O que fazer em Itajaí no final de semana? 58276x

Dos cenários naturais aos deliciosos pratos gastronômicos, veja tudo o que fazer em Itajaí em dois dias na cidade; confira 17 agosto 2022 às 07h54 10 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 275q4i

Localizada no litoral centro-norte de Santa Catarina, a cerca de 100 quilômetros de Florianópolis, Itajaí tem uma intensa ligação com o mar. Além das quatro praias, incluindo a famosa Praia Brava, e belos cenários naturais, pelo oceano escoam diferentes produtos mundo afora. O Porto de Itajaí é o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas e o maior exportador de congelados do país.

Área portuária de ItajaíÁrea portuária de Itajaí – Foto: Equipe Sou Bem

Pelas águas de Itajaí chegam e partem todos os anos transatlânticos que conduzem milhares de turistas a eios inesquecíveis dentro e fora do Brasil. Observar a movimentação portuária é uma das boas experiências da cidade. Do mar também vem o alimento oferecido fresco em vários restaurantes do município. Itajaí é considerada o maior centro pesqueiro do país.

Além de suas praias, outros atrativos naturais, como o mirante do Bico do Papagaio, o Morro da Cruz e o Parque Natural Municipal do Atalaia são apenas algumas das opções do que fazer em Itajaí. Como cidade que faz parte da rota turística Costa Verde & Mar, é possível desbravar seus cantos pedalando. Pontos turísticos como a Avenida Beira-Rio, a Praia do Atalaia, a Praia de Cabeçudas, entre vários outros, contam com ciclovias.

Há, realmente, muito o que fazer em Itajaí. Por isso, preparamos um roteiro com opções turísticas para cada período do dia para você desfrutar o melhor da cidade.

O que fazer em Itajaí pela manhã 5s5l6f

Caminhada na Beira Rio 

Imagem aérea da Avenida Beira-RioBaía Afonso Wippel e Avenida Beira-Rio – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Que tal começar o dia fazendo uma caminhada pela Avenida Ministro Victor Konder, mais conhecida como Beira-Rio de Itajaí? O frescor da manhã e a vista dos barcos no rio são inspiradores.

Por dois quilômetros, o calçadão margeia a Baía Afonso Wippel, cujo nome popular é Saco da Fazenda, formada pelo rio Itajaí-Açu. Se de um lado a visão alcança o rio, os barcos de pesca, veleiros e embarcações de luxo, do outro lado da rua se vê uma variedade de comércios, altos prédios e a famosa Via Gastronômica da cidade.

Como a avenida também conta com ciclovia, andar de bicicleta pode ser uma boa opção para quem não quer caminhar. Pistas de skate e playground para crianças também surgirão pelo caminho.

Praia do Atalaia 

Próxima a Beira-Rio, a cerca de dois quilômetros, fica uma das mais famosas praias de Itajaí: a Praia do Atalaia. Por conta de suas ondas, é um dos melhores locais para surfar, sendo referência mundial no surfe noturno. Isso é possível devido à iluminação especial na orla da praia que garante a segurança dos esportistas.

Quem não surfa também pode tomar bons banhos de mar em suas águas cristalinas. Como o mar é mais agitado nessa praia, é importante ter sempre cuidado. A faixa de areia tem apenas 250 metros, de grãos finos e claros. ar o dia por lá é tranquilo, já que a praia conta com quiosque, chuveiro, banheiros e estacionamento públicos. Praia de Cabeçudas

Outra opção do que fazer em Itajaí é ar a manhã na tranquila Praia de Cabeçudas. O bairro de mesmo nome lembra um vilarejo e é um diferencial do local. Essa foi uma das primeiras praias de Santa Catarina a ser considerada um balneário.

O calçadão, frequentado por muitos veranistas de Blumenau e Brusque, já foi considerado o mais charmoso do Estado. A orla da praia é contornada por uma ciclovia de 700 metros. Lugar ideal para um eio sobre duas rodas em família ou com amigos, contemplando o visual.

