Uma pessoa foi confirmada com gripe aviária após ter contato com uma vaca leiteira nos Estados Unidos. O caso veio à tona nesta segunda-feira (1°) e tem preocupado profissionais de saúde do Texas e Kansas, locais onde o vírus já foi identificado em rebanhos.
Primeiro caso de gripe aviária nos Estados Unidos – Foto: Reprodução/Unsplash/ND
De acordo com o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas, o paciente apresentou conjuntivite, um dos sintomas associados à doença. Este é o primeiro caso humano da cepa altamente patogênica da doença no estado e o segundo nos EUA, ligado às recentes detecções da gripe aviária A (H5N1) em bovinos leiteiros.
Embora o risco para o público em geral seja considerado baixo, as autoridades alertam para a necessidade de vigilância, especialmente entre aqueles que têm contato regular com animais.
Febre (temperatura de 100 graus ou mais), ou sensação de febre ou calafrios
Tosse
Dor de garganta
Nariz escorrendo ou entupido
Dores de cabeça
Fadiga
Vermelhidão ocular (conjuntivite)
Dificuldade em respirar/falta de ar
Diarreia
Náusea
Vômito
Convulsões
Sintomas de gripe aviária incluem também conjuntivite – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Investigação do possível surto 60v2i
A investigação do surto está em curso, envolvendo agências de saúde federais e estaduais, bem como autoridades veterinárias. Acredita-se que aves migratórias selvagens sejam a fonte da infecção, disse o Departamento de Agricultura dos EUA.
A doença é causada por uma família de vírus da gripe transmitidos principalmente entre aves. Existem duas classificações principais: gripe aviária de baixa patogenicidade, comumente encontrada em aves selvagens, e a considerada altamente patogênica, que pode causar doenças graves e taxas elevadas de mortalidade em aves domésticas.
Este surto representa não apenas um risco para a saúde pública, mas também implica impactos econômicos significativos, com custos governamentais estimados em cerca de 660 milhões de dólares no ado e aumento dos preços de produtos avícolas.
Medidas rigorosas de controle e monitoramento são essenciais para conter a propagação do vírus e proteger tanto a saúde quanto a economia.