No inverno, um bom banho quente pode ser extremamente confortável, mas muitas vezes enfrentamos o dilema de consumir uma quantidade considerável de água e energia para aquecer o ambiente.

Para esclarecer como podemos desfrutar de um banho quente e econômico durante o inverno, o especialista em Engenharia Civil da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Roberto Lamberts, compartilha algumas alternativas sustentáveis.
Como manter o conforto no inverno sem gastar muito? 463y5o
“A melhor forma de ter um banho quente e econômico no inverno é através do uso de aquecedores solares”, destaca Lamberts.
“Com a instalação de placas solares, podemos obter água quente gratuitamente, abastecida pela energia solar, proporcionando conforto térmico e reduzindo os gastos com energia.”
Caso não seja viável a instalação de aquecedores solares, a próxima opção indicada pelo especialista é o aquecimento a gás.
“Apesar de ser uma alternativa comum, o aquecimento a gás utiliza um combustível fóssil, o que o torna menos sustentável. No entanto, ainda é uma opção melhor do que usar gás para gerar energia elétrica apenas para aquecer a água”, explica Lamberts.
Uma alternativa ainda pouco explorada no Brasil, mas altamente eficiente, é a utilização de bombas de calor para aquecimento de água.
Lamberts comenta que “uma bomba de calor é como um ar-condicionado invertido e tem uma eficiência de dois para um, em relação à energia consumida” diz.
“Ou seja, para cada watt elétrico consumido, ela gera dois watts térmicos, tornando-a uma opção muito mais eficiente que um chuveiro elétrico convencional, que possui uma eficiência de apenas um para um”.
No entanto, o especialista ressalta que as bombas de calor são mais comuns no Brasil para aquecer piscinas e ainda não são amplamente utilizadas em residências.
Lamberts acredita que essa tecnologia deve se popularizar no futuro, pois é uma forma altamente eficiente e sustentável de aquecer água.
Outra alternativa sustentável mencionada por Lamberts é o uso de energia fotovoltaica para abastecer a bomba de calor.
“As pessoas já estão instalando painéis solares em seus telhados para gerar energia elétrica. Ao utilizar essa energia para alimentar a bomba de calor, podemos multiplicar por dois o rendimento em relação à geração de água quente”, afirma.
Outras medidas mais simples 232d
Além das alternativas tecnológicas, Lamberts menciona duas medidas que podem ser adotadas no dia a dia para reduzir o consumo de água quente: “Aquecer um pouco o banheiro antes do banho pode diminuir a necessidade de água quente durante o banho”.
“Infelizmente, nossos apartamentos e casas geralmente não estão preparados para essa prática, mas é algo a ser considerado em construções futuras” explica.
“Outra medida importante é reduzir o tempo do banho, mesmo que seja difícil abrir mão do conforto do banho quente no inverno.”
Com essas alternativas sustentáveis em mente, é possível aproveitar um banho quente no inverno sem comprometer o meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzir os gastos com energia.
Ao adotar tecnologias mais eficientes e incorporar práticas conscientes, podemos desfrutar do conforto térmico sem abrir mão da responsabilidade ambiental.