O mar na Praia de Cabeçudas é de águas tranquilas e por isso é um bom lugar para ir com crianças. Por lá, o turista encontra infraestrutura completa com chuveiros, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, restaurantes e comércios ao redor.

Praia Brava 

Praia Brava é uma das opções do que fazer em ItajaíPraia Brava – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Se você busca por uma praia mais movimentada e com completa infraestrutura, a Praia Brava deve ser sua opção. A mais procurada pelos turistas, conta com restaurantes, pousadas, hotéis, baladas e serviços de praia ao redor de sua orla de três quilômetros.

Mesmo com toda essa estrutura característica de grandes cidades, o local mantém um aspecto de praia agreste, de natureza preservada – característica dada à praia pela vegetação de restinga, que cerca toda sua orla.

A Praia Brava é dividida em dois cantos: o Norte e o Sul pela Lagoa do Cassino. Por cima dela a uma arela de madeira que serve como travessia de pedestres. Pode ser igualmente um local de descanso e contemplação. Basta sentar em um dos bancos dispostos ao longo de seus 80 metros de comprimento e apreciar a vista.

O mar na Praia Brava é mais agitado, como seu próprio nome indica. O que é ótimo para surfistas, requer atenção dos banhistas. Mesmo que não seja para tomar um banho, sentar na areia e curtir um dia de sol irando o horizonte já vale a visita.

Onde almoçar em Itajaí? 4h4g2i

Mercado Público de Itajaí – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/DivulgaçãoMercado Público de Itajaí – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Não faltam restaurantes para almoçar em Itajaí. Seja ao redor das praias, na Via Gastronômica, localizada na Rua Julio Coutinho, próxima a Beira-Rio, ou no prédio histórico do Mercado Público, no Centro da cidade, há diferentes opções.

Churrascarias, cozinha brasileira, internacional, oriental, rede de fast food e, claro, frutos do mar. Na Praia Brava, no Centro e ao longo da Beira-Rio, você encontrará restaurantes que servem peixes e frutos do mar, pescados frescos direto para o prato do cliente.

O que fazer em Itajaí à tarde v6o2l

Farol e Molhes da Barra 

Amanhecer no Farol – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/DivulgaçãoAmanhecer no Farol – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Um dos principais pontos turísticos de Itajaí está localizado no canto esquerdo da Praia do Atalaia: os molhes da Barra. No final de 1,5 quilômetro, cercado por pedras, fica o Farol de Itajaí. A estrutura, que serve para orientar os navios, também ilumina o mar durante à noite, oferecendo uma mãozinha e maior segurança aos surfistas.

O lugar também é privilegiado para se observar barcos e navios pesqueiros que navegam pelo rio Itajaí-Açu. O local também é procurado por quem deseja assistir ao nascer ou pôr do sol no horizonte.

Conhecer o mirante do Parque Natural Municipal do Atalaia

O Parque Natural Municipal do Atalaia fica a cerca de três quilômetros de distância da praia de mesmo nome.

É uma unidade de conservação com aproximadamente 19 hectares de área preservada. Ao menos 200 espécies de árvores e 100 espécies de animais e aves têm o local como casa.

Uma das estruturas turísticas do parque é um mirante de madeira e cobertura no topo. Lá no alto, a visão de frente é para o mar. À esquerda o que salta aos olhos são os prédios e construções de Itajaí, contrastando com o que se enxerga atrás do mirante. Nessa parte fica o bairro Fazenda com seus morros verdejantes. Mais ao fundo, por fim, é possível ver Balneário Camboriú.

Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h30.

Valor: entrada gratuita.

Bico do Papagaio

Bico do Papagaio – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/DivulgaçãoBico do Papagaio – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Na saída da Praia do Atalaia em direção a Cabeçudas fica um dos cartões-postais de Itajaí.

O Bico do Papagaio é uma formação rochosa, que por ação da natureza, lembra a figura da ave.

Ao seu redor foi construído um mirante de onde se pode contemplar o mar.

Dá para chegar até essa atração andando a pé, de carro ou de bicicleta pela ciclovia.

