Rios de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, atingiram pico de emergência durante a madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14). Por consequência, 595 pessoas deixaram as próprias residências e procuraram os abrigos do município.
O rio Itajaí-Açu, por exemplo, atingiu 2,89 metros às 2h20 na Praça Celso Pereira da Silva, na Murta. Conforme informações da plataforma de monitoramento da Defesa Civil, a partir de 1,5 metro, o Itajaí-Açu já estaria em estado de atenção naquele ponto.
Por volta das 9h da manhã deste sábado, o nível do rio marcou 2,28 m, ou seja, estado de alerta.

Nível dos rios recua após trégua da chuva 3w2m6d
Durante a madrugada, o ponto de monitoramento do rio Itajaí-Açu, no Centro de Itajaí, chegou a marcar 1,37 m, classificado como estado de emergência. Após uma queda brusca, às 9h deste sábado o nível marcava 0,15 metro.
O nível do Itajaí-Açu em Blumenau, no Vale do Itajaí, caiu para 7,93 metros por volta das 10h deste sábado, saindo da cota de enchente e alerta máximo, fixada em 8 metros.
Outro rio que atingiu um pico extremo no período foi o Itajaí-Mirim, no canal retificado, próximo à Vitalmar Pescados. Perto das 2h10, o nível chegou a estado de emergência com 2,22 m de altura. Na manhã deste sábado voltou ao normal, com 1,32 m.
Conforme registrado pela Defesa Civil de Itajaí, o curso antigo do Itajaí-Mirim, próximo ao Itamirim Clube de Campo, ou do estado de emergência nesta madrugada e chegou a 2,46 m. Às 9h de sábado (14), o rio baixou para 1,77 m, ou seja, estado de atenção.
Assim como os níveis dos rios recuaram nas últimas horas, as chuvas deram trégua na região e em Itajaí, onde não há registros de precipitação desde a manhã de sexta-feira (13).
Inundações faz 595 pessoas buscarem abrigos em Itajaí 6i2hd
Conforme dados da prefeitura de Itajaí da manhã deste sábado, 600 pessoas deixaram suas residências e buscaram abrigos da cidade. Veja o número de pessoas por abrigo segundo a plataforma de monitoramento:
- Salão Paroquial da Igreja do São Cristóvão → 199 pessoas
- Sociedade Tiradentes → 45 pessoas
- Salão Paroquial da Igreja do São João → 126 pessoas
- Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo → 130 pessoas
- Salão Paroquial da Igreja Nossa Sra. de Lurdes → 39 pessoas
- Colégio Salesiano (pessoas com necessidades especiais) → 56 pessoas
Nos espaços são oferecidos colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal, informou a prefeitura.
Bairro Cordeiros e Murta foram alguns dos mais atingidos pelas chuvas e cheia dos rios – Vídeo: Guarda Municipal/Reprodução/ND
Além dos seis abrigos abertos, também foram deixados mais quatro locais de sobreaviso:
- Salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo (K12)
- Salão Paroquial da Igreja São Pedro (Itaipava)
- Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi/São João)
- Parque Dom Bosco (Dom Bosco)
Conforme o Executivo, centenas de servidores de diversos órgãos municipais e voluntários se revezam no atendimento aos desabrigados e contam com apoio de donativos da população.
Os locais ainda contam com o e de equipes da secretaria de Saúde, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos. A Defesa Civil de Itajaí, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outros órgãos públicos também auxiliam a comunidade.
O ND+ entrou em contato com a Defesa Civil e aguarda uma resposta sobre as inundações no município.
Vídeo mostra inundação no bairro Cordeiros, em Itajaí, e agentes atuando no resgate de pessoas durante a sexta-feira (13) – Vídeo: Guarda Municipal/Reprodução/ND