.

Lívia: Uma sensação incrível de liberdade é bem estar, o contato com a água toda semana é maravilhoso.

ND: Velejar em Floripa é diferente de velejar em outras cidades?

Clara: Sim, já que cada lugar tem suas especificidades em relação ao vento, maré, raia etc.

Lívia: Todos os lugares são diferentes uns dos outros, seja pela água salgada ou doce, ou fundições do vento. Floripa tem um pouco de cada deixando a raia muro boa.

ND: Qual é a maior dificuldade no esporte?

Clara: A vela é um esporte que exige muita concentração, atenção e paciência. Ao mesmo tempo que o velejador deve fazer com que o seu barco tenha a melhor velocidade possível, ele também precisa estar atento às condições de vento que mais o favorecem e seus adversários. Além disso, é necessário compreender que dependemos de algo que nem sempre podemos controlar totalmente — o vento — e por isso a capacidade de superação e “improviso” é muito importante.

Lívia: É um esporte que exige muito a todo o momento. Temos que estar focadas em muitas coisas ao mesmo tempo, além de envolver muitas variáveis dependendo do lugar onde estamos.

ND: Qual dica você dá para quem está começando?

Clara: Aproveitar ao máximo as oportunidades que a vela traz às pessoas, sendo o seu objetivo se tornar um velejador competitivo ou apenas para lazer. O mundo da vela abre portas para conhecer novos lugares e pessoas, é uma experiência sem igual.

Lívia: Não desistir. É um caminho muito longo que exige muito do corpo e da mente, chega no final quem consegue lutar com a vontade de abandonar.

Floripa 350 674oy

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Floripa 350 674oy

Novidades do Grupo ND

Projeto “Floripa 350” do Grupo ND ganha Prêmio Empresa Cidadã 2024 da ADVB 3o3u2r

O Grupo ND foi agraciado com o Prêmio Empresa Cidadã 2024 da Associação dos Dirigentes de Vendas e M ...

Floripa 350

Projeto “Floripa 350” da NDTV recebe Prêmio Empresa Cidadã 2024 na categoria cultural 5v3i5j

A ADVB de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (24), os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 20 ...

Floripa 350

Floripa 350: as belezas naturais de Florianópolis pelo olhar do jornalista Luan Vosnhak 5p26e

Por dez meses, Luan Vosnhak mostrou os encantos naturais da Ilha da Magia, viveu intensamente as pai ...

Floripa 350

Marcelo Mancha relembra momentos inesquecíveis do Projeto Floripa 350 3o3q38

Marcelo Mancha relembra 19 matérias e muitos momentos inesquecíveis ao longo do Projeto Floripa 350 ...

Floripa 350

Retrospectiva Paulo Mueller: recordando participação no Projeto Floripa 350 em 2023 5s5p1f

No encerramento do ano, Paulo Mueller faz uma viagem pela sua participação no Projeto Floripa 350. R ...