6 pratos típicos para provar na Rota da Gastronomia Alemã em Blumenau z6750
Carnes e batatas predominam no cardápio da rota em Blumenau. Cada prato ainda conta com a indicação de uma cerveja artesanal para harmonizar; saiba tudo 18 julho 2023 às 10h47 6 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp l4e11
Blumenau, cidade do Vale do Itajaí, recebeu ao longo de sua formação como vila e cidade fortes influências alemãs por meio dos imigrantes que chegaram por lá vindos de 16 estados da Alemanha. Entre outros aspectos, essa herança cultural marcou a culinária blumenauense.

Com as devidas adaptações de ingredientes e contribuições de outros povos e culturas da região, alguns pratos da gastronomia alemã, preparados pelos imigrantes lá por 1850, estão ainda hoje nos bares e restaurantes da cidade.
Somam-se aos mais tradicionais, como o joelho de porco, marreco recheado e chucrute, pratos bem mais atuais na Alemanha de hoje. Essa mistura de sabores e influências estão presentes na Rota da Gastronomia Alemã em Blumenau. Organizada pela prefeitura, com a consultoria do Senac e o apoio da empresa Teka, a rota reúne seis restaurantes.
Cada um desses estabelecimentos trabalha um prato típico específico dentro da Rota da Gastronomia Alemã. É uma forma de os moradores e turistas conhecerem cada um deles percorrendo diferentes restaurantes de Blumenau, descobrindo seus estilos e outras opções do cardápio.
Todos os pratos da rota possuem uma indicação de harmonização com cervejas da região. Isso porque estamos falando da Capital Brasileira da Cerveja. A tradição cervejeira também tem a influência dos imigrantes alemães em Blumenau.
Confira agora cada um dos pratos que você precisa experimentar na Rota da Gastronomia Alemã em Blumenau. Para facilitar aos turistas, todos os restaurantes participantes contam com uma placa indicativa com o selo da rota.
Guten Appetit!
1. Batata Recheada: o prato popular da Oktoberfest de Blumenau 4cv4l
A batata está para os alemães como o arroz e o feijão para os brasileiros. O vegetal é um ingrediente muito presente em diferentes pratos da gastronomia alemã.
Um desses preparos é a tradicional batata recheada, famosa como opção de comida na Oktoberfest de Blumenau. Nesta preparação, a batata é assada com casca e ganha depois diferentes tipos de recheio, como requeijão, queijo provolone e bacon moído.
Dependendo de seu tamanho, pode tanto ser uma opção de entrada como o prato principal. Ela harmoniza bem com o estilo American IPA de cerveja, caracterizada pelo maior amargor.
Onde comer?
Em Blumenau, o restaurante que tem a batata recheada como carro-chefe da casa é o Alemão Batata. O estabelecimento fica dentro do Parque Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest, e conta com outras opções de pratos típicos da gastronomia alemã em seu cardápio. É um local bastante procurado em Blumenau para happy hour. O restaurante abre todos os dias das 11h à 0h. O endereço é Rua Alberto Stein, 199.
2. Eisbein: o famoso joelho de porco da gastronomia alemã 1gq1d
O eisbein (joelho de porco) é um ingrediente famoso da gastronomia alemã, geralmente preparado cozido ou assado. No caso do Bier Vila, restaurante de Blumenau que serve o eisbein como prato da Rota da Gastronomia Alemã, ele é servido à pururuca. Bem crocante, é acompanhado de purê de batata, repolho roxo e chucrute.
Para harmonizar com o prato, aposte em estilos de cerveja como American IPA, Rauchbier e Traditional Bock. As duas últimas pertencem à escola cervejeira alemã.
Onde comer?
Na Rota da Gastronomia Alemã, aposte no eisbein do Bier Vila. O estabelecimento também está dentro do Parque Vila Germânica de Blumenau. Além das opções de pratos típicos germânicos, a casa é especializada em cervejas artesanais.
