Navegantes oferece opções de ecoturismo e turismo religioso 2j611

Veja o que conhecer em Navegantes com opções de locais turísticos que vão além do mar 25 fevereiro 2022 às 11h09 3 Minutos CONTEÚDO ESPECIAL, BRANDED STUDIO ND Enviar no WhatsApp 5a683

Navegantes é bastante conhecida por sua costa litorânea de mais de 11 quilômetros de extensão, do Pontal até a Praia do Gravatá. No entanto, o município do Litoral Norte também conta com opções turísticas que vão além do mar. No interior da cidade, encontra-se o Morro da Pedra, um atrativo para aqueles que desejam aventura e estar em contato com a natureza.

Trilha do Morro da Pedra – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/DivulgaçãoTrilha do Morro da Pedra – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/Divulgação

Localizado no bairro Escalvados, na zona rural do município, o Morro da Pedra oferece uma das mais belas vistas da região. O local tem mais de 300 metros de altitude, sendo possível vislumbrar lá do alto diversas cidades, como Itajaí, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Navegantes em si.

Além da visão privilegiada, o morro é perfeito para os aventureiros, já que propicia a prática de eio de asa delta e voo livre. No local, há espaço para montagem, rampas e parapente.

Para chegar ao topo, não é tarefa fácil, já que o morro é bastante íngreme. Quem tiver fôlego, pode subir a pé, através de trilhas em meio a mata atlântica.

A subida leva em torno de uma hora. Aqueles que preferem pedalar em vez de caminhar, é possível fazer o trajeto de bicicleta. Caso o intuito do eio seja curtir com a família, o percurso em direção ao topo também pode ser feito de carro.

Recomenda-se visitar o local em períodos com boas condições climáticas para que a aventura seja bem proveitosa. O Morro da Pedra fica localizado na Rua Vereador Loureci Soares da Silva. A entrada fica logo em frente à Igreja São José. O o é feito pela rodovia SC-413.

Turismo religioso 1f133o

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/DivulgaçãoSantuário Nossa Senhora dos Navegantes – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/Divulgação

Indo na contramão do estilo aventureiro e do ecoturismo, Navegantes conta com uma vertente turística focada na religiosidade. Em função da sua conexão com o mar, nada mais natural do que a cidade fazer da sua padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, que dá nome ao município.

Antes mesmo da emancipação político-istrativa, Navegantes sempre fora uma terra de pescadores e trabalhadores marítimos. Ainda no século 19, em 1896, Nossa Senhora dos Navegantes foi denominada como a protetora daqueles que vivem em decorrência do mar.  Nesse mesmo ano, foi concedida a permissão para a construção de uma capela, um refúgio às famílias expressarem sua fé.

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/DivulgaçãoSantuário Nossa Senhora dos Navegantes – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/Divulgação

O Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, localizado no Centro, próximo ao ferry boat, começou suas obras ainda em 1897, tendo sido inaugurado, como igreja, no dia 2 de fevereiro de 1898.

O título de santuário veio no ano de 1996. De lá pra cá, visitantes de todos os locais do Brasil e até de fora do país vieram prestigiar o belíssimo cartão postal, no coração da cidade.

É dessa celebração de fé também que foi concebida a tradicional Festa da Nossa Senhora dos Navegantes, que chegou à sua 126ª edição em 2022.

Quem quiser conhecer com mais detalhes a história do santuário, desde 2018 existe o Memorial da Nossa Senhora dos Navegantes. Trata-se de um espaço de memória da tradição navegantina, incluindo fotos históricas, documentos, imagens e objetos litúrgicos. O local está situado na Travessa Valdemar Vieira, nº 42, no Centro.

A celebração da fé não está restrita somente na região central da cidade. No interior do município está situada a Igreja de Santo Agostinho, no bairro Porto Escalvado. Também conhecida como Capela e Comunidade Santo Agostinho, ela foi inaugurada em maio de 1946.

O padroeiro da época era São Sebastião, mas foi substituído por Santo Agostinho, em homenagem ao doador da terra onde a capela foi construída. A igreja conta com uma influência da arquitetura romana e é bastante procurada para batizados e casamentos. Trata-se de um patrimônio cultural, arquitetônico e turístico de Navegantes.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p

Carnaval em Santa Catarina: 5 cidades para curtir a verdadeira folia brasileira 6u2r29

Confira a programação completa do Carnaval em Santa Catarina das cidades de São Francisco do Sul, Navegantes, Florianópolis, Laguna e Joaçab ...