‘Tiu França’ agiu sozinho, conclui PF sobre ataque com explosões no STF 521g1x

Atentado foi registrado no dia 13 de novembro de 2024 e foi motivado por 'extremismo político', diz Polícia Federal 252c52

Polícia Federal inicia quebra de sigilo e coleta de depoimentos sobre explosões em Brasília – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/NDPolícia Federal inicia quebra de sigilo e coleta de depoimentos sobre explosões em Brasília – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ND

A PF (Polícia Federal) concluiu que ‘Tiu França’, autor das explosões no STF registradas em novembro de 2024, agiu sozinho.

Segundo a investigação, ele não teve apoio financeiro ou intelectual de terceiros para realizar o atentado suicida. O relatório foi divulgado nesta terça-feira (29) e enviado ao STF.

A Polícia Federal afirma que o ataque promovido pelo chaveiro catarinense, Francisco Wanderley Luiz, conhecido “Tiu França”, foi motivado por “extremismo político”.

'Tiu França', autor das explosões no STFAutor das explosões no STF foi candidato a vereador em 2020 – Foto: Redes sociais/ Reprodução/ ND

Para chegar às conclusões, os investigadores analisaram dados bancários e fiscais, exames periciais, reconstituição cronológica das ações e depoimentos de testemunhas.

O homem morreu aos pés da estátua da Justiça, vítima de traumatismo encefálico em decorrência das explosões no STF.

Explosões em Brasília ocorreram em novembro de 2024 – Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil/ Reprodução/ NDExplosões em Brasília ocorreram em novembro de 2024 – Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Relembre explosões no STF 5h4e27

No dia 13 de novembro do ano ado, Francisco Wanderley tentou entrar com explosivos no edifício-sede do STF. Ao ser barrado pelos seguranças, ele acionou a bomba e se matou.

‘Tiu França’ foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul (SC) nas eleições de 2020. Após o episódio, o Supremo voltou a ser cercado por grades e a segurança foi reforçada permanentemente.

*Com informações da Agência Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Explosões no STF 3z615v

Explosões no STF

Estado de saúde de ex-mulher de homem-bomba do STF tem atualização 6475e

Ela está internada em um hospital de Lages, na Serra Catarinense, após o incêndio na casa do homem-b ...

Explosões no STF

Imagens mostram que crânio do autor de atentado em Brasília foi parcialmente destruído 1z2tr

Homem explodiu uma bomba perto da própria cabeça, no atentado em Brasília, na noite de quarta-feira ...