10 motivos para você curtir as férias em Santa Catarina 6f233
Da Serra Catarinense ao litoral, não faltam opções para aproveitar as férias em Santa Catarina com boa gastronomia, cultura, belezas naturais e excelentes hospedagens; confira 01 dezembro 2022 às 14h31 11 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 55t4e
Dos inúmeros motivos que temos para lhe convencer de ar férias em Santa Catarina, listamos dez deles. Em um Estado tão bonito, rico em cultura, não é difícil encontrar razões para curti-lo. Independentemente do perfil de turista que você seja, pode acreditar que Santa Catarina tem muitas opções a oferecer. Conheça algumas delas!
1. Extenso e lindo litoral para aproveitar 65429

Com uma costa litorânea que ultraa 500 quilômetros de extensão, as férias em Santa Catarina combina com praia. De Norte a Sul, você encontrará centenas delas, além de cabos, ilhas e lagoas.
Há praias para todos os gostos no Estado: as mais badaladas, como a Praia Central, de Balneário Camboriú, ou a Praia Brava, de Florianópolis; e também as agrestes, como a Praia do Estaleiro, em Porto Belo, a Praia Vermelha, em Penha, ou ainda a Praia do Sissial, em Governador Celso Ramos.
Em Bombinhas, Itapema e Porto Belo você terá o a praias de mar calmo e água cristalina, onde é possível mergulhar com snorkel e ver de perto a vida marinha. Águas tranquilas você também encontra no litoral Norte, na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul, por exemplo.
Surfistas podem tranquilamente ar férias em Santa Catarina, porque tem muita praia para surfar por aqui: tem a Praia da Joaquina, a Praia Mole e a Praia Brava, todas em Florianópolis.
Tem a Praia do Silveira e da Ferrugem, em Garopaba. Tem a Praia do Rosa, em Imbituba, e a Guarda do Embaú, em Palhoça, que é credenciada como Reserva Mundial de Surf.
Em Laguna, no Sul do Estado, a Praia do Cardoso é a casa de alguns campeonatos, como o Desafio de Ondas Grandes, no inverno.
E tem, ainda, aqueles pequenos paraísos escondidos entre costões. São praias ideais para quem foge da badalação e prefere curtir uma praia contemplando bem a natureza.
2. A tranquilidade e beleza da serra para apreciar 325s21

Se você acha que a Serra Catarinense é destino turístico apenas no inverno, está enganado. A região serrana tem muito a oferecer para as suas férias em Santa Catarina.
A vocação dessas cidades é para o ecoturismo, já que estão imersas em verdadeiros templos da natureza. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, você encontra cânions espetaculares, pelos quais pode ear em suas bordas a pé ou de 4×4.
Isso sem falar na famosa Serra do Rio do Rastro, que liga a cidade a Lauro Muller. Em São Joaquim, os destaques são para as vinícolas, abertas ao público para visitação e degustação.
Urubici, por sua vez, tem cânions e morros, que são cenários tanto para aventura quanto para fazer um piquenique irando o pôr do sol. Há também a Acolhida na Colônia, uma iniciativa de agricultores que leva o turista a experimentar uma autêntica vivência no campo.
Em Urupema, propriedades rurais também abrem as portas para almoços de finais de semana e hospedagem em um aconchegante clima serrano. Por fim, em Lages, você terá a oportunidade de conhecer o distrito rural de Coxilha Rica, que abrange também as cidades de Capão Alto e .
Além das paisagens deslumbrantes, a região conserva fazendas centenárias e caminhos por onde aram os tropeiros que conduziam gado do Sul do país até São Paulo. Isso tudo sem falar dos sabores da nossa Serra Catarinense.
3. Atividades radicais para quem quer adrenalizar 436cc

