Mpox: Brasil é o segundo país do mundo em número de casos; confira 2s1p2w

No Brasil, um balanço do Ministério da Saúde revela 10.007 infecções pela mpox ficando atrás somente dos EUA, com 29 mil casos confirmados 1la5y

Após cinco meses da mpox (varíola dos macacos) chegar ao Brasil, o país atingiu a marca de 10 mil casos da doença nesta terça-feira (29). As informações são do portal R7.

O Brasil atingiu a marca de 10 mil casos da doença nesta terça-feira (29), ficando atrás apenas dos EUA com 29 mil casos confirmados. – Foto: Divulgação/Unsplash + DIVE/SCO Brasil atingiu a marca de 10 mil casos da doença nesta terça-feira (29), ficando atrás apenas dos EUA com 29 mil casos confirmados. – Foto: Divulgação/Unsplash + DIVE/SC

De acordo com o portal de notícias, um balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta segunda-feira (28), revela 10.007 infecções pela doença em todos os estados do Brasil. Ao todo, o país contabiliza 13 mortes decorrentes da mpox.

No mundo, apenas os Estados Unidos, que atualmente tem mais de 29 mil casos diagnosticados da doença, havia ultraado a marca de 10 mil casos. Os dados são do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Desde o início do surto global, em maio, 80 mil pessoas tiveram a doença em países onde ela não é endêmica.

Em países onde a doença se propagou rapidamente, como Alemanha, Espanha e Inglaterra, foi possível conter o avanço do vírus através da vacinação, algo que ainda não ocorre no Brasil. A OMS (Organização Mundial da Saúde) ressaltou na semana ada que as Américas são a região do mundo mais afetada pela mpox.

Dos dez países com maior número de casos no mundo, seis estão no continente americano: EUA, Canadá, México, Colômbia, Peru e Brasil. Juntos, eles representam 63,7% do total de infecções por mpox em locais onde a doença não é originária.

Vacinação no Brasil: 6aa3m

No Brasil, o Ministério da Saúde conseguiu por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), cerca de 20 mil doses do imunizante. As doses foram adquiridas do laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, um dos poucos com o imunizante disponível.

No mês de outubro, 9.800 doses chegaram ao país, mas a pasta informou que seriam destinadas “para a realização de estudos”.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN®️ contra a mpox na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, disse o Ministério da Saúde em comunicado na época.

Na segunda-feira (28), a OMS anunciou que a doença a a ser chamada de mpox, uma abreviação do nome em inglês, monkeypox. O objetivo é evitar a estigmatização.

*As informações são do portal R7.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 6i3p2o

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças t5w3t

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 41z5g

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 3d284l

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...