Santa Catarina lidera ranking nacional de estelionato virtual; entenda o porquê 2e1252

Santa Catarina ultraou 64 mil casos em 2023 e ficou no topo da lista entre os Estados brasileiros; os dados foram divulgados no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 4c1v

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta-feira (18), colocam Santa Catarina, mais uma vez, como o Estado preferido de criminosos para aplicação de estelionatos virtuais.

O levantamento foi realizado com base nos relatórios divulgados pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados brasileiros, durante o ano de 2023.

Santa Catarina lidera ranking de estelionato virtual, aponta Anuário Brasileiro da Segurança PúblicaSanta Catarina lidera ranking de estelionato virtual, aponta Anuário Brasileiro da Segurança Pública – Foto: Reprodução/Freepik

Em todo o Brasil, o ano ado encerrou com 235.393 casos de estelionato virtual registrados, 13,6% a mais do que no ano anterior.

SC lidera ranking de estelionato virtual 2l435l

O levantamento considera crimes que foram cometidos no ambiente virtual, independentemente da plataforma utilizada para ludibriar a vítima.

Conforme a pesquisa, foram 64.482 crimes de estelionato cometidos virtualmente contra pessoas residentes em Santa Catarina. O número é 0,25% menor do que no ano anterior, quando foram registrados 64.646 casos.

Santa Catarina está à frente de Estados como Minas Gerais, com 35.878 registros, e Espírito Santo, com 15.277 casos. No Distrito Federal, foram 15.749 ocorrências deste tipo. Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo não tiveram dados computados pelo estudo.

Por que o Estado catarinense é líder em estelionatos virtuais? 3w2t4o

Para a Polícia Civil, a segurança é um dos fatores que acentuam esta fragilidade. “Santa Catarina é considerado o Estado mais seguro do Brasil, o que contribui para um ambiente de maior confiança entre os seus habitantes. Essa sensação de segurança e confiança pode, paradoxalmente, facilitar a ação de estelionatários”, afirma Paulo Hakim, titular da DCE (Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital).

A Polícia Civil já interceptou mensagens onde criminosos afirmavam ser “muito bom” aplicar golpes em Santa Catarina.

“Os golpistas encontram oportunidades para enganar as vítimas, utilizando táticas que parecem legítimas e confiáveis à primeira vista. A percepção de um ambiente seguro e a predisposição a confiar nos outros tornam Santa Catarina um alvo preferencial para golpes e fraudes”, pontua Hakim.

Estelionatários que cometem crimes em SC são de outras regiões, diz Polícia Civil – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom/ Divulgação/ NDEstelionatários que cometem crimes em SC são de outras regiões, diz Polícia Civil – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom/ Divulgação/ ND

Delegacia especializada traça perfil de estelionatários 4d2i6i

Desde que a Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital foi inaugurada em Florianópolis, a PCSC conseguiu identificar um perfil semelhante entre os estelionatários que atuam na região.

“É raro identificar golpistas de Santa Catarina praticando crimes dentro do próprio Estado. Eles tendem a priorizar a atuação fora daqui, principalmente devido às dificuldades enfrentadas pelas polícias em se deslocarem para outras regiões”, pontua Hakim.

Segundo as investigações, estelionatários que vêm para o Estado costumam aplicar golpes presenciais, como o “golpe do bilhete premiado”. Mesmo assim, os estelionatos virtuais continuam sendo os preferidos desse tipo de criminoso.

“É cada vez mais comum realizarmos operações fora do Estado para combater esses criminosos, assim como outros Estados deflagram operações em Santa Catarina com o mesmo objetivo”, completa Paulo Hakim.

O que é estelionato e como denunciar? i3ux

Segundo o Código Penal, o crime de estelionato configura “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”, com pena de um a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.

Em Florianópolis, esse tipo de crime pode ser denunciado na DCE pelo WhatsApp: (48) 3664-2959. No restante do Estado, a vítima pode registrar a ocorrência pelo telefone 181, delegacia virtual ou presencialmente na delegacia mais próxima.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança w1g4x

Segurança

Homem cai de costão fazendo trilha e resgate pelo mar mobiliza bombeiros em Florianópolis 4g6b4h

Um jet-ski e o helicoptero Arcanjo estiveram empenhados no resgate realizado entre no mar, entre a P ...

Segurança

Homem é indiciado por abandono e morte de filhotes de família de vira-latas em ville 431m2v

O crime ocorreu em janeiro e ganhou repercussão após a divulgação de imagens de um caminhão deixando ...

Segurança

Extrema violência e tortura psicológica: polícia desarticula quadrilha que roubava casas em SC 49345u

Operação Gideão foi deflagrada pela Polícia Civil, sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensã ...

Segurança

Câmeras de reconhecimento facial e diciclos reforçam segurança no Centro de Florianópolis 5y4m4r

Equipamentos foram distribuídos nas regiões com maior movimentação e ocorrências policiais, como o L ...

Segurança

Ônibus clandestino do Pará é interceptado em SC com 16 ageiros a bordo 2w446o

Homem com mandado de prisão em aberto e criança de nove anos desacompanhada estavam entre os age ...