Roteiro de viagem: 5 praias para conhecer em Florianópolis 3h6b5o

Confira as principais praias de Florianópolis e como curtir o melhor de cada uma delas na sua estadia pela Ilha da Magia 29 setembro 2023 às 12h24 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 2c4q10

Florianópolis é uma cidade cosmopolita, riquíssima em belezas naturais, gastronomia, história e cultura. Conhecer a Capital de Santa Catarina por inteiro demanda muito tempo. Só de litoral são mais de 170 quilômetros de comprimento, formado por praias com características diversas.

Como o verão logo bate à porta e a primavera já promete ser quente em Santa Catarina, vamos o ajudar a planejar seu roteiro pelas praias de Florianópolis.

Separamos cinco opções em diferentes regiões da ilha. Tem as de mar calmo e as de boas ondas para surf. Há opção badalada e também mais agreste. Em todas elas, também falamos sobre infraestrutura e lazer ao entorno. Basta conferir e escolher qual é a sua praia.

1. Praia da Daniela 4l5n1z

Praia da Daniela, no Norte de FlorianópolisPraia da Daniela, no Norte de Florianópolis – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/ND

Localizada no Norte de Florianópolis, a Praia da Daniela é aquela ideal para famílias. De águas claras, mornas e tranquilas é um paraíso para quem está acompanhado por crianças.

O local mais indicado para isso é seu canto direito. A praia tem um formato de península e próximo ao seu pontal (no lado esquerdo), o mar tem repuxo, o que pode ser perigoso.

Sua orla tem cerca de três quilômetros de extensão de areia fina, fofa e cercada pela vegetação. Por lá não se encontra tanta infraestrutura de grandes supermercados ou muita variedade de comércio. Na rua que beira a praia, você encontra estacionamento público. As vagas são disputadas no verão, o que requer chegar cedo por lá.

Quem procura mais serviços à disposição e badalação encontra, na praia vizinha, a famosa Jurerê Internacional, a 3,5 quilômetros de distância. A Praia da Daniela faz divisa com a linda Praia do Forte, onde se encontra a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um enorme complexo construído em pedras em 1740 para defender Florianópolis de possíveis invasões. O local é aberto à visitação.

2. Praia de Jurerê Internacional 173822

Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis – Foto: Cristiano Andujar/PMF/NDPraia de Jurerê Internacional, em Florianópolis – Foto: Cristiano Andujar/PMF/ND

Também conhecida como “Miami brasileira”, por conta das mansões, carros esportivos circulando pela rua, lojas de marcas de luxo e restaurantes de alta gastronomia, Jurerê Internacional é a praia para quem busca badalação. Situada no Norte de Florianópolis, está a 27 quilômetros do Centro da Ilha da Magia.

Jurerê é uma praia bonita, com cerca de 1,4 quilômetro de extensão de orla. O mar calmo e a água morna são ótimos para famílias com crianças. A faixa de areia clara é estreita (e varia conforme a maré) e fica disputada na alta temporada. Quase toda ela é cercada por uma vegetação rasteira que separa a praia em si da rua.

Com uma super infraestrutura, além de tomar banho de mar é possível fazer eios náuticos, andar de caiaque ou stand up. Para encontrar opções de hospedagens, comércios e restaurantes mais em conta, vale a pena ir na praia ao lado, a Jurerê Tradicional. Bem da verdade, elas são a mesma praia (sem marcos que as separem), mas comumente são conhecidas assim.

Próximo à ela, você encontrará a pequena e quase escondida Canajurê e em seguida uma das praias queridinhas dos estrangeiros em Florianópolis: Canasvieiras.

3. Praia dos Ingleses 582d2g

Praia dos Ingleses, em Florianópolis – Foto: Cristiano Estrela/Divulgação/NDPraia dos Ingleses, em Florianópolis – Foto: Cristiano Estrela/Divulgação/ND

Graças a sua ampla infraestrutura e às suas características diversas, que agradam diferentes públicos, a Praia dos Ingleses é uma das mais movimentadas em Florianópolis, especialmente no verão.

Em seu centrinho estão concentradas muitas opções de bares e restaurantes. No bairro não há qualquer problema para encontrar hospedagens, de diferentes tipos e para diferentes bolsos.

A Praia dos Ingleses é uma praia extensa, com pouco mais de cinco quilômetros, e costuma ser dividida em três partes: o centro, o canto Sul e o Canto Norte. A região central é a que concentra a maior quantidade de bares e restaurantes pé na areia, o que torna muito fácil permanecer por lá o dia inteiro.

O canto Sul, por sua vez, conta com dunas (onde se pratica sandboard) e um bonito costão. Encostado a ele há um museu a céu aberto de oficinas líticas feitas por povos indígenas.

Por esse mesmo costão, uma trilha conduz o visitante até a vizinha Praia do Santinho. Tanto na região central quanto na parte Sul dos Ingleses, o mar é mais tranquilo, sem muitas ondas, o que as fazem um recanto ideal para famílias em Florianópolis.

Já o canto Norte apresenta características bem diferentes. A praia é mais agreste, com vegetação beirando a areia e quase nenhuma opção de bar ou restaurante.