Você é da turma que gosta de adrenalina correndo nas veias? Então você tem que ar suas férias em Santa Catarina. Aqui no Estado, você vai encontrar inúmeras possibilidades para praticar atividades radicais.
Tem rapel em Praia Grande e também em Timbé do Sul. Rafting você pode fazer, por exemplo, no Rio Itajaí-Açu, em Ibirama, e no Rio Cubatão em, Santo Amaro da Imperatriz. Outra experiência de aventura na água é o mergulho autônomo. Em cidades como Bombinhas e Florianópolis você pode experimentar.
Se sua preferência é se aventurar por terra, em Santa Catarina há muitos lugares para se praticar trekking – caminhadas em trilhas em meio a florestas e montanhas. Alfredo Wagner é uma das várias cidades propícias para a prática.
Quer saltar de parapente? Há muitas opções: Santo Amaro da Imperatriz e Timbé do Sul são duas cidades de onde se pode voar. Igualmente em Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Timbó do Sul, entre muitos outros municípios.
Agora, se quiser algo ainda mais eletrizante, você pode saltar de pêndulo em um dos cânions de Urubici. Também pode andar de sky bike ou tirolesa nas alturas. Por falar nela, no Oeste catarinense, você encontra uma tirolesa que te leva do Rio Grande do Sul a Chapecó em apenas um minuto.
Ainda que possa ser romântico, não deixa de ser radical voar de balão – e você pode fazer isso em municípios como Gaspar, São Bento do Sul e também em Praia Grande.
4. Cânions para desbravar r3p5p

Nós já mencionamos alguns cânions por aqui, como em Bom Jardim da Serra e Urubici. Mas o destaque agora vai para a cidade de Praia Grande, no extremo Sul de Santa Catarina, já que ela é considerada a Capital dos Cânions.
É por lá que você tem o à parte baixa de um dos mais famosos cânions do Brasil, o Itaimbezinho. Na cidade vizinha de Jacinto Machado você a o Cânion Fortaleza, pelo Parque Nacional da Serra Geral.
Essas duas cidades, junto a Morro Grande e Timbé do Sul, fazem parte do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido pela Unesco. Os imensos paredões rochosos, entre outras estruturas geológicas, além de atrações turísticas são importantes monumentos para compreender a história da terra. Que tal programar de conhecê-los em suas férias em Santa Catarina?
5. Infinidade de cachoeiras para desbravar 18233r

Água é o que não falta em nosso Estado. Se a salgada do mar não é a que mais lhe agrada, fique à vontade para escolher a doce dos rios e que escorre em formato de inúmeras cascatas e cachoeiras.
Em Alfredo Wagner, uma delas escorre pela Gruta do Poço Certo, que pode ser observada pelos visitantes como uma cortina que despenca em frente aos olhos.
É parecida com a da Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho. A cidade ainda tem outras lindas cachoeiras, como a Cachoeira Paulista e a do Véu da Noiva, além do Salto Donner, bem na entrada do município.
Em Benedito Novo, os destaques são para a Cachoeira Pedra Furada e Cachoeira da Solidão, a cerca de 300 metros uma da outra. Em Ascurra, o Salto das Andorinhas é uma queda d’água de apenas 15 metros, mas em um cenário exuberante. Todas essas cidades ficam no Médio Vale do Itajaí, na região turística do Vale Europeu.
Na serra, é muito famosa a Cascata do Avencal, em Urubici, e a Cascata que Congela, em Urupema. Na região Oeste, a Trilha do Pitoco, em Chapecó, oferece seis cachoeiras em uma trilha de 2,5 quilômetros. Já a cidade de Quilombo tem um conjunto de sete quedas d’água que lembra uma catarata.
6. Águas termais para relaxar 7313v
Sabe o que combina mais com férias do que relaxamento? Aproveitar nas águas termais de Santa Catarina. Dezenas de cidades, distribuídas em diferentes regiões, possuem estâncias hidrotermais em seus territórios.
É o caso de Gravatal, São João do Oeste e Santo Amaro da Imperatriz, que tem uma das melhores águas termais do mundo. Seja nas piscinas dos hotéis ou nas banheiras da Casa de Banho, não restam dúvidas de que elas combinam muito com suas férias em Santa Catarina.
7. Múltiplas culturas para conhecer 3m1h46
Santa Catarina é um estado múltiplo, que recebeu diversas levas de imigrantes europeus em diferentes regiões do seu território. Antes deles, indígenas já ocupavam o Estado e deixaram suas marcas culturais presentes ainda hoje em nossas vidas, como na gastronomia.
Para quem gosta de roteiros históricos e culturais, ar as férias em Santa Catarina é uma decisão acertada. No litoral, você poderá observar fortes influências dos portugueses e açorianos que ocuparam especialmente essa parte do território.
É o caso de São Francisco do Sul, Itajaí, Florianópolis, Laguna, entre muitas outras. Já no Médio Vale do Itajaí, no Vale Europeu, a maior presença da imigração foi a de alemães, que ainda hoje se preserva em parte na gastronomia, festas e arquitetura.
Nesse caso, o tour deve incluir as cidades de Blumenau, Timbó e Pomerode, considerada a mais alemã do Brasil. No Oeste, o roteiro a pela influência austríaca em Treze Tílias e pela italiana em Chapecó. Ainda tem presença italiana em Nova Trento e em Nova Veneza, como o próprio nome sugere.
8. Festas para curtir 2u3br

