Nova Veneza: 8 locais que você precisa conhecer na cidade 673431
Confira os pontos turísticos de Nova Veneza localizados na região central e rural, onde fica e como chegar na cidade mais italiana de Santa Catarina 10 junho 2022 às 07h35 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 5m273v
Nova Veneza é uma cidade localizada no Sul de Santa Catarina, a cerca de 220 quilômetros de Florianópolis. Faz divisa com cidades como Criciúma, Forquilhinha e Bom Jardim da Serra. Com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, é considerada a cidade mais italiana do Estado e possui o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

As referências à Itália são visíveis em diferentes pontos turísticos da cidade, que você irá conhecer agora. Fique com a gente até o final para saber como chegar até Nova Veneza e como são as hospedagens na cidade.
O que fazer no Centro de Nova Veneza 1v3j6r
Gôndola Lucille
A famosa e típica embarcação a remo usada para navegar pelos canais de Veneza, na Itália, pode ser conhecida de perto em solo catarinense. No Centro de Nova Veneza, na Praça Humberto Bortoluzzi, encontra-se uma delas, chamada de Gôndola Lucille. A embarcação é oficial e foi doada pelo governo vêneto à cidade. É uma das apenas quatro que estão fora do país europeu.
A gôndola de Nova Veneza fica em um lago artificial, onde é possível entrar na embarcação e fazer registros, sem navegar. O cenário é lindo e rende ótimas fotos. É tradição também jogar uma moeda no lago para dar sorte. Não custa tentar!
Assim como na cidade italiana, em Nova Veneza o turista é atendido por funcionários vestidos tipicamente como gondoleiros. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 22h, todos os dias. Não há cobrança de taxas.
Rua Coberta
A rua coberta fica anexa à praça Humberto Bortoluzzi, bem no Centro de Nova Veneza. Com teto de acrílico, vitrais coloridos e luminárias em estilo de arandelas, é um local charmoso e aconchegante. Lá você encontra lojas, restaurantes e cafés.
Ponte Dei Morosi
A Ponte dos Namorados, traduzida do dialeto vêneto, é um ótimo ponto turístico para se curtir a dois em Nova Veneza. É nela que os casais apaixonados penduram cadeados como símbolo do amor eterno. Além disso, é uma bonita arela de travessia do Rio Mãe Luzia e vale a pena ser visitada.
Museu do Imigrante
O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca fica em um casarão construído no século 19 e um dos prédios mais antigos de Nova Veneza. A edificação chegou a ser, inclusive, a Prefeitura da cidade e a Câmara de Vereadores. Desde 1991 é a casa do museu. Lá você encontra peças que ajudam a contar a história do município e da região.
O acervo é composto por documentos, vestuários, máquinas, ferramentas, mobílias, entre outras. Todas as peças foram doadas pela população e uma delas se destaca: o goniômetro, instrumento utilizado para fazer a medição dos lotes da colônia de Nova Veneza.
O museu fica na Rua Cônego Miguel Giacca, ao lado da Igreja Matriz São Marcos. É aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Não há cobrança de entrada.
Igreja Matriz de Nova Veneza
Obra do ano de 1912, a Igreja Matriz é um dos principais pontos turísticos no Centro de Nova Veneza. Além de sua arquitetura com elementos em estilo neoclássico e a torre que fica ao fundo do prédio e não à frente, há vários outros componentes que a tornam atrativa.
Na porta principal, por exemplo, há uma escultura em bronze do Leão de São Marcos. A imagem é símbolo da cidade de Veneza e foi doada pelo governo vêneto ao município catarinense. Da Itália também veio o relógio da Igreja, em 1922. No Brasil todo, existem apenas dois iguais a esse.
Se você estiver andando pelas ruas do Centro ouvirá a cada 30 minutos o badalar dos sinos da Igreja Matriz. Às 12h, as badaladas aumentam para anunciar a metade do dia. Já se você escutar alguém falando alto e em bom som, é possível que seja a Voz do Leão.
O serviço comunitário da Igreja comunica a população sobre falecimentos e anúncios públicos importantes quando necessário. A Igreja Matriz de Nova Veneza fica na Rua Cônego Miguel Giacca, no Centro da cidade. É aberta todos os dias, das 9h às 17h.
O que fazer na área rural de Nova Veneza 6w3244
Casas de Pedra