O mar deste lado é mais agitado e, por isso, procurado por surfistas. Ali também diminuem as ofertas de hospedagem, já que se trata de uma área mais nobre do bairro. Deste canto dos Ingleses é possível, por meio da trilha da feiticeira, ar a Praia Brava.

4. Praia da Joaquina 5j4w6u

Praia da Joaquina, em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMFPraia da Joaquina, em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF

Apelidada carinhosamente de Joaca, a Praia da Joaquina fica na região Leste de Florianópolis e é conhecida internacionalmente como um dos principais destinos dos surfistas. Por isso mesmo, é bastante procurada pelos jovens e esportistas.

O comportamento do mar por lá requer muita atenção. Ele tende a ser bravo e com fortes ondas. Como é uma praia de tombo, a profundidade pode aumentar repentinamente. Além disso, a água é bastante fria, diferentemente das praias do Norte da Ilha.

Um dos diferenciais desta praia de Florianópolis é o seu belo visual, formado por três quilômetros de orla preservada, pelo costão rochoso no canto esquerdo (de onde se tem uma linda vista do nascer do sol) e pelas famosas dunas de areia.

Com mais de um quilômetro de extensão e picos que podem chegar a 60 metros de altura, a Praia da Joaquina é o lugar mais famoso para a prática de sandboard em Florianópolis. Se você não surfa no mar, pode então surfar na areia. A diversão é garantida.

A Joaquina pertence ao bairro da Lagoa da Conceição e conta com uma infraestrutura completa de comércios, bares, restaurantes e hospedagem. Na alta temporada é possível alugar cadeiras e guarda-sóis por lá e contar com os serviços dos vendedores ambulantes.

5. Praia do Campeche 12cq

Tranquilidade na Praia do Campeche – Foto: Rodrigo Stüpp/Divulgação/NDTranquilidade na Praia do Campeche – Foto: Rodrigo Stüpp/Divulgação/ND

A Praia do Campeche é a mais movimentada da região Sul de Florianópolis. O bairro ao redor da praia é muito bem estruturado com comércios, bares, restaurantes e muitas opções de hospedagem.

Distante 15 quilômetros do Centro, o Campeche fica entre a Praia da Joaquina e a Praia do Morro das Pedras. Como não há qualquer delimitação física entre as três, a faixa de areia branca e fina se estende por mais de dez quilômetros de extensão e cerca de 20 metros de largura. Excelente para uma boa caminhada, pedalada e para prática de esportes.

Assim como em outras praias de Florianópolis, no Campeche também há dunas de areia, cercadas por vegetação de restinga e arbustos. O mar do Campeche é agitado, com ondas de médias a grandes, o que a torna um bom lugar para surfar.

Nas proximidades da praia, você encontra duas lagoas, a da Chica e a Lagoinha Pequena. Embora não sejam indicadas para banho, é possível contemplar a paisagem, fazer piqueniques e trilhas por lá.

Agora, o ponto alto da praia é a ilha que lhe dá nome. Conhecida como Caribe catarinense, a Ilha do Campeche está a 1,5 quilômetro da areia. Em menos de dez minutos em um pequeno barco ou bote se chega até lá.

A faixa de areia clara e o mar de águas verde-esmeraldas cristalinas e calmas a fazem um paraíso na terra, onde é possível nadar, praticar mergulho, fazer trilhas e curtir a vida.

Quantos dias vale a pena ficar em Florianópolis? 71413

Florianópolis é uma cidade com muitas opções turísticas, que vão das dezenas de praias, eios possíveis, espaços culturais, museus e centros comerciais. Isso significa que é preciso ar um bom período na Ilha da Magia para desfrutar de ao menos parte de tudo que ela oferece.

Como a Capital de Santa Catarina tem um território comprido, algumas regiões ficam longe entre si. Do extremo Norte ao extremo Sul de Florianópolis há uma distância de 60 quilômetros, o que torna mais complicado e cansativo conhecê-los numa única visita. Uma boa dica é organizar roteiros por região, assim dá para otimizar os eios turísticos.

Reserve ao menos de cinco a sete dias para poder desfrutar bem uma parte de Florianópolis. Agora, se puder, considere 15 dias ou um mês para explorar diferentes regiões.

O que é importante incluir na mala de viagem para Florianópolis? 6o3i3d

O que carregar em uma viagem para Florianópolis depende do perfil de eio que você irá fazer e especialmente em qual estação do ano será sua visita. Caso você goste de contato com a natureza e queira fazer trilha, não se esqueça do repelente, boné, calçados e roupas apropriadas.

Protetor solar para curtir a praia ou fazer um tour pelo centro. Na primavera e no verão, a cidade é quente, mas à noite a brisa do mar traz um ar refrescante à pelo.

Por isso, inclua na mala uma terceira peça leve. Chinelo de dedo e tênis para caminhada. E se for curtir um restaurante ou barzinho mais descolado, uma roupinha mais social ou esporte chique, se este for o seu perfil, é claro.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 3i4o1u

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis q6ys

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores