Depois do bombardeio ao hospital na Faixa de Gaza que deixou centenas de mortos e muitos outros feridos, o grupo extremista islâmico libanês Hezbollah anunciou que a quarta-feira (18) seria um “dia de fúria” sem precedentes. Mas quem é este grupo, e qual a ligação dele com o conflito entre Israel e Hamas?

Criado em 1982 em meio à guerra civil do Líbano, o Hezbollah é um partido político e um grupo militante muçulmano xiita com sede no Líbano. Com alianças com países como Irã e Síria, e em oposição a Israel, e o grupo é marcado por sua resistência à influência ocidental no Oriente Médio.
Com histórico de realização de ataques terroristas ao redor do mundo, as forças militares do grupo representam um desafio para Israel, seu “inimigo de longa data”, segundo especialistas, afirma o think tank Conselho de Relações Exteriores (CFR).
Como surgiu? 613i5u
O Hezbollah foi fundado pela Guarda Revolucionária do Irã em 1982, durante a guerra civil no Líbano, conflito que durou entre os anos de 1975 e 1990. Segundo a Reuters, o grupo fez parte dos esforços em exportar a Revolução Islâmica de 1979 para a região e também combater as forças israelitas após a invasão do Líbano em 1982.
O Hezbollah recrutou muçulmanos xiitas libaneses ao compartilhar da ideologia islâmica xiita de Teerã. Com o ar dos anos, o grupo se tornou uma organização fortemente armada, com grande influência sobre o Estado libanês.
Por que o Hezbollah se opõe a Israel? 4i37h
Israel é o principal alvo do grupo extremista, e sua comunidade vem sofrendo ataques do Hezbollah há décadas tanto no país quanto no exterior.
Em 1994, o grupo foi responsabilizado por carros-bomba que atingiram um centro comunitário judaico na Argentina, além de atentados à Embaixada de Israel em Londres.
O principal motivo que coloca Israel como inimigo é a ocupação israelense do sul do Líbano em 1978. Apesar de ter se retirado oficialmente do local em 2000, as disputas continuaram na zona fronteiriça das Fazendas de Sheeba.
Em 2006, o conflito entre Hezbollah e Israel virou uma guerra que durou um mês, durante a qual o Hezbollah lançou milhares de foguetes contra o território israelita. A tensão seguiu pelos anos seguintes, com ataques em 2019 e 2021.
Qual o papel do Hezbollah no conflito Israel – Hamas? 396t4a
Desde o início do conflito, o Hezbollah tem disparado bombas através da fronteira Israel-Líbano em uma demonstração do que os líderes do grupo consideram “solidariedade” ao Hamas.
Por apresentar maior capacidade militar, uma expansão do apoio do Hezbollah ao Hamas pode significar dificuldades para Israel e um cenário ainda mais devastador na região.
O que se sabe é que os laços entre Hamas e Hezbollah são profundos, assim como com a Jihad Islâmica, outra facção palestina apoiada pelo Irã, apontada por Israel como a responsável pelo ataque ao hospital na Faixa de Gaza.
No dia 7 de outubro, data do primeiro ataque dos militantes do Hamas a Israel, o Hezbollah disse que estava em “contato direto com a liderança da resistência palestina”. Desde então, o Hezbollah trocou tiros transfronteiriços com Israel diversas vezes.
*Com informações de Reuters, Conselho de Relações Exteriores (CFR) e portal UOL