O que faz Jaraguá do Sul ser a cidade mais segura do Brasil, segundo Atlas da Violência 571rb

Cidade do Norte catarinense, Jaraguá do Sul se consagra novamente como a mais segura em ranking que aponta números de mortes violentas no Brasil 6w516a

Jaraguá do Sul é uma das cidades catarinenses que mais tem destaque na segurança pública. O Atlas da Violência consagrou a cidade do Norte de Santa Catarina como a mais segura do Brasil a partir da análise da taxa de homicídios cometidos a cada 100 mil habitantes.

Jaraguá do Sul é a cidade mais segura do BrasilO que faz Jaraguá do Sul ser a cidade mais segura do Brasil? – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Reprodução/ND

Os dados divulgados nessa terça-feira (18), pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que Jaraguá registrou apenas três homicídios em 2022. A cidade também contabiliza um ‘homicídio oculto’, ou seja, uma morte violenta que não foi registrada como homicídio, e, portanto, não entra na estatística.

Qual o segredo que torna Jaraguá do Sul a cidade mais segura do Brasil? 405c5g

A cidade ganha cada vez mais visibilidade na área de segurança pública. Há anos é apontada como um dos locais que menos registram homicídios no Brasil. O resultado do Atlas da Violência também mostra que Jaraguá registrou 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2022, quando a pesquisa foi realizada.

O número coloca a cidade no melhor patamar do ranking. E para isso acontecer, é necessário um trabalho conjunto entre a comunidade e as forças de segurança pública.

A Polícia Militar de Jaraguá do Sul atua em diversas frentes que garantem a preservação da ordem no município e a segurança dos mais de 182 mil habitantes.

A coronel Arlene Sousa da Silva Villela, comandante do 12º Comando Regional da PMSC, confirma que as famílias jaraguaenses podem contar com o empenho dos policiais militares.

“Esses dias um motorista de aplicativo me disse veio de outro Estado e trouxe a família porque a cidade é segura. [Eles] estão trabalhando e as filhas estudando na cidade”, conta.

Mesmo a cidade compartilhando das mesmas leis de locais que contabilizam resultados negativos no Atlas da Violência, a comandante esclarece que pesquisas realizadas ao longo dos anos comprovam que as premissas da cidade se mantêm as mesmas, o que ajuda a garantir a melhor posição do ranking. “Povo ordeiro, participativo, uma cidade composta de pessoas que buscam o bem comum”, afirma a coronel.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, também destaca a parceria forte com a Polícia Civil e Científica. “Enquanto poder público, dentro de nossas competências, temos que trabalhar para fortalecer cada vez mais a segurança pública no município”, afirma.

Jaraguá do Sul registrou 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2022 - Prefeitura de Jaraguá do Sul/Reprodução/ND
1 2
Jaraguá do Sul registrou 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2022 - Prefeitura de Jaraguá do Sul/Reprodução/ND
Jaraguá do Sul tem a menor taxa de homicídios do Brasil - Prefeitura de Jaraguá do Sul/Reprodução/ND
2 2
Jaraguá do Sul tem a menor taxa de homicídios do Brasil - Prefeitura de Jaraguá do Sul/Reprodução/ND

Melhora na segurança pública 5s84p

A comandante do 12º Comando Regional da PMSC revela que Jaraguá do Sul conta com uma equipe pequena de policiais militares, assim como outros locais do Estado. No entanto, até o final do ano outros profissionais serão inclusos no efetivo do município.

“O governo do Estado fez o ingresso de mais 600 novos policiais militares que virão compor nosso efetivo”, anuncia a coronel.

Além da novidade da incorporação de novos profissionais nas guarnições da cidade, a PM já realiza programas de prevenção na região, como redes de vizinhos e de proteção à mulher.

Um dos mais importantes programas da PM em Santa Catarina também é realizado em Jaraguá do Sul. Há 25 anos, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) atua na cidade capacitando e conscientizando crianças e adolescentes da região.

Proerd é realizado há 25 anos em Jaraguá do Sul - PMSC/Reprodução/ND
1 2
Proerd é realizado há 25 anos em Jaraguá do Sul - PMSC/Reprodução/ND
Programa ajuda a conscientizar crianças e adolescentes contra drogas e violência - PMSC/Reprodução/ND
2 2
Programa ajuda a conscientizar crianças e adolescentes contra drogas e violência - PMSC/Reprodução/ND

“Algumas cidades tentam novas fórmulas, empenham recursos, criam novas estruturas. Mas aqui não, aqui as empresas e a prefeitura fortalecem as instituições que já existem e funcionam. Em time que está ganhando a gente investe e fortalece as boas práticas. Aqui dá certo porque toda a energia é investida nesse trabalho de homens e mulheres, policiais militares, cidadãos, moradores de uma cidade que fazem o seu melhor”, relata a comandante.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança w1g4x

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 3er6

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis 5o572b

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...

Segurança

Médico que ‘mandou beijo’ ao sair de delegacia é preso por morte com medicação vencida 704y5o

Tratamento de varizes provocou a morte da paciente Priscilla dos Santos Nascimento, de 42 anos, em m ...

Segurança

‘Multa’ no para-brisa? Detran/SC faz alerta para motoristas em SC 6k25w

Criminosos usam documentos falsificados com QR Code para aplicar golpes em motoristas em Criciúma; D ...

Segurança

‘Ficam as lembranças’: filho fala sobre perda da professora de Libras após atropelamento em SC 4l1s4o

vilense Marli Lother marcou a educação inclusiva em Três Barras e morreu depois de ser atropelad ...