5 pontos turísticos para conhecer em Garopaba 266c18

Desde o Centro Histórico até as praias mais famosas de Garopaba, veja o que fazer na cidade com dicas dos pontos turísticos 31 agosto 2022 às 18h00 7 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 2y416a

Como cidade litorânea que é, as praias são o principal atrativo de Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Além da beleza natural que faz parte de seu território, a cidade tem muito mais a oferecer.

História e cultura são algumas das atrações. No Centro Histórico de Garopaba, por exemplo, um conjunto de edificações remontam ao período em que famílias açorianas começaram a se estabelecer no local.

Mas não é apenas essa parte de Garopaba que, de certa forma, se mantém viva. Morros e costões rochosos do município guardam inscrições rupestres e sambaquis de povos milenares, fazendo da cidade um lugar privilegiado em sítios arqueológicos.

Por sua vez, galerias de arte e a Casa da Cultura de Garopaba dão vazão a manifestações artísticas tradicionais e contemporâneas de seus artistas.

O município ainda é privilegiado pela visita das baleias francas, que chegam a partir do mês de julho e movimentam o turismo de observação. Considerando tudo isso, listamos cinco pontos turísticos para você conhecer em Garopaba.

1. Centro Histórico 2n2t5

Praça 21 de Abril, no Centro Histórico de Garopaba – Foto: Secretaria de Turismo de GaropabaPraça 21 de Abril, no Centro Histórico de Garopaba – Foto: Secretaria de Turismo de Garopaba

O Centro Histórico é um dos cartões-postais de Garopaba. Foi ali que teve início a formação do atual município, com o povoamento pelos imigrantes vindos da ilha dos Açores e o estabelecimento entre 1793 e 1795 da Armação Baleeira São Joaquim de Garopaba. Ou seja, um complexo de estruturas onde se organizava a vida social e econômica das pessoas, por meio da caça e beneficiamento do óleo de baleia.

Algumas construções como a antiga Casa Grande, ou Casa de Vivenda (casarão branco com janelas azuis na Rua São Joaquim) resistem desde aquele tempo. Na parte debaixo do prédio funcionava um armazém. Hoje, é uma loja de artesanato. Algumas das edificações daquele período foram, inclusive, construídas por pessoas escravizadas.

Faz parte também do Centro Histórico de Garopaba a Praça 21 de Abril, onde em séculos ados se derretia a gordura das baleias. Com vista para o mar, hoje o local conta com parque infantil e feiras livres.

Do outro lado da rua, fica a Igreja São Joaquim. O óleo de baleia, que em outros tempos foi usado para iluminação pública e outros fins, foi também empregado em sua construção. Erguida no século 18, sua arquitetura é típica da ocupação portuguesa no Brasil: simples, de frente reta e paredes lisas. Desde 1998 é tombada como patrimônio cultural de Santa Catarina.

Além de histórico, o Centro é atualmente um espaço cultural. Galerias de arte, lojas de artesanatos e a Casa de Cultura de Garopaba ressignificam o local, estreitam laços da comunidade e fortalecem o turismo.

2. Praia Central 6g4e1v

Praia Central, em Garopaba – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/DivulgaçãoPraia Central, em Garopaba – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Conhecida também como Praia de Garopaba, é a que tem melhor infraestrutura das praias da cidade. Ao redor de sua orla de dois quilômetros, o turista encontra bares, restaurantes, comércios e parte da rede hoteleira do município.

Sua principal característica é ser uma enseada de mar calmo, ideal para quem quer curtir a água com segurança e tranquilidade. Mas para quem deseja surfar, o canto norte da praia, chamado de Morrinhos, rende ondas.

3. Praia da Ferrugem 2g3z15

Praia da Ferrugem, em GaropabaPraia da Ferrugem, em Garopaba – Foto: Secretaria de Turismo de Garopaba

A Praia da Ferrugem é a mais famosa de Garopaba. Com uma orla coberta por vegetação de restinga e mar de águas claras, surfistas, jovens e também famílias movimentam suas areias na temporada de verão.

O canto norte é onde costumam ficar os surfistas. Nesta área há também um bar à beira mar. Já no canto sul, o turista encontra um outro atrativo: Morro do Índio.

Trata-se do maior sítio arqueológico de Garopaba: um sambaqui de conchas e vestígios de povos originários, que viveram na região há cerca de cinco mil anos. É uma história a céu aberto podendo ser vista de perto. Para preservar o local é fundamental que os visitantes andem apenas no caminho demarcado, a fim de não danificar o sambaqui.

