Timbé do Sul: 4 atrativos naturais que você precisa conhecer na cidade 4p3yg
Na rota do Caminho dos Cânions, Timbé do Sul conta com cânions, rios, cachoeiras e muita biodiversidade a ser conhecida e preservada; confira 31 outubro 2022 às 16h22 5 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 6c6hb
Localizada aos pés da Serra Geral, a cidade de Timbé do Sul tem no turismo ecológico uma das principais atividades econômicas. Isso porque o município de pouco mais de cinco mil habitantes tem em seu território cânions, rios, cachoeiras e muita biodiversidade a ser conhecida e preservada.

Junto às cidades catarinenses de Morro Grande, Jacinto Machado e Praia Grande e às gaúchas Cambará do Sul, Mampituba e Torres, Timbé do Sul faz parte do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Isso significa que em seu território há sítios e paisagens com relevância geológica internacional, além de uma beleza exuberante.
A partir de agora vamos lhe apresentar quatro pontos turísticos naturais que valem muito a visita à pequena Timbé do Sul. Descubra quais são!
1. Cachoeira da Cortina 5j726k

A Cachoeira da Cortina está situada na localidade de Rocinha, a 10 quilômetros do Centro de Timbé do Sul.
A queda d’água tem 52 metros de altura e escorre por um paredão rochoso de basalto.
Na cachoeira, aliás, é possível observar, com a ajuda de guia especializado, camadas de rochas formadas por derramamento de lava vulcânica em diferentes períodos geológicos, há milhões de anos.
Na parte debaixo da cachoeira, forma-se uma piscina natural não muito profunda. É o ambiente ideal para quem aprecia banhos gelados, especialmente no calor.
Para os mais aventureiros, é possível praticar rapel ao lado da queda d’água. Ao redor e no trajeto até chegar à ela, a mata é preservada e habitat de diferentes animais silvestres.
A cachoeira fica dentro de uma propriedade particular, uma área de proteção permanente. Para á-la não é necessário pagar taxa de visitação, mas é preciso estar acompanhado de um condutor local. A entrada é permitida no local das 8h às 17h.
O percurso até a Cachoeira da Cortina é por uma trilha de 1,5 quilômetro em meio à mata densa. O nível de dificuldade é fácil, embora haja alguns obstáculos. O caminho conta com placas indicativas e a caminhada varia de 15 a 25 minutos.
2. Cascata do Padre 533x6m

É na comunidade de Rio Fortuna, a nove quilômetros do Centro, que se encontra mais essa atração natural de Timbé do Sul.
A cascata cai de uma altura de 50 metros por um paredão de arenito que tem a forma de um “mini cânion”.
A rocha é coberta por uma camada de musgo verde, o que dá ainda mais beleza à paisagem.
O trajeto que leva até a cachoeira é por uma trilha de 500 metros de extensão, de fácil realização. Independentemente do nível de dificuldade, a recomendação é de ter a companhia de um condutor local que conheça a área e tenha preparo. O o à cascata é liberado das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.
3. Poço do Caixão 6e4a1y

O Poço do Caixão é um lugar que você precisa conhecer quando estiver em Timbé do Sul. A cerca de dois quilômetros do Centro da cidade, está localizado na comunidade de Rocinha, às margens da BR-285. Trata-se de uma piscina natural de cor azul esverdeada, delimitada por rochas e cercada pela mata.
Própria para banho, é uma excelente alternativa para se refrescar e estar em contato com a natureza. Só é necessário atenção para algumas áreas mais fundas da piscina.
Para chegar até o Poço não é preciso fazer trilhas. Veículos podem chegar até lá. Ao redor da atração natural há uma área de camping, pousada, restaurante e lanchonete.
4. Poço do Violão 4l4o3y
Outro lugar maravilhoso para se visitar em Timbé do Sul é o Poço do Violão. Igualmente cercado por rochas e pela mata, é uma piscina natural própria para banho. A vista dali é exuberante! Próximo ao poço está a cascata Véu da Noiva, outra atração turística da cidade. Para quem quiser desfrutar por mais tempo desse local, é possível acampar em uma área próxima.
O Poço do Violão está situado na comunidade Figueira Bordignon, distante nove quilômetros do Centro do município. No verão, cobra-se R$ 5 para entrar no local.
Onde fica e como chegar em Timbé do Sul? 4t6g72
Timbé do Sul é uma cidade do extremo Sul de Santa Catarina, que faz divisa com Morro Grande, Turvo e Jacinto Machado. Está a 266 quilômetros de distância de Florianópolis. O aeroporto mais próximo é o de Criciúma, a cerca de 70 quilômetros.
Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as vias para chegar até Timbé do Sul.
Distância de ville a Timbé do Sul: 422 quilômetros. O o é pela BR-101. Atenção! Há pedágio pelo caminho.
Distância de Blumenau a Timbé do Sul: 392 quilômetros, via BR-101. Atenção! Há pedágio pelo caminho.
Distância de Florianópolis a Timbé do Sul: 266 quilômetros. O principal o é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.
Distância de Lages a Timbé do Sul: 239 quilômetros, pela BR-116 e BR-285. Há pedágio pelo caminho.
Distância de Chapecó a Timbé do Sul: 443 quilômetros. O principal o é pela BR-285, com pedágio pelo caminho.
Distância de Criciúma a Timbé do Sul: cerca de 70 quilômetros, via SC-108 e BR-285.