Primeiros androides? Japoneses criam robôs com ‘pele viva’ que parece humana k606s

Com material que imita estruturas de tecidos humanos, robôs japoneses têm 'pele viva' capaz de realizar expressões faciais mais realistas 426h4a

Estariam os robôs ficando cada vez mais parecidos com os humanos? No Japão, cientistas da Universidade de Tóquio descobriram como revestir rostos de robôs com “pele viva”, utilizando materiais que imitam as estruturas dos tecidos humanos.

A pele viva é uma estrutura capaz de fazer robôs realizarem expressões faciais humanas, como sorrir - Foto: Divulgação/Cell Reports Physical ScienceA “pele viva” é uma estrutura capaz de fazer robôs realizarem expressões faciais humanas, como sorrir – Foto: Divulgação/Cell Reports Physical Science

Cientistas criam robôs com “pele viva” 3y4p6a

Uma equipe do Instituto de Ciências Industriais da Universidade de Tóquio, liderada pelo professor de mecânica e informática Shoji Takeuchi, publicou um artigo em que detalha como foi feito o procedimento.

A partir de células vivas, os cientistas criaram uma pele artificial que simula a humana, uma espécie de “pele viva”. Como uma pele real, ela é macia e tem capacidade de cicatrizar caso seja cortada.

O grande desafio foi como fazer a adesão dessa pele artificial no rosto dos robôs. Nas pessoas, a pele adere ao corpo através de pequenas estruturas flexíveis de colágeno e elastina.

Cientistas explicam que o método desenvolvido supera as limitações de outros métodos e funciona em estruturas curvas e móveis - Foto: Divulgação/Cell Reports Physical ScienceCientistas explicam que o método desenvolvido supera as limitações de outros métodos e funciona em estruturas curvas e móveis – Foto: Divulgação/Cell Reports Physical Science

Os pesquisadores explicam que, nas primeiras tentativas, tentaram usar usar miniganchos para prendê-la — mas eles danificavam a pele conforme o robô se movia.

Com o avanço das pesquisas, Takeuchi e sua equipe desenvolveram um método que consiste em perfurar vários pequenos orifícios no robô e, em seguida, aplicar um gel contendo colágeno. Para finalizar, eles “colam” uma camada de pele artificial por cima. O gel tapa os buracos e fixa a pele ao rosto do robô.

O artigo publicado mostra como funciona o esquema para fazer a pele artificial se mover na estrutura dos robôs - Foto: Divulgação/Cell Reports Physical ScienceO artigo publicado mostra como funciona o esquema para fazer a pele artificial se mover na estrutura dos robôs – Foto: Divulgação/Cell Reports Physical Science

Robôs têm expressões faciais humanas 196r2o

Os testes com os robôs mostram que eles são capazes de realizar expressões faciais humanas simples, como sorrir.

Com a sua flexibilidade e com o método de adesão adequado, a “pele viva” consegue ser movida pelos componentes mecânicos do robô sem sofrer danificações.

No entanto, Takeuchi e sua equipe reconhecem que esse ainda é o primeiro estágio dos estudos e concluem que serão necessários muitos anos de testes para que os robôs possam realizar expressões mais sofisticadas, incluindo a integração de estruturas que simulam os músculos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Tecnologia 19635h

Tecnologia

Por que os fones de ouvido têm um fio maior que o outro? Razão é mais importante do que imagina 2a302b

Este modelo reduz o risco de puxões acidentais, melhora o conforto e evita que os fones saiam da ore ...

Tecnologia

Adeus, ChatGPT? Conheça Manus, a IA chinesa que mais se aproxima do cérebro humano w295g

Conforme site da IA Chinesa, o Manus se destaca em diversas tarefas no trabalho e na vida, fazendo t ...

Tecnologia

O eletrodoméstico vilão no consumo de energia está na cozinha e não é a geladeira 1f1q5q

O uso consciente, aliado à escolha correta de equipamentos, pode fazer toda a diferença na redução d ...

Tecnologia

Mega Maio KaBuM!: seu último aviso para economizar em placas de vídeo, notebooks e mais! r1u3i

Seu setup gamer dos sonhos mais perto do que nunca no Mega Maio KaBuM!

Tecnologia

O Google está adicionando a IA Gemini à conta do seu filho, mas você pode desativá-la 5n2c3a

Crianças menores de 13 anos podem ter o direto a IA Gemini com esta nova decisão do Google