Uma aeronave de pequeno porte despencou na manhã desta sexta-feira (7), na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O avião caiu sobre veículos nos arredores da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ao menos dois mortos foram confirmados.

O acidente aconteceu por volta das 7h20. O avião era um modelo King Air F90, fabricado pela empresa norte-americana Beechcraft. A aeronave era de propriedade do advogado gaúcho Márcio Carpena, que está entre as vítimas, segundo apurado pela Record TV. Dois corpos estariam no avião. Um foi encontrado na parte da frente do avião e o outro, na parte de trás. Possivelmente, piloto e ageiro, informou o Corpo de Bombeiros.
Queda de avião em São Paulo foi registrada na manhã desta sexta-feira (7) – Vídeo: @KnoxvilleDaniel/X
O que disseram as testemunhas de queda de avião em São Paulo 6j3y5n
Um médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu pelo menos três pessoas que se feriram na ocorrência.
Em entrevista à reportagem da Record TV, uma testemunha informou que a aeronave deixou um rastro de fumaça no ar antes de tocar o solo.
Outra testemunha, que estava dentro do ônibus atingido, relatou que a queda de avião em São Paulo causou pânico entre os ageiros.
Veja imagens do acidente da queda de avião em São Paulo 2j3o3m
“Eu recém tinha entrado no ônibus, ouvimos um estrondo e achei que fosse um carro batendo. Todo mundo caiu e o motorista conseguiu abrir as portas dos fundos pra gente sair”, contou um ageiro à reportagem da Record.
Como era o avião que caiu em São Paulo 1s511y
Segundo dados disponíveis no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião foi fabricado em 1981 e estava com seu novo dono desde o final de 2024.
O avião podia levar até oito pessoas a bordo, sendo uma o piloto. Ele está registrado em nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda.
Ficha técnica da aeronave que caiu na Barra Funda 5c6a3z
- Modelo: King Air F90
- Fabricante: Beechcraft
- Propulsão: Dois motores turboélice
- Número de assentos: 8 (7 para ageiros e um para o piloto)
- Peso máximo de decolagem: 4.967 kg
- Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 14 metros
- Altura: 4,6 metros
- Comprimento: 12,1
Advogado era dono do avião 4a2kz
O avião era da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos LTDA, ligada ao empresário e advogado de Porto Alegre, Márcio Carpena.
Ele estava em São Paulo para compromissos profissionais e compartilhou um vídeo da aeronave no Instagram antes da decolagem. Além dos mortos, outras seis pessoas ficaram feridas.
A aeronave foi comprada pelo empresário e advogado de Porto Alegre, Márcio Louzada Carpena, em 2024. Ele era sócio do escritório Carpena Advogados, um dos mais conceituados da capital gaúcha no ramo empresarial.