Outubro Rosa. Casos avançados de câncer de mama aumentam devido à pandemia 31c3j

Especialista explica que mamografia ainda é o exame mais importante para o diagnóstico precoce, o que é diferente de prevenção do câncer de mama 1h1y5s

Fique atento e lembre às pessoas à sua volta sobre a importância dos cuidados de diagnóstico precoce e prevenção permanente da doença  – Foto: DivulgaçãoFique atento e lembre às pessoas à sua volta sobre a importância dos cuidados de diagnóstico precoce e prevenção permanente da doença  – Foto: Divulgação

Todos os dias do ano são importantes para os cuidados com a saúde. Mas é no mês de outubro que a comunidade médica e as instituições se mobilizam para enfatizar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A pandemia do coronavírus trouxe um grande impacto ao rastreio mamográfico no Brasil. Estima-se uma redução de 45% do número de exames realizados em 2020. Isto é ainda mais preocupante já que apenas 20% da população-alvo realizavam antes da pandemia os exames necessários (a OMS recomenda pelo menos uma cobertura de 70% dessa população).

Fique atento às informações, à sua situação e lembra às pessoas a sua volta da importância desses cuidados. Veja a seguir uma entrevista com o médico de Florianópolis Adriano Meira Oliveira, Mastologista e também especialista em Oncoplastia.

ENTREVISTA – Dr. Adriano Meira Oliveira, Mastologia e Oncoplastia 3q4q1u


1 – Estamos no mês de outubro e é impossível não abordar a campanha anual do Outubro Rosa. A quais pessoas esta campanha direciona-se? 44p64

A campanha do Outubro Rosa é direcionada a todos os adultos, pois ela está relacionada com a conscientização sobre a importância do cuidado com a mama e saúde. Logicamente, o público-alvo mais importante é o de mulheres com idade superior a 40 anos. Porém todos nós temos mães, irmãs, filhas, esposas e diversas mulheres no nosso entorno que podem e devem ser incentivadas a se cuidarem.

2 – Quais são os exames indicados para identificação precoce do câncer de mama? 2h1o3d

O exame que se mostrou mais importante para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama foi a Mamografia. Ela é comprovadamente redutora de mortalidade dessa doença. Em alguns casos pode ser necessário complementar com Ultrassonografia ou Ressonância Nuclear Magnética. Porém, é muito importante ressaltar que são exames complementares e não devem substituir a Mamografia, salvo indicação médica.

3 – Você observou diagnósticos mais tardios de câncer de mama durante a pandemia da Covid-19? 1d2n5n

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram a queda no rastreio mamográfico no Brasil – Foto: Divulgação/IncaDados do Instituto Nacional do Câncer mostram a queda no rastreio mamográfico no Brasil – Foto: Divulgação/Inca

Sim, como os dados mostram, a pandemia trouxe grande impacto no rastreio mamográfico da população feminina brasileira. Estima-se uma redução de 45% do número de exames realizados em 2020.

Isto é ainda mais preocupante, já que apenas 20% da população-alvo realizava antes da pandemia os exames necessários (a OMS recomenda pelo menos uma cobertura de 70% dessa população).

Portanto, pude notar sem sombra de dúvida um aumento no número de casos avançados no consultório. Infelizmente, casos avançados significam menores chances de cura e tratamentos mais agressivos, pois a doença e sua agressividade são diretamente proporcionais ao tempo que se espera para começar o tratamento.

4 – Sempre que alguém tem o diagnóstico de câncer de mama precisará de quimioterapia? 2e447

Felizmente não. A Mastologia, durante a sua história evolutiva vem mudando o paradoxo do tratamento máximo possível para o mínimo necessário. Isto também se refletiu na quimioterapia para o câncer de mama.

Atualmente, dispomos de exames de estadiamento mais sensíveis e específicos e até a utilização de ferramentas genéticas para se estimar o risco de recorrência do tumor, nos trazendo mais segurança. Porém, só podemos omitir a quimioterapia em doenças iniciais, quando seu benefício é menor que seus riscos, daí a importância do diagnóstico precoce.

5 – Minha família tem alguns casos de câncer de mama, preciso de algum cuidado extra? 306m3g

Sim, estima-se que em torno de 10 a 15% dos tumores de mama são de origem hereditária. Muitas mutações genéticas já são bem conhecidas e possíveis de serem descobertas através de exames genéticos. Isso é de grande importância, pois medidas adicionais são tomadas em pacientes com alto risco familiar ou mutadas.

As medidas vão desde estratégias de exames de rastreio diferenciados da população de risco habitual a até mastectomias redutoras de risco. Portanto, caso você tenha casos de tumores de mama ou ovário na família, é muito importante uma consulta com Mastologista/Ginecologista a partir dos 25 anos para determinar se serão necessárias avaliações adicionais.

6- Além de realizar a Mamografia, quais medidas de prevenção ao Câncer de Mama devem se tornar hábito entre as mulheres? 4q6h1r

A Mamografia não previne o Câncer de Mama, é muito importante dizer isso. Ela ajuda a diagnosticar mais precocemente.

Portanto, as medidas de prevenção são aquelas que vão diminuir o risco da doença aparecer. São elas: atividade física regular, alimentação saudável, controle da obesidade e diabetes, boa saúde do sono, redução do estresse e de uso de bebidas alcoólicas.

Dr. Adriano Meira Oliveira – CRM20363 RQE 18678 – Mastologia e Oncoplastia – Foto: Divulgação Noova OncologiaDr. Adriano Meira Oliveira – CRM20363 RQE 18678 – Mastologia e Oncoplastia – Foto: Divulgação Noova Oncologia

Noova Oncologia 53545c

Somos uma equipe de profissionais da área da saúde especializados em ofertar cuidados e carinho aos nossos pacientes. A missão da Noova Oncologia é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção oferecendo cuidado integral, humano e com qualidade técnica.

Mesmo que todos digam não, com um pingo de Noova acreditamos que é possível.  A visão da Noova é ser reconhecida como referência em promoção à Saúde.

A Noova tem convênios com Casacaresc, Cassi, Celos Saúde, Elo Saúde, Fundação Assefaz, Geap, Postal Saúde, Saúde, SC Saúde, SIM Plano de Saúde, Sul América e Unimed. Entre em contato.

+

Saúde Mais 202763

Saúde Mais

Alopecia androgenética: entenda as causas, diagnóstico e opções de tratamento 273r38

Condição crônica, que afeta homens e mulheres, pode ser controlada com acompanhamento médico e tecno ...

Saúde Mais

Clínica catarinense dedica semana exclusiva a implantes dentários 53l71

Semana do Implante acontece simultaneamente em quatro cidades de Santa Catarina, oferecendo atendime ...

Saúde Mais

Creatina é aliada da saúde em qualquer idade 3i6c5z

Além de fortalecer musculatura, suplemento aumenta capacidade cognitiva

Saúde Mais

Conselhos da nutri: fique em dia com a saúde no verão 5371w

Hora de viver a estação com mais disposição e bem-estar. Fique de olho nos conselhos de quem entende ...