Francineide Pereira Soares, de 43 anos, morreu na última segunda-feira (17), após sofrer um mal súbito em academia de Santo Estêvão, na Bahia. Imagens do circuito interno, que viralizaram nas redes sociais, mostram a mulher utilizando a cadeira extensora quando relatou uma forte dor de cabeça e começou a ar mal.

O vídeo registra o momento em que ela aparenta dificuldade para respirar antes de desmaiar. Frequentadores da academia e um instrutor prestaram os primeiros socorros até a chegada da ambulância.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal Dr. João Borges, mas não resistiu e morreu antes de chegar à unidade. A Polícia Civil da Bahia informou que o caso foi registrado “sem indícios de crime” e que laudos periciais devem esclarecer a causa da morte.

Especialista explica possíveis causas de mal súbito em academia d3c3u
Os casos de mal súbito em academia podem acontecer por diferentes razões. Além de condições genéticas ou congênitas, outros fatores podem influenciar, como a idade e estilo de vida.
Segundo o profissional da educação física Lucas Moutinho, uma das maneiras de evitar os casos de mal súbito em academia é a realização de uma avaliação física adequada.
“Muitas academias não fazem uma avaliação física com perguntas adequadas e aprofundadas. Não pedem exames médicos. Apenas pedem aos alunos para levantarem peso e fazerem cárdio de forma intensa. Visam somente a perda de peso e aumento nas cargas”, alerta Moutinho.
O personal trainer destaca ainda que é necessário observar a condição do aluno. “Se o aluno está acima do peso, ele pode apresentar problemas cardíacos. Existem casos de pessoas que tiveram AVC. Então, é necessário ter cuidado com o tempo de descanso e o treino exigido”, explica Moutinho.

Como identificar e agir em um princípio de mal súbito em academia? 2b275a
Lucas Moutinho alerta professores e funcionários de academias a ficarem atentos ao comportamento dos alunos nas salas de musculação. A falta de ar e a dificuldade para falar estão entre os primeiros sintomas a serem observados. É necessário ficar atento se a pessoa apresentar:
- Falta de ar
- Dificuldade para falar
- Fraqueza
- Visão embaçada
- Dores de cabeça
- Fortes dores no abdômen
- Contração muscular descontrolada
Moutinho explica que os profissionais da educação física e os funcionários das academias devem manter a calma durante a ocorrência deste tipo de caso. “Os professores e personal trainers devem manter a calma para poder agir rapidamente e acionar a emergência”, aconselha.
“Ao acionar a emergência, os profissionais devem levar o aluno para um local ventilado, plano e calmo, para realizar os primeiros socorros, levantando as pernas do aluno e fazendo massagem cardíaca. O objetivo é amenizar o princípio de mal súbito até a chegada da equipe médica”, destaca o personal.
Polícia aguarda laudos para esclarecer causa do mal súbito 2w303x
A Polícia Civil da Bahia destacou que ainda não se sabe o que causou o mal súbito da aluna na academia. Os laudos periciais devem trazer mais detalhes sobre as circunstâncias que levaram à morte de Francineide. A família de Francineide aguarda os resultados da perícia.
Veja o momento em que a aluna a mal na academia 1f542w
Mulher morreu após ter mal súbito enquanto usava a cadeira extensora em academia na Bahia – Vídeo: Reprodução/ND