Melhor cidade do Brasil: 8 motivos para visitar Florianópolis 71y1k
Praias, natureza, cultura e gastronomia são algumas das razões para conhecer e vivenciar em Florianópolis 31 outubro 2023 às 21h45 7 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 4x5ci
Em recente premiação nacional de Viagem e Turismo, Florianópolis trouxe para o Estado dois troféus: o de terceira melhor cidade para fazer turismo no Brasil e o de segundo melhor destino de praia.

O ranking foi elaborado a partir da votação de turistas, que elegeram os premiados. Como cidade cosmopolita e de natureza e cultura pujantes, Florianópolis conquista o coração de seus visitantes.
Se você ainda não conhece a capital de Santa Catarina, damos ao menos oito motivos para você fazer isso. Programe-se!
1. Dezenas e diversificadas praias 73165g

Florianópolis conta com dezenas de praias, ao menos as catalogadas pelo poder público, mas há quem diga que chega à centena. A diversidade entre elas faz com que haja opções para diferentes perfis de pessoas e turistas.
A extensa gama de possibilidades talvez tenha sido o motivo que fez o público votante escolher Florianópolis como segundo melhor destino de praia do Brasil na premiação nacional.
Quem gosta, por exemplo, de praias mais preservadas pode apostar nas da região Sul de Florianópolis. Algumas delas se chega apenas por meio de trilhas, incluindo a famosa Praia da Lagoinha do Leste onde além do mar tem lagoa e cachoeira, abraçadas pela vasta Mata Atlântica.
Com mar mais agitado, as praias do Sul também são bastante procuradas por surfistas. É igualmente nesta região que fica um paraíso conhecido como Caribe catarinense: a Ilha do Campeche.
As praias do Norte são tanto o oposto geográfico quanto de características em relação às do Sul. Possuem água mais morna e mar calmo e por isso reúnem muitas famílias, além de estrangeiros. Caso da Praia da Daniela e de Canasvieiras.
É também no Norte de Florianópolis que está situada a luxuosa Jurerê Internacional, a “Miami brasileira” que costuma atrair especialmente jovens com poder aquisitivo bastante alto.
No Leste da Ilha da Magia, o perfil das praias é de maior preservação. Duas delas, a de Moçambique – a mais extensa de Florianópolis – e a deserta Praia da Galheta, estão inseridas em parques ambientais.
Além delas, é nesta região que se encontra o centro geográfico e coração turístico de Florianópolis: a Lagoa da Conceição.
2. Natureza abundante 3b2xl
Além das praias, a natureza em Florianópolis também se manifesta por meio de lagoas, em algumas das quais é possível tomar banho, andar de caiaque ou então fazer piqueniques ao seu redor. É o caso por exemplo da Lagoa do Peri, certificada com Bandeira Azul, e da Lagoa da Conceição.
Nas grandes dunas de areia, formadas pela ação dos ventos, o “barato” é praticar sandboard ou skibunda, um esporte que nasceu em Florianópolis. Neste caso, o destaque vai para as enormes dunas da Praia da Joaquina.
Fora isso, há a Mata Atlântica que em alguns casos pode ser atravessada em trilhas demarcadas e que conduzem até praias, além daquelas que ficam dentro dos parques ecológicos da cidade.
Mesmo que você não seja adepto de nenhuma dessas atividades, basta contemplar a natureza viva em Florianópolis, em meio aos seus prédios e avenidas agitadas. Isso já basta para enriquecer o dia, a viagem e fornecer à capital de Santa Catarina uma atmosfera leve e de encantamento.
3. Preservação da cultura tradicional 193w55

Mesmo sendo uma grande, tecnológica e inovadora cidade, Florianópolis mantém, por meio de certas comunidades, costumes e manifestações culturais tradicionais, que atravessam o tempo e gerações.
É o caso da renda de bilro, produzida por senhoras rendeiras especialmente nos bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição.
Outro exemplo é a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre em diferentes bairros da Ilha com a comunidade seguindo a Corte Imperial pelas ruas.
Na gastronomia, a tradição se manifesta pela mistura de alimentos e contribuições de indígenas, açorianos, africanos e outros europeus. Uma boa expressão dela é a tainha recheada com pirão. Dentre os locais onde experimentá-la, um deles é a Costa da Lagoa, onde vive uma comunidade tradicional de pescadores.
4. Extensa programação artística 2v1j18
Definitivamente, de tédio não se sofre em Florianópolis. A programação artístico-cultural da cidade é riquíssima e inclui apresentações de teatro, musicais, exposições de arte, mostras de cinema e de dança e muito mais.
É comum na Ilha que bares e restaurantes também tenham suas atrações, como os shows que ocorrem no Mercado Público ou as rodas de samba no Largo da Alfândega, ao lado. Parte da programação de Floripa está disponível do site da Fundação Catarinense de Cultura.
5. Equipamentos histórico-culturais 4y273n

O Centro de Florianópolis é um “prato cheio” para quem gosta de conhecer um pouco da história dos lugares que visita. É nele que está o grandioso Palácio Cruz e Souza, onde está instalado o Museu Histórico de Santa Catarina. Praticamente vizinho do moderno e interativo Museu de Florianópolis e também da Catedral Metropolitana – a primeira construída na cidade.
Mas não é apenas pelos museus que se contam as histórias. A figueira centenária da Praça XV de Novembro, por exemplo, é personagem da urbanização da cidade, por meio da qual também se pode contar parte da história de Florianópolis.
Já pelas inscrições rupestres no Museu Arqueológico ao Ar Livre, na Praia do Santinho, se conhece um pouco mais dos povos que viveram no território há milhares de anos. O mesmo ocorre no Museu do Homem do Sambaqui.
Somam-se a esses todos o Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC) e o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), ambos situados no Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro da Agronômica. Isso tudo sem contar edifícios luso-brasileiros históricos e as fortalezas de Florianópolis, abertas à visitação.
6. Opções de hospedagem para todos os bolsos 6g4v48
Do melhor resort do Brasil – o Costão do Santinho – a ótimas opções de hostels, ando por chalés românticos e casas de veraneio, em Florianópolis a variedade de hospedagem é enorme e para todos os estilos e bolsos.
7. Variedade gastronômica 3m463z

A grande especialidade da casa são os peixes e frutos do mar. Faz todo o sentido em um lugar que é uma ilha, não? No cardápio de Florianópolis, as Ostras reconhecidas nacionalmente por sua qualidade têm lugar de destaque.
Os bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Ribeirão da Ilha – que tem até uma rota de restaurantes especializados, são locais especiais para desfrutar da iguaria.
Fora eles, Florianópolis conta com churrascarias, pizzarias, comida tailandesa e japonesa, lanchonetes, redes de fast food, bares e cafeterias super charmosas.
Alguns outros bairros como o Centro, a Lagoa da Conceição e o continental Coqueiros também têm suas vias gastronômicas recheadas de opções.
8. Diferentes eios e experiências 6ak34
Além das experiências já mencionadas por aqui, como praticar sandboard ou fazer trilhas, em Florianópolis é possível de forma bastante descomplicada ear de barco, praticar canoagem ou stand up paddle. Agências de turismo organizam city tours por diferentes regiões da ilha e você também pode agendar até um eio de helicóptero pela ilha.
Outras opções envolvem andar a cavalo na Praia de Moçambique ou saltar de parapente. Vai do perfil e da escolha do turista freguês.