Morro da Cruz 

Em dias ensolarados, o Morro da Cruz é um bom lugar para observar o sol se despedindo do trabalho diário. A 180 metros de altura, a visão é privilegiada do mirante instalado lá em cima. É possível observar quase toda a cidade de Itajaí e uma parte de navegantes.

O mirante também serve como ponto de observação dos navios que chegam aos portos e também do encontro do rio Itajaí-Açu com o mar. Lá de cima é bonito ver os contrastes entre os prédios que circundam as praias, a mata e os morros verdes.

O Morro da Cruz fica a aproximadamente 2,5 quilômetros do Centro de Itajaí e a quase quatro quilômetros da Praia do Atalaia. A subida tem cerca de um quilômetro e pode ser feita a pé ou de carro.

O que fazer em Itajaí à noite 62162e

Igreja Matriz – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/DivulgaçãoIgreja Matriz – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Desfrutar da boa e diversificada gastronomia de Itajaí é uma excelente pedida. Como uma boa cidade litorânea, não faltam restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. A diversidade, no entanto, amplia o leque e os visitantes encontram em Itajaí casas gastronômicas de diferentes cozinhas, além de lanchonetes e redes de fast food.

Quem optar por jantar ou petiscar pela região central, vale ar pela Praça Governador Irineu Bornhausen para ver a Igreja Matriz. À noite, por conta de uma iluminação cênica, a arquitetura ganha destaque e colorido especiais. Agora, se o perfil do visitante é agito, não faltam casas noturnas e beach clubs para curtir a noite em Itajaí.

O que fazer em Itajaí em dia de chuva? 172y6m

Em dias chuvosos fica mais difícil aproveitar programações ao ar livre. Mas isso não é um problema, pois Itajaí tem espaços históricos e culturais que merecem ser conhecidos e irão proteger os visitantes do mal tempo.

Você pode apostar, por exemplo, na Galeria de Artes Visuais do Sesc ou visitar exposições na galeria de artes na Casa da Cultura Dide Brandão. Por meio do Museu Histórico de Itajaí é possível conhecer parte da história do município e da região, desde o período colonial. Objetos do cotidiano, mobiliário, ferramentas e maquetes são apenas algumas das milhares de peças que ajudam a compreender o ado.

Na área rural da cidade, no bairro Itaipava, está instalado outro espaço histórico: o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. Um lugar que conserva a memória dos imigrantes e de povos que viveram milhares de anos antes na região. Próximo ao Museu foram encontrados sítios arqueológicos com vestígios de populações e culturas muito antigas.

Onde fica e como chegar em Itajaí? 1b2m5w

A cidade fica no Vale do Itajaí, a 102 quilômetros de Florianópolis. O município faz divisa com seis cidades, entre elas Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú. Itajaí não possui aeroporto. O mais próximo fica em Navegantes, a cerca de 20 quilômetros.

Para quem for viajar de carro, acompanhe abaixo as distâncias entre diferentes regiões de Santa Catarina a Itajaí e as principais vias de o.

Distância de ville a Itajaí: quase 90 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101.

Distância de Blumenau a Itajaí: 58 quilômetros, via BR-470.

Distância de Florianópolis a Itajaí: aproximadamente 102 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101.

Distância de Criciúma a Itajaí: 280 quilômetros, via BR-101.

Distância de Lages a Itajaí: aproximadamente 300 quilômetros. Os principais os são pela BR-282 e BR-101.

Distância de Chapecó a Itajaí: cerca de 530 quilômetros. O principal o no momento é pela BR-280.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p

6 melhores praias em Santa Catarina para ferver em 2025 4g1u1b

Na lista, praias em Santa Catarina famosas nacional e internacionalmente e com uma infraestrutura de shows, baladas e música ao vivo para an ...

VÍDEO: Para curtir Balneário Camboriú em 5 experiências 1h6l6e

Dá para aproveitar Balneário Camboriú com deliciosa gastronomia do litoral, atividades ao ar livre, espaços culturais e ainda aproveitar par ...