Capital das Cachoeiras em SC: tudo o que você precisa saber sobre São Bonifácio 676d17

Localizada na região da Grande Florianópolis, 20% do território de São Bonifácio fica dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e conta com mais de 60 quedas d’água; conheça 5 delas 03 março 2023 às 16h40 6 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 536l36

São Bonifácio é uma pequena e simpática cidade localizada na Grande Florianópolis, a cerca de 80 quilômetros da Capital do Estado. A singeleza de sua área urbana é contrastada pela extravagância de sua natureza. É impossível ar despercebida, já que o Centro do município é todo rodeado por morros, em um cenário que parece sair de um conto de fadas.

Entrecortado de planícies e serras, o município tem de um lado as encostas da Serra Geral e de outro as da Serra do Mar. Além disso, cerca de 20% do território de São Bonifácio fica dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

No meio da mata nativa e nas áreas elevadas, nascem diversos rios. Escorrendo por diferentes terrenos, as inúmeras quedas d’água renderam ao município o título de Capital Catarinense das Cachoeiras.

Portanto, se você quer desbravar cachoeiras em SC, coloque São Bonifácio em seu roteiro. Das mais de 60 quedas d’água, de diferentes tamanhos e vazões, algumas já contam com o facilitado, outras ainda não. Selecionamos quatro delas onde é fácil de chegar para você conhecer na cidade.

1. Cachoeira do Soni, em São Bonifácio 5h2731

Cachoeira do Soni, em São Bonifácio – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/DivulgaçãoCachoeira do Soni, em São Bonifácio – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/Divulgação

Localizada a cerca de 23 quilômetros do Centro de São Bonifácio, o o à Cachoeira do Soni é por uma estrada de terra.

O percurso em si já é bonito e vale ainda mais a pena quando se chega diante da queda d’água.

A cachoeira possui vários níveis, que juntos somam aproximadamente 40 metros de altura e deságua em um poço onde se pode tomar banho. Dali, ela segue por uma corredeira.

Toda cercada pela mata, essa cachoeira pode ser observada tanto por cima quanto por baixo, onde uma área repleta de pinheiros torna o cenário ainda mais bonito.

Mesmo estando dentro de uma propriedade particular, a cachoeira pode ser ada a qualquer hora do dia, sem custos. O único compromisso do visitante é cuidar do ambiente, sem deixar qualquer tipo de resíduo por lá ou provocar danos à flora.

2. Cachoeira Trilha do Cedro, em São Bonifácio 46393v

Cachoeira Trilha do Cedro – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/DivulgaçãoCachoeira Trilha do Cedro – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/Divulgação

A cachoeira Trilha do Cedro é uma das mais visitadas na cidade de São Bonifácio e também fica dentro da área de uma propriedade privada, na comunidade sede no Rio Bloemer.

O local está a apenas três quilômetros do Centro da cidade e fica no Canto do Rio Bloemer. De lá até a propriedade há placas indicativas.

Para ar a cachoeira não é necessário pedir autorização, o o é livre a qualquer dia e horário.

Já dentro da propriedade, o trajeto até a queda d’água de 20 metros é muito simples. Basta seguir margeando o rio, atravessar uma pequena ponte e seguir à esquerda rio acima.

Depois de cerca de 200 metros de caminhada em no máximo dez minutos, ela aparece em meio à mata preservada, em um local bastante sombreado que deixa a água ainda mais gelada.

Dependendo do volume de água da cachoeira, que varia de acordo com o volume de chuva, é possível tomar banho no poço que se forma aos seus pés. Dá para ficar bem embaixo da cachoeira, tomando um verdadeiro banho de natureza. Ideal para os dias abafados de verão.

3. Cachoeira Wendolino Buss, em São Bonifácio 3g2d4u

Cachoeira Wendolino, em São Bonifácio – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São BonifácioCachoeira Wendolino, em São Bonifácio – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio

As águas da cachoeira Wendolino são do Rio Capivari, que escorrem por uma rocha larga e caem a poucos metros de altura, formando um poço de águas calmas, mas profundas.

É um bom local para tomar banho (com os devidos cuidados), como se estivesse em uma banheira em meio à natureza. Ao redor dela, a mata preservada compõe o cenário.

Essa cachoeira também está dentro de uma propriedade privada, na comunidade Sede, no Rio Buss, a seis quilômetros do Centro de São Bonifácio. O caminho até lá é pela SC-435 por cerca de quatro quilômetros.

Depois de ar a ponte do Rio Buss, basta pegar a primeira entrada à direita. O caminho até a cachoeira é por estrada de terra e conta com placas indicativas. Quando chegar na propriedade de Wendolino, é necessário pedir autorização para visitação.

4. Cachoeira Dona Terezinha, em São Bonifácio 462a4z

Cachoeira Dona Terezinha – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/DivulgaçãoCachoeira Dona Terezinha – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/Divulgação

O o a essa cachoeira em São Bonifácio é exclusivo aos hóspedes da Pousada Dona Terezinha. Entre árvores e um campo gramado, onde vacas e bois pastam, encontra-se a queda de cerca de cinco metros das águas do Rio Atafona I. O cenário é muito bonito e bucólico.

Essa é uma das cachoeiras mais visitadas em São Bonifácio, onde as pessoas também costumam tomar banho no poço formado pelas águas que escorrem da queda d’água.

Para chegar até lá, o o é simples: a apenas quatro quilômetros do Centro da cidade, basta seguir pela Estrada Geral do Rio Atafona I. No Google Maps, você a encontrará como Cachoeira Dona Bebê.

5. Gruta Bom Pastor, em São Bonifácio 5q1v34

Gruta Bom Pastor, em São Bonifácio – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/DivulgaçãoGruta Bom Pastor, em São Bonifácio – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bonifácio/Divulgação

São Bonifácio possui dezenas de grutas em meio à natureza e em diferentes pontos da cidade. A Gruta Bom Pastor é uma delas, localizada na comunidade de Alto Capivari. A quase sete quilômetros do Centro, ela fica às margens da SC-435.

Além de uma bonita cascata que desce pelas rochas, uma imagem de Cristo Bom Pastor está no local, diante da qual bancos de madeira servem para os visitantes viverem momentos de silêncio, reflexão e oração.

Esse é um dos vários demonstrativos de uma população bastante religiosa e predominantemente católica. Assim como os demais lugares, a gruta também é cercada pela vegetação e aberta à visitação a qualquer hora do dia.

Onde fica e como chegar em São Bonifácio? s1471

São Bonifácio está na região da Grande Florianópolis, a 82 quilômetros da capital. Entre os municípios com quem faz divisa está Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Paulo Lopes.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Para quem for de carro, confira abaixo as distâncias entre São Bonifácio e cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as principais vias de o.

Distância entre Florianópolis e São Bonifácio: 82 quilômetros, via BR-282 e SC-435.

Distância entre ville e São Bonifácio: aproximadamente 240 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio no caminho.

Distância entre Blumenau e São Bonifácio: Cerca de 200 quilômetros, via BR-101. Trajeto com pedágio.

Distância entre Lages e São Bonifácio: 213 quilômetros, via BR-282.

Distância entre Chapecó e São Bonifácio: Aproximadamente 530 quilômetros. O principal o é pela BR-282.

Distância entre Criciúma e São Bonifácio: 128 quilômetros pela SC-108 e SC-435.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p