
Conhecida como a “Capital do Carvão”, Criciúma, a maior cidade do Sul de Santa Catarina, vai muito além da atuação no setor carbonífero. A cidade tem investido fortemente no turismo, oferecendo uma rica variedade de atrativos culturais, históricos e naturais que encantam tanto moradores quanto visitantes.
De parques urbanos bem estruturados a museus que preservam a memória local, o município proporciona experiências diversificadas que combinam lazer, conhecimento e espiritualidade em meio à urbanização. Veja abaixo opções gratuitas para o turismo em Criciúma.
Parques e o turismo em Criciúma 5d2zi
Criciúma chama atenção pela quantidade de parques no município. Os moradores e os turistas que desejam curtir um momento de lazer podem aproveitar o dia ao ar livre nos seguintes locais:
- Parque das Nações, no bairro Próspera (aberto das 5h às 22h);
- Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina (aberto das 5h às 22h);
- Parque da Prefeitura, no bairro Santa Bárbara (aberto das 5h às 22h);
- Praça do Congresso, no Centro (aberto das 5h às 23h);
- Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², no bairro Mina Brasil (aberto das 9h às 21h).

Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande n32g
Aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande fica localizado no bairro Comerciário. Construído em 1920, o prédio ficou conhecido como “Casarão”, sendo doado pela família Casagrande em 1980 à prefeitura, em razão das comemorações do centenário da cidade de Criciúma.
O local foi residência dos imigrantes italianos Augusto Casagrande e Cecília Darós, além de seus 15 filhos. A estrutura dispõe de um acervo formado por documentos, fotografias, artefatos indígenas, objetos de uso pessoal e doméstico, totalizando 1,3 mil itens.

Museu de Zoologia 5e4t14
O Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), foi fundado em 2002 visando ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. As visitas são gratuitas tanto para grandes grupos, mediante a agendamento, quanto para visitas individuais ou com familiares.
O acervo do museu possui quatro exposições de longa duração. As exposições “Animais da Mata Atlântica” e “Impactos” ficam localizadas no Bloco da Biblioteca, a exposição “Ecossistema Marinho”, no Bloco istrativo, e a exposição “Vida Selvagem”, localizada no Bloco da Saúde.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h. Os agendamentos podem ser feitos de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, ou pelo WhatsApp: (48) 3431-2573.

Estádio Heriberto Hülse 61z1s
Carinhosamente apelidado de “Majestoso”, o Estádio Heriberto Hülse é a casa do Criciúma Esporte Clube e um dos principais palcos esportivos de Santa Catarina. O local foi inaugurado em 1955, no bairro Comerciário, e recebeu partidas de competições de nível internacional, como a Copa Libertadores da América de 1992.
O estádio é aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Catedral São José 2z6j6g
A Catedral São José começou a ser erguida em 1907, sob a orientação do padre João Canônico, sendo inaugurada em 17 de setembro de 1917. No dia 21 de dezembro de 1950, quando a igreja já pertencia à Arquidiocese de Florianópolis, foi elevada à igreja matriz, com a criação da Paróquia São José, pelo arcebispo Dom Joaquim Domingues de Oliveira.
Com predominância do estilo clássico romano, a Paróquia São José ou por diversas reformas ao longo dos anos e hoje conta com aproximadamente 800 assentos para os fiéis, além de amplos espaços ao presbitério, capela do Santíssimo e sacristias. A igreja fica aberta todos os dias, das 8h às 18h.

Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi 6x111v
Um pedaço da história de Criciúma pode ser encontrado no Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi. O espaço relembra a época do transporte ferroviário e da extração do carvão, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Na década de 1920, a casa era parte do complexo Ferrovia Dona Tereza Cristina e, hoje, preserva a memória e a história do desenvolvimento social e econômico do município, possuindo ferramentas de trabalho, arquivo documental e fotografias. Demolida em 1995 e reconstruída no início dos anos 2000, a estrutura preserva o patrimônio histórico e cultural de Criciúma.

Centro Cultural Jorge Zanatta 156v4a
O Centro Cultural Jorge Zanatta, localizado na rua Coronel Pedro Benedet, no Centro, foi construído durante a Segunda Guerra Mundial e entregue em 1942 ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). O local foi revitalizado em 1996, graças ao auxílio do empresário Jorge Zanatta.
Atualmente, a estrutura abriga a sede istrativa da FCC (Fundação Cultural de Criciúma), que visa incentivar, difundir, fomentar e promover a prática e o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e turísticas do município. O Centro Cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes 6x19f
Construída no ano da realização do Congresso Eucarístico Nacional, em 1946, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na rua Engenheiro Fiúza da Rocha, na região central. Feita com pedras, o espaço foi revitalizado em 2016.
Hoje, abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e da Santa Edviges e apresenta, no entorno, uma vegetação nativa e uma pequena fonte natural de água. Para quem deseja explorar o turismo em Criciúma, a gruta fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para visitas fora desse horário ou aos fins de semana, um agendamento prévio precisa ser realizado.
