Medicamento inédito para tratar Alzheimer é aprovado pela Anvisa; entenda como funciona 6s3z1w

Tratamento combate progressão do Alzheimer ao quebrar placas que se formam no cérebro do paciente 5l471n

Medicamento injetável para Alzheimer é aprovado pela AnvisaRemédio injetável fabricado pela farmacêutica Eli Lilly é o primeiro aprovado para tratamento do Alzheimer no Brasil – Foto: Divulgação/Freepik/ND

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro do medicamento donanemabe na terça-feira (22). O tratamento inédito promete retardar o avanço do Alzheimer no estágio inicial da doença.

O donanemabe é comercializado sob o nome de Kinsula pela farmacêutica estadunidense Eli Lilly. É o primeiro medicamento do tipo aprovado no Brasil.

A doença de Alzheimer é responsável por mais da metade dos casos de demência entre idosos, segundo o Ministério da Saúde. O transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal causa a deterioração da memória e afeta as capacidades cognitivas do paciente, comprometendo tarefas diárias.

Placas amiloides são formadas no cérebro do paciente com AlzheimerDonanemabe reduz placas formadas por aglomerados da proteína beta-amiloide no cérebro – Foto: Getty Images/ND

O medicamento Kinsula é indicado para adultos diagnosticados com Alzheimer que apresentam comprometimento cognitivo ou demência leve, e que não portam o gene da apolipoproteína E (ApoE4).

Como funciona o novo tratamento de Alzheimer aprovado pela Anvisa? 555vd

Na doença de Alzheimer, aglomerados da proteína chamada beta-amiloide formam placas no cérebro. O donanemabe é um anticorpo monoclonal que se liga à proteína e reduz os aglomerados, de modo a conter a progressão da doença.

O medicamento injetável será vendido em frasco de 20 mL, que contém 350 mg de donanemabe. A dose recomendada, conforme o registro da Anvisa, é de 700 mg a cada quatro semanas para as primeiras três doses, seguidas de 1,4 g a cada quatro semanas, por até 18 meses ou até a depuração da placa amiloide no cérebro.

Alzheimer é principal causa de demência entre idososO Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que compromete a memória e as funções cognitivas do paciente – Foto: Freepik/ND

Um estudo feito com 1.736 pacientes em estágio inicial em oito países constatou a redução significativa na placa amiloide e a progressão clínica menor entre aqueles medicados com donanemabe.

O uso, no entanto, é contraindicado para pessoas que estejam tomando anticoagulantes ou que tenham sido diagnosticados com angiopatia amiloide cerebral na ressonância magnética, além dos pacientes homozigotos para o gene ApoE4.

Anvisa aprova tratamento inédito para doença de AlzheimerSegundo a Anvisa, o donanemabe causa reações adversas semelhantes aos sintomas da gripe – Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Segundo a Anvisa, o novo tratamento para Alzheimer pode causar reações adversas como febre, dores de cabeça e anormalidades relacionadas à proteína amiloide.

“Como acontece com qualquer medicamento, a Anvisa irá monitorar a segurança e a efetividade do donanemabe sob rigorosa análise. Serão implementadas atividades de minimização de risco para o donanemabe em conformidade com Plano de Minimização de Riscos aprovado”, disse a agência.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 691t64

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...

Saúde

Brasil erradica do foco da gripe aviária e notifica Organização Mundial da Saúde Animal 432z2v

Serviço Veterinário do país trabalhou por cerca de dez dias na granja comercial em Montenegro (RS), ...

Saúde

Santa Catarina tem aumento de casos de Influenza A e entra em ‘alto risco’; saiba como prevenir 5s1qx

Estado registrou 77 mortes pela doença desde o começo do ano e entrou em classificação de alto risco ...

Saúde

O que é hemimelia fibular, doença rara de filha de Adriana Araújo, causas e tratamento 6e4q4z

Entenda o que é hemimelia fibular, a condição rara da filha da jornalista Adriana Araújo. Descubra c ...

Saúde

Aeroportos de capitais vão contar com salas multissensoriais para pessoas com autismo 4l7k

O Silvio Costa Filho afirmou que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista contarão com salas mul ...