Dia Nacional expõe avanço de abuso infantojuvenil em SC e impacto na saúde mental das vítimas 713d2r

Santa Catarina registra quase dois mil abusos sexuais infantis em 2023; promotor alerta que cada denúncia pode salvar uma vida 3d2v4n

Dia Nacional expõe avanço de abusos infantis em Santa Catarina – Foto: Divulgação/NDDia Nacional expõe avanço de abusos infantis em Santa Catarina – Foto: Divulgação/ND

No Brasil, a cada dia, centenas de crianças e adolescentes enfrentam abusos e violências muitas vezes dentro do próprio lar. Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os números expõem uma realidade ainda mais alarmante: o avanço expressivo nos registros de violência infantojuvenil.

Dia Nacional expõe avanço de abusos infantis 1n2u6r

Dados nacionais mostram que o número de denúncias de violências física, sexual, psicológica e negligência voltou a crescer após a pandemia. Em 2021, foram registrados 69.964 casos.

Em 2022, esse número subiu 21%, chegando a 84.707. No ano ado, o crescimento foi ainda mais acentuado: 115.384 registros, um salto de 36,2%.

Entre as vítimas, 35.396 eram crianças de 0 a 4 anos (alta de 32,7%), 53.951 tinham entre 5 e 14 anos (alta de 40,5%) e 26.037 eram adolescentes de 15 a 19 anos (aumento de 32,6%).

Santa Catarina também enfrenta números preocupantes 11396f

Em Santa Catarina, o cenário é igualmente grave. Em 2023, o estado contabilizou 1.853 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Desses, 88,3% das vítimas eram meninas e 67% dos casos aconteceram dentro da própria casa, muitas vezes praticados por pessoas próximas.

Consequências dos abusos infantis o2c73

As consequências da violência sexual ultraam os danos físicos. Especialistas alertam para o impacto severo sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, que frequentemente desenvolvem quadros de ansiedade e depressão. A falta de apoio adequado e o estigma social agravam ainda mais esse sofrimento.

Um dos reflexos mais dolorosos dessa realidade é o aumento nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes. Entre 2013 e 2023, o número de suicídios na faixa etária de 10 a 19 anos cresceu 42,7%, totalizando 11.494 mortes no período.

“Esse número revela o nosso malogro civilizatório em cuidar das novas gerações”, destaca o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

“Voltar o brilho nos olhos” 4gw4o

Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do MPSC, o promotor relata a transformação vivida por crianças após serem protegidas da violência.

“Poucas coisas são tão impactantes quanto ver um menino ou menina liberto de um dia a dia de violência sexual. Volta o brilho nos olhos. A fala espontânea, o riso”, disse Mateus.

Segundo ele, a denúncia é o primeiro o para romper o ciclo de silêncio que protege agressores. “Na maioria dos casos, o agressor é alguém que conhece a vítima e pratica a violência no sigilo da casa. Onde o silêncio impera, a Justiça exerce seu papel de quebrar barreiras para proteger a vítima”, afirma.

A importância da denúncia 1d2s2v

Campanhas como o Maio Laranja são fundamentais para dar visibilidade ao tema e orientar a população sobre como agir diante de suspeitas de abusos infantis. “É uma pequena ação que pode libertar quem mais precisa”, diz o promotor.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, diretamente ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público. A proteção da infância depende da atuação conjunta entre instituições e sociedade. E, acima de tudo, do compromisso de não se calar.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança w1g4x

Segurança

Homem que matou atendente de conveniência por ciúmes em Florianópolis é condenado a 14 anos 6g1t6q

Acusado e vítima se relacionavam com a mesma pessoa; réu confessou em depoimento que o assassinato e ...

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 3er6

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis 5o572b

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...

Segurança

Médico que ‘mandou beijo’ ao sair de delegacia é preso por morte com medicação vencida 704y5o

Tratamento de varizes provocou a morte da paciente Priscilla dos Santos Nascimento, de 42 anos, em m ...

Segurança

‘Multa’ no para-brisa? Detran/SC faz alerta para motoristas em SC 6k25w

Criminosos usam documentos falsificados com QR Code para aplicar golpes em motoristas em Criciúma; D ...