Um conjunto de três casas, localizado na Via Centenária de Nova Veneza, sobrevive ao tempo desde o século 19, quando foram construídas. Utilizando uma técnica que combina pedras e barro, começaram a ser erguidas por volta de 1890.
Ao se deparar com o terreno repleto de pedras, o imigrante Luigi Bratti resolveu aproveitá-las para as construções. As edificações serviam, na época, como sobrado residencial, cozinha e estábulo. As três casas de pedra são abertas à visitação.
Dentro delas ainda estão móveis e objetos do período da colonização. Pelo seu valor histórico e raro, foram tombadas como Patrimônio Histórico Estadual e Nacional. Não há em toda América Latina um conjunto de casas de pedra como essas.
As casas são abertas à visitação aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17 horas. A taxa de entrada é de R$ 5. Para chegar até elas, o caminho é pela Via Centenária, estrada aberta no período da colonização que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio.
Vinícola Borgo
Para quem gosta de vinhos e belas paisagens, esse é um ponto turístico que deve constar no roteiro de viagem à Nova Veneza. A sete quilômetros do Centro da cidade, a vinícola está instalada em um castelo de pedra com vista para morros e montanhas.
A fabricação de vinhos é uma tradição mantida pela família que veio do Norte da Itália e está no município desde a fundação da colônia, em 1891. Até a quinta geração, o vinho era fabricado apenas para consumo próprio. Faz 20 anos que a família decidiu trabalhar profissionalmente com a bebida.
Além do vinho, também se fabrica licores, geleias e outros produtos que mantêm viva a tradição dos nonos e nonas. É possível conhecer as áreas abertas do castelo, como o salão que guarda antigos garrafões de vinhos, máquina de costura, ferro e outros objetos de séculos ados. O terraço com vista para as montanhas pode ser igualmente visitado.
Na loja, há uma pequena amostra gratuita dos produtos feitos pela vinícola. O espaço abre todos os dias, das 9h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. A Vinícola Borgo fica na Travessa Giovanni Gava, número 500, bairro São Bento Alto.
Cachoeira do Cantão

É o mais bonito conjunto de quedas d’água de Nova Veneza e o mais procurado também. Localizado no interior do município, a dez quilômetros do Centro, fica dentro de uma propriedade particular, com cobrança de entrada.
Ao todo são oito quedas. A principal delas escorre por um paredão de pedra a 50 metros de altura. Acima dessa, há outras sete quedas d’água que juntas formam uma piscina natural com borda infinita em meio à natureza.
A vista lá de cima alcança os verdes campos de Nova Veneza. Só é possível ar o local com o acompanhamento de guias. Há duas opções de trilha: uma que leva até a cachoeira principal, num total de três quilômetros de percurso.
Essa tem nível de dificuldade leve e até crianças a partir de sete anos podem fazer. Já a outra trilha, que leva para a piscina, tem nível moderado e sete quilômetros (ida e volta) de caminhada.
Onde se hospedar em Nova Veneza? 191r5e
A cidade conta com cerca de 300 leitos, a maioria distribuídos em dois hotéis no Centro da cidade e outro no distrito de Caravaggio, a menos de dez minutos de carro da área central. Há opções mais simples, com direito a café da manhã, e outras mais sofisticadas, com opções de lazer dentro do hotel, como sala de jogos e piscina.
No Centro de Nova Veneza há também uma pousada, ligada a um instituto religioso. No perímetro de dois a cinco quilômetros de distância dali, você também encontra outras opções de pequenas pousadas. Das mais simples às mais sofisticadas, existem possibilidades para diferentes bolsos.
Onde fica Nova Veneza? t2p2x
Nova Veneza está localizada na região Sul de Santa Catarina. Confira abaixo as distâncias a partir de três diferentes cidades.
Distância entre Florianópolis e Nova Veneza: 223 quilômetros.
Distância entre Blumenau e Nova Veneza: 349 quilômetros.
Distância entre ville e Nova Veneza: 377,5 quilômetros.
Como chegar em Nova Veneza? b496n
Partindo das cidades de Florianópolis, Blumenau e ville, o principal o à Nova Veneza é pela BR-101, sentido Sul. Nos três casos, há pedágios pelo caminho.
Para quem deseja visitar a cidade de avião, o aeroporto mais próximo é o de Jaguaruna, a cerca de 70 quilômetros de distância. De lá até Nova Veneza, o o pela rodovia também é pela BR-101.