SC registra primeira morte por mpox; veja detalhes 5i731i

Paciente estava internado desde 29 de setembro em hospital de Florianópolis, mas não resistiu; Brasil é o segundo país com maior número de casos 11b4z

Santa Catarina registrou a primeira morte por mpox (varíola dos macacos), nesta terça-feira (29). A vítima é um homem de 23 anos, que estava internado desde 29 de setembro, no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

SC confirma primeira morte por mpox – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/NDSC confirma primeira morte por mpox – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), o paciente apresentava imunodepressão, que agravou o quadro da doença.

Ainda conforme a Dive, foram seguidos todos os protocolos disponíveis, incluindo o uso do antiviral tecovirimat, fornecido pelo Ministério da Saúde para tratamento da doença. No entanto, devido à gravidade do caso, o jovem morreu por complicações infecciosas da mpox.

Casos em SC 63691l

Os casos da doença continuam sendo monitorados no Estado. A Dive recomenda que caso haja lesões de pele, os pacientes devem procurar o atendimento de um serviço de saúde. Além disso, o isolamento dos casos suspeitos e confirmados é importante para a interrupção das cadeias de transmissão.

Até esta terça foram notificados 1.932 casos suspeitos da doença em Santa Catarina, dos quais 374 foram confirmados, 1.235 foram descartados, 269 casos prováveis e 54 estão em investigação. A maior parte dos confirmados diz respeito a homens entre 18 e 39 anos de idade.

Desse total, 13 casos precisaram ser hospitalizados, enquanto os demais tiveram atendimento ambulatorial, mantendo o isolamento domiciliar até a remissão total dos sintomas. No momento, não há pacientes hospitalizado.

Brasil é o segundo país em número de casos 675s5j

Após cinco meses da mpox  chegar ao Brasil, o país atingiu a marca de 10 mil casos da doença nesta terça. As informações são do R7.

De acordo com o portal de notícias, um balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta segunda-feira (28), revela 10.007 infecções pela doença em todos os estados do Brasil. Ao todo, o país contabiliza 13 mortes decorrentes da mpox.

No mundo, apenas os Estados Unidos, que atualmente tem mais de 29 mil casos diagnosticados da doença, havia ultraado a marca de 10 mil casos. Os dados são do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Desde o início do surto global, em maio, 80 mil pessoas tiveram a doença em países onde ela não é endêmica.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 3d284l

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 2k1h3e

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...

Saúde

Apresentadora entra em trabalho de parto ao vivo e segue jornal: ‘Prefiro estar no trabalho’ 2v1020

Olivia Jaquith apresentava o programa matutino da emissora CBS6, nos Estados Unidos, quando a bolsa ...