ONU aprova cessar fogo imediato na Faixa de Gaza 4u1h3v
Decisão inédita tomada pelo conselho de segurança da ONU teve apoio de 14 dos 15 membros envolvidos; Estados Unidos se abstiveram na votação desta segunda-feira (25) f1s5s
O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou, nesta segunda-feira (25) uma resolução exigindo um cessar-fogo imediato da guerra na Faixa de Gaza durante o mês do Ramadã (de 10 de março a 9 de abril).
É a primeira vez que uma resolução desse tipo é aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU desde o início da guerra em Gaza, no dia 7 de outubro do ano ado – Foto: Ronald Schemidt/AFP/Reprodução/ND
Secretário-geral da ONU falou sobre o cessar fogo 4x302k
O secretário-geral da ONU, António Guterres, escreveu no X que a tão esperada resolução deve ser implementada. Segundo ele, o fracasso do conselho em fazê-lo “seria imperdoável”. As informações são do R7.
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres falou sobre o assunto e a medida imediata tomada pela ONU – Foto: Fotos Públicas/ UN Photo / Jean-Marc Ferré/ND
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou uma nota sobre a aprovação inédita, em que critica os Estados Unidos:
“Os Estados Unidos abandonaram hoje a sua política na ONU. Há poucos dias, apoiou uma resolução do Conselho de Segurança que associava um apelo ao cessar-fogo à libertação de reféns”, diz o comunicado, que acrescenta ainda que “isto constitui um claro afastamento da posição consistente dos EUA no Conselho de Segurança desde o início da guerra”.
A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que um cessar-fogo poderia ter ocorrido “há meses”, se o grupo terrorista Hamas estivesse pronto para libertar os reféns israelenses.