Desde o dia 4 de outubro, relatos de luzes misteriosas avistadas por pilotos de voos comerciais nos céus de Porto Alegre e Santa Catarina vêm ganhando o imaginárioÓvdos interessados na temática UFO. O ufólogo e engenheiro eletrônico Rony Vernet explicou em suas redes sociais sua teoria sobre a origem delas no céu do Sul do país.
Pilotos de voos comerciais afirmaram que as luzes se moviam em espiral. – Foto: Câmera Aeroporto Salgado Filho/Reprodução/ND
Para Rony, o fato pode ter uma explicação. Baseado em cálculos e utilizando o software Stellarium, para visualização do céu nos moldes de um planetário, o pesquisador conseguiu identificar parâmetros similares da posição das luzes com a agem de satélites da Starlink, projeto de desenvolvimento de constelações de satélites pela empresa americana SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Depois de simulações no Stellarium, confirmo que a maioria das luzes é compatível com agens do Starlink. Informações em breve.
After running many Stellarium simulations I could confirm the most of sightings are compatible with Starlink ages. More information coming soon. pic.twitter.com/mjm0P5lrhK
— Rony Vernet 🇧🇷 (@RonyVernet) November 9, 2022
Através de seu canal no YouTube, o pesquisador simulou a visibilidade dos satélites em julho e mostrou que nesse período a visibilidade da constelação de satélites fica mais difícil conforme vai escurecendo o dia. Porém, a partir de outubro, o horário de visualização dos objetos fica mais prolongado. Ele ainda previu, baseado em simulações, que os avistamentos desses satélites pode acontecer até os meses de dezembro e janeiro.
Sobre a intensidade luminosa do fenômeno, Rony explicou que “os novos satélites versão 1.5 da Starlink não têm os escudos que impedem a reflexão, fazendo com que fiquem com brilhos altíssimos”.
“Os antigos satélites da Starlink, lançados até 2021, tinham magnitude 6, pois tinham o escudo. Já os novos têm magnitude 2 ou 3. E acho que no Brasil estamos vendo até magnitudes negativas pelas bolas de fogo no céu. Ou seja, esqueça tudo aquilo que você já observou sobre satélites antes. Estamos diante de um novo cenário”, complementou.
Ao ser questionado pelos internautas sobre os outros vídeos com depoimentos que mostram pilotos avistando objetos não identificados com comportamentos incomuns, o pesquisador respondeu que “a maioria que eu vi pareciam ser os satélites, mas há outros em que existe um padrão que parece ser diferente”.
Em suas considerações finais, Rony comentou sobre os relatos de objetos com luzes na cor verde realizando manobras incomuns. Segundo ele, esses depoimentos “podem, sim, ter relação com fenômenos UFO e necessitam de uma análise mais profunda”.
Luzes misteriosas no RS e em SC
Pilotos das companhias aéreas Latam e Azul relataram, aos controladores de tráfego aéreo, o avistamento de luzes no céu de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Os registros ocorreram entre a noite de sexta (4) e sábado (5), no Aeroporto Salgado Filho. As luzes em movimento foram registradas por cerca de sete pilotos, na região entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O diálogo dos pilotos com a equipe do aeroporto foi registrado por meio de uma câmera de controle do aeroporto Salgado Filho. No momento em que as luzes apareceram, não havia nenhum outro avião na região, conforme relato da torre de controle. A hipótese é de que os sinais luminosos são de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados).
Na noite desta terça-feira (8), pilotos filmaram luzes no céu nas proximidades de Santa Catarina. O diálogo entre tripulantes demonstra surpresa, sem que os profissionais consigam identificar os objetos avistados. Citam apenas “luz”, que aparece e some diversas vezes.