A Polícia Militar de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, fecha o ano de 2022 com saldo positivo na redução dos números em ocorrências para homicídios, feminicídios e tentativas de homicídios. Os registros foram de 19 ocorrências, 4 a menos que em 2021 e 6 a menos que em 2020.

Chegam a 24% a diminuição das ocorrências contra a vida feitas pela PM de Concórdia. Conforme o comandante tenente-coronel Christopher Rudolf Froehner, essa redução se deve ao trabalho ostensivo dos policiais militares e também à implantação de campanhas preventivas.
Nos últimos dois anos, o comando realizou um estudo de inteligência e identificou os pontos e bairros de Concórdia que precisavam de maior atenção. Isso fez com que o trabalho policial ostensivo focasse nessas localidades.
“Iniciamos uma luta contra o crime de furto, de roubo e atendimento preventivo no tocante aos crimes violentos contra a vida, como homicídio, feminicídio e tentativas de homicídios. Aumentamos a presença ostensiva e, outro fator foram as campanhas preventivas”, explica o comandante.
A PM de Concórdia implantou no município a Rede Catarina, um programa direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher; Protetores do Lar; Foca no Trânsito; Operação Escola Segura e também várias operações nos bairros, o que culminou na redução dos índices.
Ainda segundo o tenente-coronel, somente neste ano, foram mais de 3 mil abordagens contra o crime, ou seja, 2.400 a mais comparada com o ano anterior.