No mesmo morro onde está o registro milenar, um rancho de pesca artesanal remete à cultura açoriana dos primeiros imigrantes. Além da beleza natural que a praia da Ferrugem oferece, é também um lugar de histórias e diferentes conhecimentos.

Atrás do Morro do Índio se formam algumas piscinas naturais. À sua frente desagua a barra da lagoa, que faz a divisa entre a Praia da Ferrugem com a Praia da Barra. Em ambas é possível tomar banho. Por fim, em cima do morro, a vista é privilegiada para contemplar o pôr do sol e se despedir do dia.

4. Ponta do Galeão 3t2935

Ponta do Galeão – Foto: Secretaria de Turismo de GaropabaPonta do Galeão – Foto: Secretaria de Turismo de Garopaba

Seguindo na linha beleza natural e registros históricos, a Ponta do Galeão é outra atração turística de Garopaba. Entre a Praia da Vigia e a Praia do Silveira, encontra-se o costão rochoso que guarda inscrições rupestres, cuja data, significado e autores ainda são desconhecidos.

Perto dali se encontra outro ponto misterioso conhecido como o “Guardião do Sol” ou “Pedra da Esfinge”. É um bloco rochoso com cerca de nove metros de altura que lembra a cabeça de um gigante. Não se sabe como foi formado.

Para ver de perto essas rochas, o o mais prático é pela Praia do Silveira. O ideal é ir acompanhado de um condutor ambiental, tanto por segurança quanto para conhecer a história dos locais. O Centro de Atendimento ao Turista tem alguns profissionais credenciados que fazem esse tipo de guia.

5. Praia do Silveira 3g1g15

Praia do Silveira, em Garopaba – Foto: Secretaria de Turismo de GaropabaPraia do Silveira, em Garopaba – Foto: Secretaria de Turismo de Garopaba

A Praia do Silveira é uma das melhores do país para praticar surfe, tendo já sediado campeonatos internacionais. Nos dois cantos e no meio da praia, dependendo das condições climáticas, formam-se boas ondas.

Localizada dentro de uma unidade de conservação, a APA da Baleia Franca, essa praia é cercada por montanhas e muito verde. A ausência de infraestrutura (há apenas um quiosque no local) é compensada pela beleza natural. São 1,6 quilômetro de extensão, areia fofa e grossa, vegetação de restinga e costões, e além do mar uma lagoa. Tudo isso compõe o cenário da Praia do Silveira.

No inverno, há um motivo especial para se frequentar essa praia: ela é um dos pontos privilegiados de onde se pode ver as baleias francas. Antes disso, do mês de maio a junho, a atração é a pesca da tainha, mantida como tradição pela comunidade local.

A praia fica a cerca de dez minutos de carro do Centro de Garopaba e está próxima à rua Rio Grande do Sul, onde se encontram vários bares e restaurantes da cidade. Além disso, próximo a ela o turista encontra diferentes opções de pousadas.

Quando ir a Garopaba? 3lu53

O verão é a estação ideal para quem quer curtir o sol e o mar. Fora da alta temporada, de maio a julho, a pesca da tainha, praticada coletivamente pela comunidade, também é uma atração turística local.

Até no inverno Garopaba merece ser visitada. A cidade compõe a Rota das Baleias Francas e a partir de julho começa a receber a visita delas, que podem ser avistadas de diferentes praias.

Além do mais, o Centro Histórico e as atrações culturais do município podem ser prestigiadas o ano inteiro, independentemente da estação.

Onde fica Garopaba? 4051b

Garopaba fica no litoral Sul de Santa Catarina, fazendo divisa com Palhoça, ao norte, e Imbituba, ao sul. A cidade fica distante 75 quilômetros de Florianópolis.

Como chegar em Garopaba? 6l5r2j

Garopaba não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Florianópolis, a cerca de 75 quilômetros. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para chegar até Garopaba.

Distância de ville a Garopaba: cerca de 230 quilômetros. O o é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.

Distância de Blumenau a Garopaba: 203 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Florianópolis a Garopaba: aproximadamente 75 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101, com pedágio pelo percurso.

Distância de Criciúma a Garopaba: 141 quilômetros, via BR-101.

Distância de Lages a Garopaba: 260 quilômetros. O principal o é pela BR-282, ando por pedágio.

Distância de Chapecó a Garopaba: 585 quilômetros. A principal via de o é a BR-282, com pedágio pelo caminho.

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p

4 retiros de ioga e experiências para relaxar em SC 2a62d

Conheça espaços dedicados a promoção de retiros, eventos e consultas terapêuticas em meio à natureza, em diferentes cidades de Santa Catarin ...