
Neste domingo (25), uma criança de 9 anos de idade teve morte cerebral após sofrer um AVC hemorrágico na sexta-feira (23). Vitor Luiz de Melo estava internado no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí.
A Prefeitura de Penha, cidade onde a família mora, publicou nota de pesar pelo falecimento. Vitor era aluno da escola Antônio José Tiago, localizada no Centro da cidade. A escola teve aulas suspensas nesta segunda-feira (26).
AVC em menino de 9 anos teria sido causado por má-formação
Em vídeo publicado no Instagram na manhã desta segunda, a mãe de Vitor, Raquel Nunes, relata que o filho tinha uma doença que só foi descoberta após a criança ar por uma tomografia já no hospital.
A doença costuma ser diagnosticada após o paciente relatar sintomas, o que não aconteceu com ele.
“Nessa tomografia a gente descobriu que ele tinha uma doença chamada MAV, uma má-formação de vasos sanguíneos no cérebro. Um exame desse não se faz em criança, só se faz se tiver algum sintoma. E ele nunca nunca sentiu nenhum tipo de sintoma”, explicou.

Como houve morte cerebral, a mãe explica que existe um protocolo específico para que a equipe médica forneça um laudo com a causa da morte. Raquel ainda revela que a família optou pela doação de órgãos.
“Como a gente decidiu fazer a doação de órgãos, é mais um processo, são mais protocolos, por isso que leva dias. A gente está sofrendo, eu e meu marido estamos aqui desde sexta, a gente não sai. Estamos com ele até a hora que ele ganhar o laudo”, completa.