Uma mulher de 25 anos deve responder pelo crime de maus-tratos a animais depois de abandonar dois cães em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina.

De acordo com o delegado Lucas Neuha Magalhães, ela abandonou a casa depois que o companheiro foi preso e deixou dois cães sem comida, com água suja e em ambiente insalubre.
A denúncia foi realizada por um vizinho, que registrou boletim de ocorrência na terça-feira (3) depois de dias cuidando dos cães. Segundo a denúncia, desde a véspera de Natal o vizinho estava alimentando os animais, que foram abandonados pela tutora.
“Fomos até o local e constatamos que, de fato, os animais estavam em situação precária, em um calor extremo, com casinhas de metal inapropriadas que esquentava muito. Eles não tinham nenhuma comida e só alguns potinhos com água suja à disposição”, conta o delegado.
Os policiais resgataram os animais e um inquérito foi instaurado para apurar a responsabilidade do casal sobre os maus-tratos. Os cães encaminhados aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente, que disponibilizou um abrigo provisório.