
O Março Amarelo é dedicado à conscientização sobre a endometriose, uma doença caracterizada pela presença do endométrio (camada interna do útero) fora do órgão, o que causa muitas dores na mulher, principalmente durante os períodos da menstruação. A campanha “Escuta minha dor” é uma iniciativa da Johnson & Johnson e da Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva.
A orientação dos especialistas para as mulheres nesta campanha é para prestar atenção nas cólicas menstruais incapacitantes, que não melhoram mesmo com analgésico, além de dores na relação sexual, dores pélvicas e dificuldade de engravidar. Há casos em que a mulher não tem sintomas e também pode ter a doença. No Brasil, atualmente, cerca de 8 milhões de mulheres enfrentam endometriose.
Quem faz o alerta é a médica ginecologista Maria Victoria Siebert de Oliveira Dutra, do Hospital e Clínica São Lucas, em Palhoça. Ela é formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especializada em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de São Paulo e em Videoendoscopia ginecológica pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
“O que acontece na endometriose é que o endométrio (camada que reveste internamente a cavidade uterina) pode crescer fora do útero, como nas trompas, cavidade pélvica, bexiga, intestino, entre outros órgãos. A doença é inflamatória, crônica e progressiva”, diz a médica.
Quanto à possível infertilidade na mulher causada pela doença, a Dra. Maria Victória afirma que nem sempre irá ocorrer, e que há tratamentos para esta situação, dependendo do caso.
Procure um ginecologista 6j4z3b
“Não existe forma de prevenir a endometriose, a não ser consultas regulares ao ginecologista”, diz a especialista. Ela afirma que há muitos estudos para a compreensão da complexidade da doença. A orientação é procurar o ginecologista para excluir outras causas das fortes cólicas e, a critério médico, realizar exames como ressonância magnética da pelve e ultrassom transvaginal com preparo intestinal.
“Com bom acompanhamento médico e um tratamento adequado é possível ter qualidade de vida, apesar da endometriose”, afirma a especialista.
Consulte com cartão de benefícios 2a634k
Na hora de buscar os serviços médicos é aconselhável buscar informações sobre a melhor forma de obter vantagens, em meio às instabilidades do mercado. Os planos coletivos, que hoje representam 70% do setor, têm sofrido reajustes de até 25%, a maior taxa desde 2000. Só no ano ado, os planos individuais, que têm os reajustes regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), subiram 9,63%
A inflação dos planos de saúde nos últimos meses aqueceu outro setor, o de cartões de benefícios. O ganho de mercado ocorre por motivos que vão além da economia mensal. Eles não têm o chamado tempo de carência. Isso significa que você não precisa esperar para poder marcar consultas, exames e outros serviços, diferente dos planos de saúde, em que os benefícios só podem ser utilizados após o período sinalizado em contrato.
Descontos de até 70% 1s5x2c
O investimento nos cartões oferece facilidade em outros serviços, como auxílio funeral, cuidados veterinários, seguro de vida, descontos em óticas e farmácias. Na Grande Florianópolis, uma das empresas do setor que mais cresceu no último ano com a diversificação de ofertas no seu produto foi a Clincard.
Um dos fatores que tem atraído boa parte dos novos clientes é o fato de que o cartão, além de oferecer descontos de até 70% em consultas e exames, oferece facilidades para diversas situações da rotina dos clientes. Um exemplo é a parceria com postos de gasolina para descontos de até R$0,20 por litro.
A modalidade de cartões de benefício para saúde surgiu na década de 1970 e nunca parou de crescer. De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 2018 com as principais empresas do setor, ao menos 8 milhões de brasileiros já eram usuários desse serviço naquela época. Estima-se que atualmente os cartões de desconto já atendem mais de 12 milhões de brasileiros.
Sobre a Clincard 5b32l
Com a credibilidade de mais de 25 anos em serviços de saúde de qualidade, a Clincard nasceu em Palhoça e hoje mantém uma rede credenciada atendendo milhares de clientes na grande Florianópolis e em diversas cidades do estado, como ville, Balneário Camboriú, Itajaí, entre outras.