9 motivos para curtir o verão em Governador Celso Ramos 61a6a

Menos movimento, mais de 40 praias, golfinhos e eios náuticos estão na lista. Saiba os outros motivos que farão você escolher Governador Celso Ramos 25 novembro 2023 às 08h58 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 5s2n21

Por conta de seu relevo – uma península cheia de recortes naturais que parece ter sido desenhada a mão -, Governador Celso Ramos é uma cidade com mais de 40 praias. As maiores têm entre um e três quilômetros de extensão e as mais diminutas não ultraam 500 metros.

Foto da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Foto mostra um pouco da faixa de areia e o mar, onde tem dois barcos ao longe e algumas pessoas. Ao fundo há um costão rochoso com árvores. No canto esquerdo da foto aparece um casal de mãos dadas na areiaPraia de Palmas é uma das mais concorridas de Governador Celso Ramos – Foto: Germano Rorato Neto/Divulgação

A variedade de areias e mares é um dos motivos para escolher Governador Celso Ramos como destino na temporada de verão. Outros incluem ser uma cidade menos agitada, ter a presença de golfinhos em uma de suas baías, poder fazer eios náuticos e mais alguns que descobrirá a seguir.

Se você busca belezas naturais e tranquilidade, considere curtir o verão em Governador Celso Ramos. Confira nove motivos para isso.

1. Governador Celso Ramos é uma cidade menos populosa 45245m

Em comparação a outras cidades litorâneas próximas, como Florianópolis, Palhoça, Porto Belo e Bombinhas, Governador Celso Ramos tem uma menor população residente.

O município conta com cerca de 17 mil habitantes, o que faz com que mesmo na alta temporada – quando recebe mais de 50 mil turistas – não fique tão cheio assim como outros lugares.

2. Governador Celso Ramos tem mais de 50 quilômetros de litoral 2q2917

Governador Celso Ramos tem pouco mais de 50 quilômetros de faixa litorânea em seu território, por onde se distribuem mais de 40 praias.

Algumas delas contam com infraestrutura completa e outras são desertas, como você vai conferir a seguir. Isso permite ao turista uma diversidade de opções para conhecer ao escolher ar o verão na cidade.

3. Tem praia certificada com Bandeira Azul 193j6

Foto de Praia Grande, em Governador Celso Ramos. A foto foi registrada atrás de uma faixa de vegetação, que aparece na parte inferior da imagem. No canto direito, aparece uma parte de um coqueiro. Ao fundo, a areia, o mar e morros verdes. Praia Grande, em Governador Celso Ramos, recebe pela oitava vez consecutiva o selo Bandeira Azul – Foto: Divulgação/ND

Pelo oitavo ano consecutivo, Praia Grande, em Governador Celso Ramos, recebe o selo Bandeira Azul, certificação internacional que atesta a qualidade ambiental, a preservação e a balneabilidade de praias.

Com aproximadamente um quilômetro de faixa de areia, mar aberto e águas geladas e cristalinas, é frequentada por banhistas e também por surfistas. Na alta temporada fica bem movimentada e conta com bares e restaurantes no final de sua avenida de o e quiosques na praia.

A Praia Grande fica a cerca de 10 quilômetros da área central de Governador Celso Ramos e o trajeto até ela é pela SC-410.

4. Tem praias de mar calmo para famílias o2i1v

Algumas praias em Governador Celso Ramos são destaque por conta de suas águas tranquilas e boas para se curtir em família. A maior praia da cidade, a de Palmas, é uma delas, com mar calmo especialmente em seu canto Sul, que é protegido por um costão. O lado Norte, por sua vez, costuma ter mais ondas.

A Praia da Ponta do Simão é outra de águas serenas, que até parecem uma piscina natural. Bem pequenina, ela tem areia grossa, é cercada pela vegetação e por pedras e seu o é por meio de uma trilha de 10 minutos ou então por barco. Essa praia fica na região Norte da cidade e a apenas três quilômetros do Centro.

Já na região Sul de Governador Celso Ramos estão a Praia da Costeira da Armação – também conhecida como Praia dos Golfinhos (embora não se veja mais tantos deles por lá), a dos Magalhães e a do Tinguá -“point” de embarcações. Todas elas são de mar calmo.

5. Tem praias com boa infraestrutura e também desertas 2r353i

Foro da Praia do Sissial, em Governador Celso Ramos. No centro da imagem, o mar. Ao fundo, o costão rochoso com árvores. No canto direito, uma gaivota na areia. Praia do Sissial, em Governador Celso Ramos, é uma das desertas na cidade – Foto: William Wollinger Brenuvida

Palmas é a praia de Governador Celso Ramos com melhor infraestrutura. É por lá onde estão a maioria das opções de hospedagens, restaurantes, comércios e estacionamento. Soma-se à estrutura do lugar a sua beleza natural, que a fazem ser a mais movimentada da cidade.

Além dela, você também vai encontrar boa infraestrutura na Praia Grande, com quiosques funcionando na alta temporada, além de alguns bares e restaurantes.

As praias de Calheiros (na região Norte) e da Costeira da Armação (na região Sul) igualmente contam com bares, restaurantes, hotéis, além de imóveis para alugar durante o verão.

Em relação às praias desertas e sem nenhuma infraestrutura, vamos citar três, em diferentes localidades de Governador Celso Ramos. São elas: Praia do Sissial, Praia de Fora e da Ponta do Simão.

