Basta ver uma foto do dia 22 de agosto e outra desta última semana que a transformação na praia Central de Balneário Camboriú é nítida. A mega obra de alargamento da faixa de areia transformou a paisagem da Dubai brasileira, ou melhor, da Copacabana catarinense.
As imagens que mostram o antes e depois da obra são surpreendentes, um time-lapse com 375 fotos mostra a evolução da obra nestes últimos 12 dias, nas quais a obra estava em fase de finalização, já sem a draga Galileo Galilei.
Time-lapse com 375 imagens mostra evolução da obra de Balneário Camboriú – Vídeo: Reprodução/Internet/André Macohin
A obra já está na fase final, com a retirada das tubulações já neste sábado (6), os 2 km de tubos que agora estão submersos, da draga até a rua 1.800, serão flutuados para começarem a ser desmontados.
Nova praia Central de Balneário Camboriú será a Copacabana catarinense; entenda 21r3l
As tubulações serão empilhadas em um novo canteiro de obra com cerca de 400 metros, instalado na altura da rua 1.800 onde serão empilhados e de onde serão transportados para o canteiro no Pontal Norte.

A linha será mantida flutuada e será puxada para a praia aos poucos durante a operação de desmonte, e será “cortada” a cada 12 metros. Rebocadores participam da operação no mar e carregadeiras em terra.
A previsão é de que a linha esteja desmontada até a manhã de segunda-feira (8), e será transportada gradualmente para o Pontal Norte. Outra previsão é de que os tubos que estão sendo empilhados no Pontal Norte comecem a ser retirados da praia por carretas na próxima terça-feira (9).