Conheça os principais bairros para comer e beber em Blumenau 705m5w

O Vale Europeu é uma região que leva no nome toda a sua influência, por isso, comer e beber em Blumenau é um prato cheio para quem quer conhecer a cultura do local 21 outubro 2021 às 11h45 5 Minutos Lucas Inácio Enviar no WhatsApp 1u6g5d

O Vale Europeu é uma região que mostra no nome toda a influência da cultura europeia dos imigrantes que colonizaram o local nos séculos 19 e 20. Tudo isso fica bem evidente na arquitetura, roupas, músicas e, claro, no paladar. Por isso, comer e beber em Blumenau é um prato cheio para quem quer conhecer a cultura do local.

Mais que turismo, comer e beber em Blumenau é a ligação com a cultura de séculos  – Foto: Divulgação/NDMais que turismo, comer e beber em Blumenau é a ligação com a cultura de séculos  – Foto: Divulgação/ND

Em diversos bairros da cidade é possível perceber, em seus menus, as tradições e sabores que nos fazem viajar. No prato principal temos marreco e outras aves, além da carne suína e salsichas que sempre chamam a atenção. Como acompanhamento, batata, chucrute, repolho, recheio e outras tradições alemãs.

E não é só no almoço, pois os doces saciam o apetite ao longo de todo o dia. Cafés coloniais fartos, repletos de bolos, cucas e outros pratos apetitosos que enchem os olhos. Então vamos conhecer alguns lugares onde é possível experimentar essas maravilhas, tudo acompanhado de ótimos chopes, claro, e não apenas em outubro, pois Blumenau tem atração o ano todo.

A Vila Germânica 4k256m

Vila Germânica é o principal local turístico de Blumenau – Foto: Marcelo Martins/Secom Blumenau/NDVila Germânica é o principal local turístico de Blumenau – Foto: Marcelo Martins/Secom Blumenau/ND

A Vila Germânica é o grande local turístico de Blumenau. Localizada no bairro da Velha, ela recebe a maior Oktoberfest fora da Alemanha e tem atrações ao longo do ano todo para poder aproveitar. Seja nas datas comemorativas – como Natal e Páscoa – ou em eventos gastronômicos – como o caso do Festival da Cerveja, tradicionalmente realizado em março –, a Vila sempre tem algo que nos atrai.

Mesmo sem os eventos, lá estão alguns dos melhores locais para provar da gastronomia alemã o ano todo. São, pelo menos, cinco opções dentro da Vila e várias outras nos arredores, o que faz do local uma boa opção para todos. E se você está com tempo, fica a dica para uma volta no Parque Ramiro Ruediger depois da refeição.

Hora do Café 4k1o43

Blumenau tem dezenas de cafés espalhados pela cidade e de tamanhos diversos. Se você quer um lugar mais aconchegante para uma conversa com um amigo ou um encontro romântico, tem. Se a ideia é sentar com toda a família e provar todas as variedades possíveis de doces e bolos, também tem. Se o objetivo é ter um lugar para sentar e trabalhar enquanto come um ótimo quitute, é claro que tem.

Com sabores cada vez mais variados, as cucas são uma apetitosa tradição catarinense – Foto: Alexandre de Oliveira/NDCom sabores cada vez mais variados, as cucas são uma apetitosa tradição catarinense – Foto: Alexandre de Oliveira/ND

Os perfis são variados, os pratos são lindos e os sabores são infinitos. O Centro da cidade é onde se encontra mais opções, a maioria nas ruas XV de Novembro e 7 de Setembro, as mais famosas da cidade. Mais à frente, a Rua São Paulo, no bairro Victor Konder, também é possível encontrar vários lugares para aproveitar. E tem também o já citado bairro da Velha, nos arredores da Vila Germânica.

Nestes locais, destaque para as vistosas e atrativas tortas de diversos sabores. Além, claro, das tradicionais cucas. Recheio tem de monte, banana, morango, maçã, uva, doce de leite, chocolate, goiabada, entre outros. Mas uma cuca simples só com farofa também tem seu valor. O prato tem uma massa específica que não se encontra em todo lugar, por isso, atenção para não comprar bolo por cuca.

Hora do chope 3s2x32

São produzidos cerca de 60 estilos de cervejas no estado – Foto: MarkitoSão produzidos cerca de 60 estilos de cervejas no estado – Foto: Markito

No fim de semana, um bom chope não tem hora. Ao longo da semana, o mais recomendado, claro, é à noite. O importante é que em todos esses momentos você vai encontrar ótimos locais para aproveitar o melhor desta grande atração blumenauense.

Em diversos lugares da cidade é fácil encontrar opções de cervejas que vão agradar ao seu paladar com bons lanches e petiscos de acompanhamento. Os arredores da Vila Germânica, o Centro e o bairro Victor Konder são destinos certos para quem quer boas opções. Mas nesse caso, fica a dica de dois bairros um pouco mais distantes da zona central de Blumenau.

Os primeiros são os bairros que ficam do lado leste do Rio Itajaí-açu que corta o município: Itoupava Norte e Fortaleza. Em diversas saídas da Rodovia Paul Fritz Kuehnrich, que corta os dois bairros, é fácil encontrar uma boa opção para sentar e beber uma boa cerveja local.

Receita de casa 5o2e6y

Porém, o destaque mesmo é Itoupava Central. Um pouco mais afastado do Centro, no norte da cidade, o bairro abriga algumas das micro e pequena cervejarias mais conceituadas de Santa Catarina. Com um processo de produção cuidadoso, esses estabelecimentos cresceram na última década e caíram de vez no gosto dos catarinenses e seus visitantes.

Em Blumenau é possível encontrar chope para todos os gostos e todos os cardápios – Foto: Thinkstock/R7/Divulgação/NDEm Blumenau é possível encontrar chope para todos os gostos e todos os cardápios – Foto: Thinkstock/R7/Divulgação/ND

Lá é possível encontrar bares oficiais de alguns nomes que você já encontra nos mercados. Alguns deles oferecem visitas guiadas quando agendadas. É um eio que vale a pena, pois mais do que conhecer como é feita uma boa cerveja blumenauense, você vai presenciar todo o resultado de uma cultura construída ao longo dos séculos. Além de poder degustar o resultado de tudo isso, claro.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p