Aeroporto de Porto Alegre retoma operações de voo após 5 meses fechado por enchentes no RS t5s4g

Terminal a a funcionar de forma gradual e prevê chegar a 122 pousos e decolagens diários até 1º de novembro 6a191o

Após cinco meses fechado em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre retoma operações de voo nesta segunda-feira (21). Segundo a Fraport, concessionária que istra o terminal, as primeiras rotas terão origem ou destino para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Pistas do Aeroporto de Porto Alegre foram destruídas pelas chuvas que atingiram o estado entre maio e abril deste anoPistas do Aeroporto de Porto Alegre foram destruídas pelas chuvas que atingiram o estado entre maio e abril deste ano – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República/Reprodução/ND

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 9 mil ageiros circularão no aeroporto da Capital gaúcha neste primeiro dia de funcionamento, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas) — o que representa mais de 70% da capacidade.

A operação ocorre em pista reduzida e será gradual, com uma capacidade total de receber até 128 voos domésticos diariamente. A expectativa da Fraport é chegar a 122 operações diárias até o dia 1º de novembro. Serão 12 pousos e decolagens por hora, entre 8h e 22h.

Neste período, as empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a volta de seus voos e estão com as vendas de bilhetes abertas.

Operação estará “100% antes do Natal”, diz Governo 4ffj

Nas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, declarou que as operações devem estar normalizadas, no Aeroporto de Porto Alegre, até o fim do ano. “Antes do Natal, o aeroporto estará 100% funcionando, [inclusive] com voos internacionais”, assegurou.

“E vamos manter toda essa ampliação da malha aeroportuária que criamos no interior do estado, durante este período de dificuldade”, acrescentou Pimenta, destacando a importância do Salgado Filho para o processo de reconstrução e a retomada da atividade econômica no Rio Grande do Sul.

Aeroporto de Porto Alegre retoma operações comerciais nesta segunda-feira (21)Aeroporto de Porto Alegre retoma operações comerciais nesta segunda-feira (21) – Foto: Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Como funcionará o serviço no Aeroporto de Porto Alegre 386d2p

Com a volta gradual das operações, check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de ageiros serão feitos no próprio aeroporto – temporariamente, na área internacional, com o pelas portas 5 e 6 do segundo piso.

A concessionária que istra o Aeroporto de Porto Alegre recomenda que os ageiros sigam as orientações das companhias aéreas a respeito de horário para check-in e embarque. A chegada no terminal deve acontecer com duas horas de antecedência. O embarque volta a ser realizado pela área doméstica, no piso 3.

Os serviços de lojas e praças de alimentação também voltam a funcionar nesta segunda-feira. A previsão da Fraport é recuperar toda a pista de pouso e decolagem e restabelecer os primeiros voos internacionais até o dia 16 de dezembro.

Área térrea do Aeroporto de Porto Alegre ficou, completamente, submersa durante enchentes que atingiram o Rio Grande do SulÁrea térrea do Aeroporto de Porto Alegre ficou, completamente, submersa durante enchentes que atingiram o Rio Grande do SulS – Foto: Fraport/ Reprodução/ ND

Terminal suspendeu atividades em 3 de maio 9241c

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre (antigo Salgado Filho) teve suas atividades suspensas no dia 3 de maio, quando a catástrofe socioambiental que atingiu o Rio Grande do Sul, chegou à Porto Alegre. O fenômeno atingiu 2,34 milhões de pessoas em 468 das 497 cidades gaúcha. As pistas de pouso e decolagem, e o terminal de ageiros foram destruídos pela chuva.

Em meados de julho, a Fraport Brasil retomou parcialmente o processamento (check-in e desembarques) de ageiros e o controle de segurança no aeroporto, mas os clientes continuaram sendo transportados, em ônibus, de/para a Base Aérea de Canoas, a cerca de 10 quilômetros de distância, de onde os aviões partiam ou chegavam.

Em agosto, a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a liberação, pelo Ministério de Portos e Aeroportos, de R$ 425,96 milhões para a empresa. No último dia 27, o Palácio do Planalto autorizou, por meio da Medida Provisória nº 1.260, o Ministério de Portos e Aeroportos a rear à Fraport a quantia aprovada pela Anac.

O dinheiro será reado à concessionária em parcelas, à medida que for comprovada a necessidade dos gastos. Consequentemente, o valor ainda pode ser ajustado.

*Com informações da Agência Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Chuvas no RS 3p2d44

Chuvas no RS

Próxima grande enchente no RS é questão de tempo, alertam especialistas 2w4i4y

Eventos climáticos extremos como a enchente no Rio Grande do Sul, que deixou rastro de destruição há ...

Chuvas no RS

Centro de Porto Alegre se reconstrói um ano após enchentes que atingiram o RS 6n71e

Região foi uma das mais afetadas pela maior tragédia climática da história do estado vizinho, que de ...

Chuvas no RS

Voos entre Florianópolis e Porto Alegre serão retomados em maio, após 1 ano; veja horários 4k5d8

O trecho volta a ser operado um ano após as enchentes no Rio Grande do Sul, que levaram ao fechament ...

Chuvas no RS

Empresa revende para consumo 800 toneladas de carnes que ficaram submersas em enchentes no RS 24g2k

Quatro pessoas foram presas por participação no esquema que revendeu cerca de 800 toneladas do alime ...

Chuvas no RS

Auxílio Reconstrução no RS: autodeclaração de família unipessoal deve ser aceita em 2 situações n3g1v

Justiça elimina visitas obrigatórias para Auxílio Reconstrução a famílias unipessoais no RS; muitos ...