
Quem tem mais de 40 anos provavelmente já ou por uma situação assim: dificuldade para ler as letras pequenas em algum rótulo ou até mesmo uma mensagem no celular, um livro. Este incômodo é a presbiopia, ou popularmente conhecido como “vista cansada”. Um problema que afeta inúmeras pessoas com o avanço da idade.
Para voltar a enxergar bem de perto existe solução: a cirurgia a laser ou a cirurgia facorrefrativa, que também corrige outros erros da visão e torna a pessoa independente dos óculos. “Comprar o primeiro par de óculos para leitura é um rito de agem desagradável bem conhecido por aqueles que alcançam idade em torno de 40 anos e o advento das lentes intraoculares de última geração vêm atender estas pessoas”, diz o médico oftalmologista Rafael Giordani, profissional do NIO Oftalmologia.
Tecnicamente, a presbiopia surge pela redução do poder de acomodação do cristalino com a idade. O cristalino é uma lente natural feita de colágeno que, com o ar dos anos, perde a sua maleabilidade, o que dificulta a visão de perto. Assim, os olhos não conseguem adaptar a visão para perto, resultando em visão embaçada.

A correção da presbiopia pode ser feita por meio da cirurgia facorrefrativa, que consiste em remover o cristalino para implantar no lugar uma lente intraocular, capaz de melhorar a visão para perto, longe e meia distância. Com isso, o paciente volta a enxergar melhor, sem a necessidade de uso de óculos. A lente adequada para cada caso será avaliada pelo oftalmologista, levando em consideração, também, o estilo de vida da pessoa.
“Nesta moderna modalidade de procedimento conseguimos resolver o problema da catarata e, ao mesmo tempo, corrigir o grau de forma que o paciente não necessite de óculos tanto para longe como para perto”, afirma o Dr. Rafael Giordani.
É possível corrigir até 30 graus de miopia, 20 de hipermetropia e cerca de 6 de astigmatismo. Outra opção é pela cirurgia a laser ou cirurgia refrativa, que é eficiente e pode ser feita nos dois olhos ao mesmo tempo. Este procedimento é indicado para corrigir defeitos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia. É a solução mais indicada para quem ainda não apresenta nenhum desenvolvimento da catarata e quer viver mais independente dos óculos.
Sobre o profissional 1gd2w
O médico oftalmologista Rafael Giordani é graduado em Medicina pela Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Tem título de Especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Fellowship em Córnea pela Universidade Federal do Paraná, também é especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal Fluminense.

Sobre o NIO O NIO – Núcleo Integrado de Oftalmologia, tem como missão atender você com qualidade, seriedade e dedicação. Para cumprir esta missão, a equipe de profissionais procura estar em constante aperfeiçoamento no Brasil e no exterior. Visite o NIO e entenda melhor como funcionam essas técnicas e qual delas pode ser indicada para o seu caso.
RAFAEL GIORDANI NIO Oftalmologia CRM/ SC 14665 / RQE 7513
Agende sua consulta 5wi14
FLORIANÓPOLIS: Ed. Koerich Beiramar Office Av. Mauro Ramos, 1970 – sala 208, CEP 88020304, Centro – Florianópolis, SC. Telefones: (48) 3012-4512 / (48) 99161-6688.
PALHOÇA: Av. Barão do Rio Branco 461, CEP 88130-101, Centro – Palhoça, SC. Telefone: (48) 3242-7788.
Atende os seguintes convênios: Unimed, Sidesc, Clin Card, Agemed, Assist Card, Mais Saúde, Life Empresarial Saúde e Saúde.