São 40 torneiras de chope disponíveis aos clientes e Beer Sommeliers na equipe para ajudar na escolha da melhor bebida para harmonizar com o pedido do cardápio. A casa abre todos os dias, das 11h às 23h, na Rua Alberto Stein, 199.
3. Sanduíche de Schnitzel: pão com bife e queijo Kraeuterkaese 2fw64
No Flaggendorff, o apreciado bife alemão empanado, vai para dentro de um pão de fermentação natural com 15 centímetros de comprimento e vira um belo sanduíche. Acompanham ele o queijo Kraeuterkaese Pomerode, tomate e alface americana. O sabor forte e marcante do queijo combina bem com uma cerveja estilo IPA, com amargor acentuado.
Onde comer?
O casarão rosa, Flaggendorff, é um gastrobar localizado na Rua Herbert Wehmuth, 5, no bairro Velha, quase em frente ao Parque Vila Germânica. O local é puro charme por conta de outras casinhas coloridas ao redor que oferecem opções gastronômicas, produtos regionais e presentes.
4. Hackepeter: a entrada mais vendida em restaurantes típicos 1g3ou
Feito com carne crua e temperos fortes, o hackepeter é uma das entradas mais vendidas em restaurantes típicos da gastronomia alemã. Servido em um formato de bolinho estruturado, leva um ovo igualmente cru em cima e normalmente é acompanhado por um pão rústico.
No restaurante Moinho do Vale, que oferece esse prato na Rota da Gastronomia Alemã de Blumenau, ele tem um toque mais que especial. O hackepeter de filé mignon por lá é defumado e adquire uma camada a mais de sabor. Vai muito bem acompanhado por uma cerveja Pilsen.
Onde comer?
O Restaurante Moinho do Vale é focado em gastronomia internacional. Seu menu conta com quase 100 pratos, incluindo os típicos alemães. Além da boa comida, outro diferencial da casa é estar construída às margens do Rio Itajaí-Açú, com uma vista privilegiada para o curso d’água que corta Blumenau.
O estabelecimento funciona de terça a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h30. Aos domingos e feriados o horário é das 11h30 às 14h30. O endereço é Rua Porto Rico, 66.
5. Guimis: à base de batata, um dos vegetais mais consumidos na Alemanha 9111f
O Guimis foi o prato escolhido pelo Restaurante Vila Germânica para a Rota da Gastronomia Alemã de Blumenau. Essa é mais uma opção feita com batatas, para provar que o vegetal é realmente muito consumido pelos alemães.
Neste preparo, a batata é cozida junto com couve picada. O prato é servido em formato de bolinho estruturado e leva carnes defumadas por cima, como costela e lombo suíno.
Onde comer?
Como o próprio nome indica, o restaurante também está dentro do Parque Vila Germânica. Além do Guimis e de um buffet típico germânico, a casa serve pratos da gastronomia internacional. O estabelecimento é aberto para o almoço e jantar e fica na Rua Alberto Stein, 215.
6. Schweinshaxe: canela de porco na Rota da Gastronomia Alemã 4f6p4o
O prato de difícil pronúncia consiste em uma canela de porco temperada com ervas finas e assada ao forno. Por dentro, a carne é macia e suculenta e por fora tem uma casquinha salgada e crocante. O Schweinshaxe é acompanhado por spätzle (macarrão caseiro) e repolho roxo. Para beber, vai bem como uma IPA.
Onde comer?
O responsável por esse prato na Rota da Gastronomia Alemã é o restaurante Thapyoka, bem no Centro Histórico de Blumenau. Instalado dentro de uma antiga fábrica, é hoje um dos restaurantes e choperias mais frequentados da cidade. Além do schweinshaxe, você também encontrará outros pratos típicos da gastronomia alemã por lá.
O restaurante abre todos os dias da semana para almoço, jantar e happy hour. Apenas no domingo funciona das 11h às 15h. Seu endereço é Rua XV de Novembro, 160.