Vegetarianismo ajuda na prevenção de doenças e no desempenho de atletas, diz nutricionista 58m6z

Nutricionista Laís Smeha explica as vantagens do vegetarianismo para atletas e pessoas que buscam rotina saudável no podcast Vá Para a Corrida 1y65s

Muito além do desempenho físico, o cuidado com a alimentação é primordial para o bom desempenho de atletas de alto nível, amadores e para quem busca adotar uma rotina saudável. O acompanhamento nutricional auxilia diretamente na absorção de nutrientes, no fortalecimento muscular e na prevenção de lesões.

Vegetarianismo ajuda na prevenção de doenças e no desempenho de atletas, diz nutricionista Laís Smeha Vegetarianismo ajuda na prevenção de doenças e no desempenho de atletas, diz nutricionista Laís Smeha – Foto: Iago Carvalho

No 9° episódio do podcast Vá Para a Corrida, o apresentador Henrique Zanotto recebeu a nutricionista Laís Smeha para dar dicas de alimentação e hábitos saudáveis, além de desmistificar alguns mitos sobre o vegetarianismo.

Laís explica que o vegetarianismo pode sim auxiliar no desempenho de atletas, mas destaca que é importante entender a dieta exata de qual tipo de esporte será praticado.

“Dentro do esporte a proteína animal é importante para a construção de massas musculares, porém, para esportes de longa duração, os carboidratos são os que dão mais energia para o atleta. Praticamente só no mundo vegetal que encontramos essa energia vindo de proteínas com carboidratos”, disse Laís.

Sobre a comparação de qual proteína é melhor, a nutricionista diz que sempre haverá comparações, mas salienta que a adoção da dieta vai de profissional para profissional.

“Vegetarianos existem desde que o mundo é mundo, ainda mais no esporte. Quando se trata de dieta ou alimentação de atletas, é comum ver um grande foco na proteína animal e em suplementos alimentares, então sempre existiu essa comparação de qual proteína é melhor, a vegetal ou a animal”, disse.

Transição alimentar 31w5y

Para quem pensa em adotar uma rotina de alimentação vegetariana, deve se atentar a cada parte do processo. Uma dica compartilhada por Laís é fazer a transição alimentar aos poucos e com auxílio profissional.

“Vemos muito no consultório pessoas que começaram com o vegetarianismo e pararam, seja por causa da perda de massa muscular, pela falta de nutrientes e etc. O acompanhamento tem que ser feito corretamente pois não é só tirar a carne do prato, você tem que repor aqueles nutrientes que a carne animal te dá em abundância”

Alimentos que podem ser incluídos para auxiliar nesse processo são leguminosas, todos os grupos de feijões, lentilhas, ervilhas, soja e grão de bico, que de acordo com Laís, são os melhores substitutos nutricionais das carnes e precisam estar diariamente na alimentação de diversas formas.

Vegetarianismo pode prevenir doenças cardiovasculares 1w2y15

De acordo com Laís, o consumo de alimentos “ocidentalizados” é a principal causa do aumento dos casos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, doença arterial coronária, infarto agudo do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral).

“O vegetariano tem um perfil de gordura diferente dos onívoros (quem se alimenta de vegetais e carne animal). No geral são gorduras boas e que tem um perfil melhor para a saúde cardiovascular. Essas gorduras animais que são costumam ser gorduras saturadas e, se consumidas em excesso, podem ser prejudiciais à saúde”, disse Laís

Para aderir uma rotina saudável basta “tirar um pouco os derivados animais da alimentação, isso já melhora muito o condicionamento. Vemos isso nos estudos populacionais que comprovam que os vegetarianos têm melhor índice de saúde e menor risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares justamente por causa desse perfil de alimentação diferente”, disse a nutricionista.

Confira o podcast Vá Para a Corrida 2z5o69

Henrique Zanotto e Laís Smeha no podcast Vá Para a CorridaHenrique Zanotto e Laís Smeha no podcast Vá Para a Corrida – Foto: Iago Carvalho

Nesta segunda temporada do podcast serão abordados temas como corridas de rua, saúde física e mental, organização pessoal e bem-estar, buscando sempre incentivar os cuidados com o corpo e com a mente. Henrique Zanotto receberá diversos convidados quinzenalmente, e você poderá conferir no Spotify e ND Play.

A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 41z5g

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 3d284l

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 2k1h3e

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...