Vacina contra dengue: governo anuncia 60 milhões de unidades 100% nacionais para o SUS em 2026 1h6543

Governo planeja produção nacional de insulina e vacina contra VSR, principal responsável por doenças respiratórias em crianças 4u6s4j

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) que mais de 60 milhões de unidades de vacina contra dengue serão ofertadas anualmente a partir de 2026. A vacina é a primeira 100% nacional e de dose única.

Pessoa sendo vacinada representando vacina contra dengueVacina contra dengue terá produção 100% nacional e dose única; a primeira do mundo – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/ND

A produção da vacina contra dengue será viabilizada por uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com investimento previsto de R$ 1,26 bilhão.

O Butantan submeteu o pedido de registro da vacina contra dengue à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro de 2024 e aguarda o parecer do órgão. Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira do mundo em dose única e poderá ser aplicada em pessoas de 2 a 59 anos.

mosquito-da-dengue picando uma pessoaAumento nos casos de dengue acende alerta para entidades da saúde – Foto: Freepik/ND

Nos ensaios clínicos, o imunizante demonstrou 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática e uma proteção de 89% contra dengue grave ou com sinais de alarme.

Com a produção do imunizante, o objetivo do governo é ampliar a proteção contra a doença. O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer um imunizante na rede pública, a vacina contra dengue Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda.

Devido ao número limitado de doses, só crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de 521 municípios selecionados foram inicialmente incluídos no programa de vacinação.

Além de vacina contra dengue, governo pretende produzir imunizante para doenças respiratórias em crianças 5a2y3u

O ministério também informou que pretende produzir no Brasil a vacina contra o VSR (vírus sincicial respiratório) por meio do PDP (Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo).

Para isso, uma parceria entre o Butantan e a Pfizer permitirá a fabricação de até 8 milhões de doses anuais. A ação começou em 2023 e segue até 2027.

Criança doente com pessoa com a mão na cabeça da criança e segurando um termômetroVSR é o principal vírus responsável por causar bronquiolite em crianças – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Segundo o ministério, estima-se que o projeto vai evitar cerca de 28 mil internações anuais relacionadas a complicações do VSR. O primeiro fornecimento da vacina para o SUS está previsto para o segundo semestre de 2025.

A estratégia adotada pela pasta inclui a negociação de preços com os produtores, incorporação de anticorpos contra o vírus para bebês prematuros e oferta da vacina para gestantes.

Insulina de produção nacional 5s375v

O governo anunciou ainda a fabricação nacional da insulina Glargina como parte do PDP do ministério. O projeto envolve a produção nacional do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) pela Fiocruz e a ampliação da fabricação do produto final pela Biomm, empresa que recebeu o registro para a produção de insulina Glargina.

A parceria pode possibilitar a produção de 70 milhões de unidades anuais até o final do projeto. O produto está previsto para chegar ao SUS no segundo semestre de 2025.

pessoa usando seringa de insulina na barrigaInsulina é usada no tratamento para diabete – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O evento ocorreu horas antes do anúncio da saída de Nísia Trindade do cargo de ministra. Nísia fez um discurso emocionado sobre vacinas, que já teve um tom de despedida. No fim da tarde foi confirmada a demissão da ministra da Saúde, que será substituída por Alexandre Padilha (PT), atual ministro das Relações Institucionais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Dengue 2rs72

Dengue

Após segunda morte, Itajaí anuncia data para início da vacinação contra a dengue 382k3d

Crianças e adolescentes de 10 a 16 anos terão o a vacinação contra a dengue gratuitamente nas u ...

Dengue

Itajaí confirma segunda morte por dengue em 2025 2vu3y

Vítima tinha 67 anos e morreu no dia 3 de maio; boletim epidemiológico da dengue em Itajaí aponta 1. ...

Dengue

Como ville freou a dengue com redução de 98,94% dos casos em 2025 1794y

Mutirões, visitas domiciliares e o método Wolbachia estão entre as principais estratégias adotadas p ...

Dengue

Vacinação contra dengue é ampliada para mais 24 cidades em Santa Catarina 5x437

Mais uma boa notícia na área da saúde: o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contr ...

Dengue

ville registra queda expressiva nos casos de dengue 171y6w

Uma boa notícia vem de ville, no Norte de Santa Catarina. O número de casos de dengue caiu quase ...