A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu na tarde desta terça-feira (7) cerca de mil filhotes de tartarugas sendo transportadas ilegalmente para Florianópolis. O flagrante ocorreu durante uma ação de fiscalização em Torres, no Rio Grande do Sul. O homem que levava ilegalmente os animais foi preso.

Durante a revista, as tartarugas da espécie tigre d´água foram encontradas em situação precária dentro de três sacolas embaixo dos bancos de uma caminhonete.
O condutor de 53 anos já havia sido preso pela PRF em 2005 transportando animais silvestres como saguis, tucanos e outros pássaros. Em 2019 ele foi flagrado novamente com cerca de 800 tartarugas.
O criminoso foi preso em flagrante por crime ambiental e encaminhado para a polícia judiciária. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar em Torres prestou apoio e ficou responsável pela guarda dos animais.
De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, todo indivíduo que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Veja o vídeo da apreensão das tartarugas: 6a44v
As tartarugas da espécie tigre d´água estavam acomodadas em situação precária dentro de sacolas no interior de uma caminhonete – Vídeo: PRF/Divulgação/ND