Jaraguá do Sul é uma das cidades catarinenses que mais tem destaque na segurança pública. O Atlas da Violência consagrou a cidade do Norte de Santa Catarina como a mais segura do Brasil a partir da análise da taxa de homicídios cometidos a cada 100 mil habitantes.

Os dados divulgados nessa terça-feira (18), pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que Jaraguá registrou apenas três homicídios em 2022. A cidade também contabiliza um ‘homicídio oculto’, ou seja, uma morte violenta que não foi registrada como homicídio, e, portanto, não entra na estatística.
Qual o segredo que torna Jaraguá do Sul a cidade mais segura do Brasil? 405c5g
A cidade ganha cada vez mais visibilidade na área de segurança pública. Há anos é apontada como um dos locais que menos registram homicídios no Brasil. O resultado do Atlas da Violência também mostra que Jaraguá registrou 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2022, quando a pesquisa foi realizada.
O número coloca a cidade no melhor patamar do ranking. E para isso acontecer, é necessário um trabalho conjunto entre a comunidade e as forças de segurança pública.
A Polícia Militar de Jaraguá do Sul atua em diversas frentes que garantem a preservação da ordem no município e a segurança dos mais de 182 mil habitantes.
A coronel Arlene Sousa da Silva Villela, comandante do 12º Comando Regional da PMSC, confirma que as famílias jaraguaenses podem contar com o empenho dos policiais militares.
“Esses dias um motorista de aplicativo me disse veio de outro Estado e trouxe a família porque a cidade é segura. [Eles] estão trabalhando e as filhas estudando na cidade”, conta.
Mesmo a cidade compartilhando das mesmas leis de locais que contabilizam resultados negativos no Atlas da Violência, a comandante esclarece que pesquisas realizadas ao longo dos anos comprovam que as premissas da cidade se mantêm as mesmas, o que ajuda a garantir a melhor posição do ranking. “Povo ordeiro, participativo, uma cidade composta de pessoas que buscam o bem comum”, afirma a coronel.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, também destaca a parceria forte com a Polícia Civil e Científica. “Enquanto poder público, dentro de nossas competências, temos que trabalhar para fortalecer cada vez mais a segurança pública no município”, afirma.
Melhora na segurança pública 5s84p
A comandante do 12º Comando Regional da PMSC revela que Jaraguá do Sul conta com uma equipe pequena de policiais militares, assim como outros locais do Estado. No entanto, até o final do ano outros profissionais serão inclusos no efetivo do município.
“O governo do Estado fez o ingresso de mais 600 novos policiais militares que virão compor nosso efetivo”, anuncia a coronel.
Além da novidade da incorporação de novos profissionais nas guarnições da cidade, a PM já realiza programas de prevenção na região, como redes de vizinhos e de proteção à mulher.
Um dos mais importantes programas da PM em Santa Catarina também é realizado em Jaraguá do Sul. Há 25 anos, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) atua na cidade capacitando e conscientizando crianças e adolescentes da região.
“Algumas cidades tentam novas fórmulas, empenham recursos, criam novas estruturas. Mas aqui não, aqui as empresas e a prefeitura fortalecem as instituições que já existem e funcionam. Em time que está ganhando a gente investe e fortalece as boas práticas. Aqui dá certo porque toda a energia é investida nesse trabalho de homens e mulheres, policiais militares, cidadãos, moradores de uma cidade que fazem o seu melhor”, relata a comandante.