Os estragos causados pelo “ciclone extratropical” desta quinta-feira (25) afetaram diversos municípios em Santa Catarina. A DC (Defesa Civil) do Estado informou que a tempestade provocou destalhamentos, alagamentos e deslizamentos em cidades do Oeste ao Litoral Sul.

Empresas multinacionais também foram afetadas por conta do ciclone. Em Concórdia, no Alto Uruguai, devido à falta de abastecimento de energia no município, o frigorífico BRF teve suas atividades suspensas na manhã desta sexta-feira (26).
Isso porque duas torres de alta tensão caíram. Apesar de não ter sido registrada falta de energia elétrica no frigorífico, por consumir muita energia, foi optado por suspender as atividades até que a situação se reestabeleça.
A previsão é que durante a tarde desta sexta-feira tudo seja normalizado. A BRF emprega seis mil pessoas em Concórdia. Parte da equipe foi dispensada durante a manhã.
A mesma situação se repetiu na cidade de Xaxim na unidade da Aurora Alimentos. A Cooperativa Central informou em nota que, assim como outras empresas e casas de Xaxim, a unidade situada no município está sem energia elétrica desde essa quinta-feira (25), às 19 horas.
Segundo a Aurora Coop, o abastecimento de energia elétrica na unidade vem de uma concessionária de Xanxerê – município fortemente atingido pelo vendaval. Em função disso, a empresa cancelou os abates na unidade e está tomando todas as providências necessárias para que a energia elétrica retorne o mais rápido possível. A previsão é que isso aconteça nesta sexta-feira (26), às 17 horas.