Castelo Belvedere: 8 principais perguntas sobre a atração turística em SC s492d
No Sul de Santa Catarina, em Treze de Maio, o Castelo Belvedere levou 11 anos para ser concluído; confira o que conhecer e como visitar essa construção 30 junho 2022 às 13h21 4 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 1o6av
Na pequena Treze de Maio, uma construção de 1.544 metros quadrados se destaca na área rural da cidade e atrai diversos visitantes. Trata-se do Castelo Belvedere, um edifício erguido em estilo eclético com 30 mil metros de pedra de granito ao longo de 11 anos.

Mas, afinal, o que funciona dentro da propriedade? O Castelo Belvedere é a residência do padre Nivaldo Ceron e da família. O padre e seu pai, Olívio Ceron, foram os idealizadores da obra, que começou a ser realizada em 1999 com conclusão em 2010.
Em 2020, Nivaldo abriu as portas do castelo à visitação, que desde então se tornou ponto turístico da cidade de Treze de Maio. Além de conhecer alguns de seus cômodos, o visitante também tem o ao jardim florido e pode participar do café colonial, servido em algumas datas do mês.
1. O que conhecer no Castelo Belvedere? 3u4w37
A propriedade é composta por 52 cômodos. São 13 quartos, seis salas, escritório, biblioteca, adega, cozinha, hall de entrada, torre, entre outros. A visitação é aberta às salas, às sacadas, à torre do castelo e à capela.
Além dos próprios ambientes, o visitante também conhece pinturas de variados artistas, expostas em diferentes espaços do edifício.
Anexa ao castelo, há uma capela com capacidade para 50 pessoas. O altar principal veio da Catedral de Tubarão, quando essa foi reformada. Já o altar lateral foi um dos primeiros a serem confeccionados na região, ainda pelos imigrantes.
O castelo possui também um lindo jardim florido e um lago, por cima do qual se atravessa uma pequena ponte para ar a propriedade. A vista do castelo alcança os campos verdes da cidade, dando ao cenário um ar ainda mais bucólico.
Além da visitação, o espaço também é procurado para realização de ensaios fotográficos.
2. Como visitar o Castelo Belvedere? 281s3z
A propriedade abre para visitação aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. No caso de visitas durante a semana, é preciso agendar previamente. Ensaios fotográficos também são permitidos no local, apenas durante a semana e agendados com antecedência.
3. Quanto tempo dura a visita ao Castelo Belvedere? 403i4m

A visitação na estrutura interna do castelo dura cerca de 30 minutos e é acompanhada por um guia, que explica a história do local.
Após esse período, o visitante pode ficar na parte externa do castelo por tempo indeterminado.
4. São realizadas missas na capela do Castelo Belvedere? 2w4o3w
Sim. Todos os domingos às 9 horas, o padre Nivaldo Ceron celebra uma missa na capela do castelo. A cerimônia é aberta ao público.
5. Como funciona o café colonial no Castelo Belvedere? 2s2ty
Chamado Café na Cantina, em espaço anexo ao castelo. O evento ocorre em alguns dias do mês e conta com um buffet de mais de 70 pratos diferentes entre doces e salgados. Para participar do café é necessário fazer reserva.
Outra opção de evento é o Café Nobre. Esse é servido em uma das salas do castelo, em louças finas, e produtos diferenciados. Como o outro, também ocorre em datas específicas e necessita de reserva.
6. Como chegar no Castelo Belvedere? 5h4q8
A propriedade fica a apenas três quilômetros do Centro de Treze de Maio. Da região central até o castelo, leva-se menos de dez minutos de carro. O o é pela Rodovia Municipal Adília Ceron, após sair da Rua Presidente Costa e Silva.
7. Onde fica e como chegar na cidade de Treze de Maio? 696k4g
Treze de Maio é uma cidade no Sul de Santa Catarina. O município fica a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis. O principal o até lá é pela BR-101. Há pedágios no trajeto.
8. O que fazer em Treze de Maio, além de visitar o Castelo Belvedere? 1s542g
Treze de Maio é uma cidade predominantemente rural, tendo pouco mais de sete mil habitantes. Com bonitas paisagens naturais, o município tem algumas cachoeiras, como a do Rio do Salto e da Bunda.
Além da natureza, a cidade conta com algumas atrações religiosas. É o caso do monumento de Nossa Senhora Aparecida, uma das maiores do Brasil, instalada no topo de uma colina.
Com 13 metros de altura, a imagem está instalada em São João de Urussanga Baixa, a cerca de oito quilômetros do Centro da cidade.
A Gruta Nossa Senhora da Saúde é outro atrativo religioso do município. O santuário está localizado na comunidade de Linha Fragnani e atrai visitantes e fiéis ao longo do ano.