Nem só de praia e água salgada vive Florianópolis. A Ilha da Magia também tem água doce, incluindo belas cachoeiras. A equipe do Floripa 350 conversou com o guia de turismo Geovane Altar da Silva, que elencou seis cachoeiras imperdíveis para apreciar, relaxar e se refrescar na Capital.

Antes de apresentar a relação, Geovane frisa que “é importante citar que em Florianópolis não há cachoeiras de grande porte, pois aqui não temos rios grandes ou compridos, então a maioria não chega nem a 10 metros de altura”, informa. Mas ele garante que mesmo assim, os eios valem a pena.
“A mais procurada é a Cachoeira da Costa da Lagoa que é frequentada durante o ano todo por moradores e turistas, pois ela possui uma boa área para banho e o o é relativamente fácil, próximo dos restaurantes da costa e pontos de embarque nos barquinhos que levam para lá”, informa.
Ele também cita como destaque a Cachoeira do Poção, que é mais procurada por moradores da cidade do que por turistas. “No Sul da Ilha, as mais conhecidas vão ser a da Gurita, que fica no Sertão do Ribeirão, próximo a Lagoa do Peri, ível por meio de uma trilha de 8 km (ida e volta), e a Cachoeira da Solidão ível por uma pequena caminhada próxima a Praia da Solidão”, explica o guia de turismo.
“No verão muita gente sai das praias para ir às cachoeiras de Floripa, principalmente os moradores, que preferem fugir um pouco do agito das praias. E a procura é maior no verão mesmo, entre os meses de novembro a março, mas mesmo no inverno os lugares valem a pena ser visitados por conta das belezas naturais”, finaliza o guia turístico Geovane Altar da Silva.
Além das cachoeiras, pela Ilha encontramos represas que contam com pequenas quedas d’água, como a Represa da Cachoeira do Bom Jesus, Represa da Vargem Grande e Represa do Rio Tavares.
6 Cachoeiras imperdíveis para visitar em Florianópolis 335f71
Cachoeira da Costa da Lagoa: é uma das cachoeiras mais visitadas de Florianópolis. A queda forma uma linda lagoa. Para chegar lá, é preciso ir até a Costa da Lagoa. São duas opções de trajeto, uma trilha que sai da Lagoa da Conceição e tem cerca de 7,5 quilômetros ou de barco, partindo do Terminal de Transporte Lacustre, no centrinho da Lagoa.

Cachoeira do Monte Verde: a Cachoeira do Monte Verde fica próximo ao shopping do bairro. O o é feito pela Servidão Almeida. Bastam poucos minutos de caminhada e é possível avistar a queda, que não é muito grande, mas mesmo assim bastante bela.
Cachoeira do Poção no Córrego Grande: como o nome sugere esta queda fica no Córrego Grande e forma um lindo e profundo poço. É uma das maiores cachoeiras de Florianópolis com cinco metros de altura. O local é muito frequentado por moradores e turistas. O o é feito por uma trilha de 20 minutos, bem ível. Para chegar lá basta ir ao ponto final da linha do transporte coletivo Córrego Grande e subir a rua Sebastião Laurentino da Silva.
Cachoeira da Gurita: a Cachoeira da Gurita de Florianópolis é uma das melhores para se tomar banho por conta do volume de água que desce das rochas. São três pontos de queda, todos de tamanho mediano. A cascata fica no Parque Municipal da Lagoa do Peri, em uma área de preservação ambiental. A trilha é considerada um pouco mais perigosa, por estar completamente em meio a mata nativa preservada. São quatro quilômetros mata adentro, mas a vantagem é que quase não há subidas ou descidas no percurso.

Cachoeira do Sertão do Ribeirão: a Cachoeira do Sertão do Ribeirão fica bem no interior de Florianópolis, em uma área rural da Ilha. Ela ainda é pouco conhecida, principalmente pelos turistas, fato que também a faz muito preservada. Para chegar lá basta entrar na Estrada Francisco Thomas dos Santos e, no final da estrada, uma placa indica da direção da trilha. Aí, basta fazer uma trilha pequena, mas considerada de risco moderado. Além da queda, o local reserva um poço.
Cachoeira da Solidão: esta também fica no extremo Sul da Ilha. A Cachoeira da Solidão de Florianópolis é o lugar ideal para quem aprecia silêncio, o verde da Mata Atlântica e o som de águas cristalinas e geladas. A queda tem cerca de 3 metros de altura e cai em um lago. Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha bem tranquila de 400 metros, saindo da praia, logo após a ponte entre as casas.

Bombeiros alertam para os cuidados quando visitar cachoeiras 4v6b32
Para garantir que o eio seja seguro para toda a família, o Corpo de Bombeiros alerta para alguns cuidados importantes, que vão além do uso do protetor solar e repelente, indispensáveis no eio. O ideal é que a visita a estes lugares seja guiada por alguém experiente, que conheça o percurso, pois em caso de acidente no local de difícil o pode dificultar o socorro.
Uma observação importante sobre as cachoeiras é a mudança brusca do volume de água, que pode acontecer por conta das chuvas. O soldado Jeferson conta que ao perceber que há previsão de chuva para o local ou proximidades do eio, não é aconselhável se aproximar ou tentar cruzar uma cachoeira ou riacho.
“O volume de água pode triplicar, carregar as pessoas de repente e dificultar possíveis salvamentos”, explica. Além disso, nas cachoeiras deve-se evitar o banho em local com pouca visibilidade na água, muito profundos ou com correnteza, além de tomar cuidado ao saltar.
Confira os principais riscos de fazer uma trilha e acidentes frequentes nesses locais: 6n2wz
- Quedas devido ao terreno acidentado;
- Animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões);
- Perder-se em local desconhecido e não conseguir voltar.
Dicas:
- Ter preparo físico compatível com a dificuldade do percurso;
- Preferencialmente fazer uma visita guiada;
- Avisar os parentes e amigos que irá fazer a trilha, informando a duração e o percurso;
- Calcular o tempo para ir e voltar ainda durante o dia;
- Levar um telefone celular com a bateria carregada;
- Portar água e alimentação leve;
- Não tentar atravessar um curso d’água que ultrae a linha da cintura ou tenha correnteza;
- Procurar informar-se da previsão do tempo;
- Utilizar calçados adequados;
- Ter cuidado ao se aproximar de locais muito íngremes para tirar fotos, apreciar a paisagem ou pescar;
- Não tentar manipular animais peçonhentos;
- Recolher todo o lixo.
Caso você se perca:
- Acione o socorro pelo telefone 193;
- O aplicativo WhatsApp, por exemplo, possui um sistema de envio de localização, que pode ser utilizado para facilitar as equipes de socorro;
- Caso não seja possível, permaneça no local onde está para evitar desgaste físico e se afastar ainda mais do início do percurso;
Floripa 350 674oy
O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.