A do Sissial, onde se chega apenas por meio de trilha, fica no bairro de Palmas. Seus 400 metros de extensão de areia em formato de meia lua são cercados pela mata verde e por um costão de pedras que avança pelo mar. A água por lá é mais agitada e requer atenção, já que não há posto salva-vidas.

Ao contrário da Praia do Sissial, o mar na Praia da Ponta do Simão (como já citado) é muito tranquilo. É igualmente cercada pela vegetação e por pedras e possui uma areia bem grossa. O paraíso escondido fica na Enseada de Canto dos Ganchos e seu o também é por trilha.

Por fim, a Praia de Fora, conta tanto com o mar (que também requer cuidado) quanto com uma área de manguezal. Na ausência de pessoas, a companhia por ali é de aves como as gaivotas e fragatas. A praia fica em Gancho de Fora e é possível á-la por duas trilhas diferentes. Saiba mais sobre essas três praias de Governador Celso Ramos aqui.

6. Dá para avistar golfinhos em Governador Celso Ramos 63241

Foto da Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos. No centro da imagem, o mar e um golfinho saltando para fora da água. Ao fundo, uma faixa de areia e uma extensão gramada em um morro verde. Boto-Cinza, em Governador Celso Ramos – Foto: Paulo Flores

A Baía de São Miguel (também chamada de Baía dos Golfinhos), da qual uma parte fica na região Sul de Governador Celso Ramos, serve de morada para uma população entre 60 e 80 Botos-Cinza, que podem ser avistados o ano inteiro. O melhor local para se fazer isso é nas proximidades da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, na enseada da Caieira do Norte.

Para isso, é necessário estar embarcado, o que não é problema algum, já que saem embarcações todos os dias da Praia da Costeira da Armação para percorrer a região e também eios de escuna saindo da Praia de Armação da Piedade e de lancha, partindo da Praia de Palmas.

7. eios náuticos e visitação a uma fortaleza 453a42

Vista aérea da Fortaleza de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos – Vídeo: Palmas eios Náuticos/Divulgação

Diferentes empresas oferecem eios náuticos pelas praias, ilhas e fortaleza de Governador Celso Ramos. Uma delas é a Palmas eios Náuticos, que trabalha tanto com escuna quanto com lanchas.

Algumas de suas programações cruzam as fronteiras marítimas para visitar a Costa da Lagoa, em Florianópolis, e a Praia do Cação, em Bombinhas.

Em Governador Celso Ramos, os principais destinos são a Baía dos Golfinhos, para avistamento dos mamíferos aquáticos; a Ilha de Anhatomirim, onde é possível visitar a Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, de 1744; e a Praia do Tinguá, onde restaurantes atendem as pessoas em suas lanchas.

Além desses, especialmente na Praia de Palmas é possível fazer eios de banana boat, alugar caiaques, entre outros equipamentos.

8. Dá também para fazer mergulho em um santuário da biodiversidade 68i1d

Foto do fundo do mar. Em primeiro plano aparece uma tartaruga e ao fundo um mergulhador com cilindro nas costas. Mergulho autônomo na Ilha do Arvoredo, no território marítimo de Governador Celso Ramos – Foto: Água Viva Mergulho/Divulgação

A Ilha do Arvoredo faz parte da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, um Patrimônio Ecológico Nacional, que está situado no território marítimo de Governador Celso Ramos e entre as cidades de Bombinhas e Florianópolis.

Em uma parte da ilha é possível fazer mergulho autônomo e ter a experiência de nadar ao lado de peixes, tartarugas e corais. Se preferir menos aventura, é igualmente possível mergulhar apenas na superfície da água com snorkel – uma máscara com um tubo acoplado por onde o mergulhador respira debaixo d’água.

Em Governador Celso Ramos há empresas que trabalham com os dois tipos de mergulho na Ilha do Arvoredo.

9. Governador Celso Ramos está próximo de outras cidades turísticas 442x6d

Por fim, o município de Governador Celso Ramos fica perto de outros municípios litorâneos turísticos. É o caso de Porto Belo (42 km), Itapema (48 km), Palhoça (50 km), Bombinhas (52 km) e Florianópolis (54 km).

Isso significa que dependendo da quantidade de dias que vai ar por lá, pode dar uma esticadinha na vizinhança para conhecer outras tantas belas praias.

Onde fica Governador Celso Ramos? 2y2q4g

Governador Celso Ramos está localizado na região da Grande Florianópolis, a apenas 54 quilômetros da capital de Santa Catarina. O município também faz divisa com Tijucas e Biguaçu.

Como chegar em Governador Celso Ramos? 5n2z6q

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Floripa. Para quem for de carro, confira abaixo as distâncias entre Governador Celso Ramos e cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as principais vias de o.

Distância entre Florianópolis e Governador Celso Ramos: 54 quilômetros. O principal o é pela BR-101 e SC-410.

Distância entre ville e Governador Celso Ramos: quase 160 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio no caminho.

Distância entre Blumenau e Governador Celso Ramos: cerca de 120 quilômetros, via BR-101. Trajeto com pedágio.

Distância entre Chapecó e Governador Celso Ramos: aproximadamente 580 quilômetros. O principal o é pela BR-282.

Distância entre Criciúma e Governador Celso Ramos: 235 quilômetros. O principal o é pela BR-101, com pedágio no caminho.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p