Maio Laranja: abuso sexual de crianças cresce em SC e 67% dos casos ocorrem dentro de casa 3g4b4e

Levantamento mostra que maioria dos crimes é cometida por pessoas próximas à vítima; Santa Catarina registrou aumento nas denúncias em 2024 60hl

A maioria do abuso sexual de crianças é cometida por pessoas próximas à vítimaAbuso sexual de crianças cresce em SC e 67% dos casos ocorrem dentro de casa – Foto: Divulgação/Freepik/ND

A campanha Maio Laranja busca conscientizar e mobilizar a sociedade contra o abuso e a exploração sexual infantil. Em 2023, Santa Catarina contabilizou 1.853 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Em um cenário alarmante e muitas vezes invisível, o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ganha ainda mais relevância.

Maior parte dos casos de abuso sexual de crianças ocorre em casa 661p5f

Os dados revelam um retrato preocupante: 88,3% das vítimas eram meninas (1.637 casos), enquanto 11,7% eram meninos (216). Em 67% das ocorrências, o abuso sexual de crianças aconteceu dentro da casa da vítima, muitas vezes cometidos por pessoas próximas.

As regiões com maior número de registros de abuso sexual de crianças: 6z1j13

  • Grande Florianópolis: 381 casos
  • Médio Vale do Itajaí: 291 casos
  • Região Nordeste: 226 casos

“A Justiça rompe o silêncio onde ele impera”, diz promotor 3l6kp

Em 2024, o MPSC apresentou 2.185 denúncias por estupro de vulnerável, o que representa uma média de 5,9 casos por dia, aumento de 12% em relação ao ano anterior.

O Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), destaca a importância da denúncia.

“Na maioria dos casos, o agressor é alguém que conhece a vítima e pratica a violência no sigilo da casa. Onde o silêncio impera, a Justiça exerce seu papel de quebrar barreiras para proteger a vítima”, afirma. “É uma pequena ação que pode libertar quem mais precisa, crianças e adolescentes que apenas aguardam a chance de ser feliz”, acrescenta.

O MPSC também promove a campanha institucional “A culpa não é sua”Dados revelam um retrato preocupante: 88,3% das vítimas eram meninas – Foto: Reprodução/Freepik

Campanha “A culpa não é sua” alerta para os sinais b4mw

Neste mês, o MPSC promove a campanha institucional “A culpa não é sua”, com o objetivo de reforçar que nenhuma criança ou adolescente é responsável pela violência que sofreu.

A iniciativa oferece materiais informativos e uma cartilha educativa com orientações para famílias, escolas e a rede de proteção. O conteúdo está disponível no site oficial do órgão.

Sinais que não podem ser ignorados 1ee67

A violência sexual deixa marcas físicas e emocionais que, muitas vezes, são perceptíveis. Mudanças de comportamento, isolamento, medo excessivo, tristeza, alterações no sono e no apetite, além de comportamentos sexualizados fora da faixa etária, podem ser sinais de abuso.

Fisicamente, a criança pode apresentar lesões genitais, infecções recorrentes, constipação intestinal, automutilação ou distúrbios alimentares. É essencial manter o diálogo aberto e prestar atenção a esses indícios.

Entenda a diferença de abuso e de exploração sexual 691c4r

A Lei nº 13.431/2017 estabelece distinções claras entre os dois crimes. O abuso sexual envolve o constrangimento da criança ou adolescente para atos sexuais, inclusive por meios eletrônicos.

E a exploração sexual ocorre quando há coação em atividades sexuais em troca de dinheiro ou benefícios, incluindo pornografia infantil, tráfico e turismo sexual.

Saiba onde denunciar o abuso sexual de crianças 4c366

Denunciar é um ato de proteção. Em caso de suspeita ou confirmação de abuso ou exploração sexual, procure o Conselho Tutelar ou entre em contato com os seguintes canais:

  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Civil: 197
  • Disque 100 (Denúncia Nacional)
  • Ministério Público de SC: portal para denúncias online
Mudanças de comportamento fora da faixa etária, podem ser sinais de abusoA violência sexual deixa marcas físicas e emocionais que, muitas vezes, são perceptíveis – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança w1g4x

Segurança

VÍDEO: PM flagra casa com mais de 20 máquinas caça-níquel funcionando em SC f6o12

Ação policial revela casa supostamente equipada para jogos de azar em Itajaí; máquinas caça-níquel s ...

Segurança

Homem que matou atendente de conveniência por ciúmes em Florianópolis é condenado a 14 anos 6g1t6q

Acusado e vítima se relacionavam com a mesma pessoa; réu confessou em depoimento que o assassinato e ...

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 3er6

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis 5o572b

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...