No Estado catarinense ocorre no mínimo uma festa para cada mês do ano. Isso significa que além de ar férias em Santa Catarina, você pode aproveitar o Estado em diferentes oportunidades para festejar com a gente.
As festividades celebram influências culturais, produtos da economia dos municípios e hábitos de sua população. Só para você ter um gostinho: janeiro começa com a Festa Pomerana, em março é a vez da Festa Estadual da Ovelha, em Campo Alegre, e em maio a Festa do Divino Espírito Santo, em São José.
Segue para junho com a Festa do Pinhão, em Lages, ando pelo Festival de Dança de ville em julho e o Incanto Trentino em agosto. Chega outubro com sua infinidade de festividades. 1A mais famosa delas é a Oktoberfest de Blumenau. O ano vai se encerrando em novembro com a Festa das Flores em ville e a Festa Nacional do Steinhaeger, em Porto União, no mês de dezembro.
9. Parques para se divertir q463i
Se parque de diversão é a sua praia, Santa Catarina é o seu Estado. Afinal, é aqui que está instalado o melhor parque temático da América do Sul: o Beto Carrero World. Caso prefira parques aquáticos, deixe com a gente.
Em Gaspar, por exemplo, há o roteiro turístico “Rota das Águas”, onde se encontra o maior número de parques aquáticos do Estado, incluindo o 5º melhor do Brasil, o Parque Aquático Cascanéia.
Agora, se você quiser unir aventura e belezas naturais, aposte no Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, e nos parques Mundo Novo e Eco Parque Cachoeira Papuã, em Urubici.
Isso sem falar nos parques ecológicos de Florianópolis. Para as crianças, que tal a Vila Encantada cheia de dinossauros, em Pomerode, ou o Terra Atlântica, em Penha? Elas também vão amanhar o Unipraias, em Balneário Camboriú.
10. Diferentes pousadas para experimentar 592j1d

Medo de ficar mal hospedado não é motivo para você não ar suas férias em Santa Catarina. Nosso Estado tem inúmeras possibilidades de hospedagem em suas diferentes regiões. De hotéis premiados, como o Fazzenda Park Hotel, a pousadas de luxo e campings, há estadias para todos os gostos e bolsos.
Se a viagem for a dois, há empreendimentos no Estado que são especialistas em clima romântico. Já se você prefere uma vivência mais rural, há hotéis, pousadas e também propriedades particulares que se abrem aos turistas em cidades, como Campo Alegre.
E que tal então se hospedar em um glamping? São hospedagens que alinham o glamour ao contato com a natureza, proporcionado pelo camping. De cabanas de madeira a bolhas ou tendas, essa também é uma opção para ficar em Santa Catarina.