Santa Catarina se prepara para receber 3,1 milhões de turistas nesta temporada, entre dezembro de 2024 e março de 2025. Diante da necessidade de atender os visitantes, o governo do estado anunciou nesta segunda-feira (16) um reforço na segurança com a “Polícia do Turismo”.

A estimativa corresponde a cerca de 5,8 vezes a população de Florianópolis. O turismo estrangeiro, inclusive, deve crescer 69% no estado neste verão.
A Polícia do Turismo é uma iniciativa da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) e da Secretaria de Turismo. Os policiais bilíngues serão identificados por braçais específicos para facilitar a comunicação com os visitantes internacionais.
Durante o lançamento da Estação Verão 2024/2025, na manhã desta segunda-feira, o governador Jorginho Mello (PL) prometeu “fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos” com investimentos em diferentes áreas.

Em Florianópolis, a expectativa é de receber 2 milhões de turistas neste verão. De acordo com o prefeito Topazio Neto (PSD), a maioria vem dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, mas o número de estrangeiros vem crescendo após a conexão da capital com mais de 50 destinos da Europa.
Serão mais de 145 voos internacionais por semana entre Florianópolis e destinos em outros sete países na alta temporada. Entre as novidades, estão os voos para Lisboa, em Portugal, e para a Cidade do Panamá.
“Também há um destaque especial para o Chile, com quatro voos diários pra Florianópolis, além do Uruguai, Paraguai e Argentina. Então, esse volume de turista estrangeiro vem crescendo, o nosso aeroporto é o terceiro aeroporto do país com o maior volume de ageiros estrangeiros, e isso vai se refletir nesta temporada” destacou Topazio Neto, em entrevista ao Balanço Geral Florianópolis.
Com Polícia do Turismo e aumento do efetivo, SC investe R$ 92 milhões em segurança 53164k

Só em 2024, a Operação Estação Verão conta com investimento de R$ 92 milhões. Serão 7 mil agentes de segurança, 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros, cobrindo uma faixa litorânea de 560 km e 33 cidades.
Além das polícias Civil e Militar, o efetivo é composto pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) e pela Polícia Científica. Ao todo, 470 bombeiros participam da operação e mais de 150 locais contam com guarda-vidas.
Outra medida de segurança é a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência em praias e outros lugares públicos, o que facilita as buscas em caso de desaparecimento.

A previsão é de que o número de ageiros aumente 23% em relação à temporada anterior, devido aos novos voos de Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa e Santiago. Nesse sentido, a Polícia do Turismo oferecerá atendimento especializado aos estrangeiros.
As ações anunciadas pelo governo do estado ainda abrangem o reforço na infraestrutura de água e energia, ações de mobilidade, educação ambiental e saúde, com medidas de combate à dengue e ampliação do atendimento de emergência.