As baixas temperaturas do inverno podem agravar problemas de pele, como a dermatite seborreica, mais conhecida como a caspa. Mas é possível evitar esses problemas com alguns cuidados extras.

O frio que nos leva a recorrer a banhos quentes e negligenciar a hidratação da pele é uma das principais razões para essas condições, por ressecar ainda mais a pele, conforme explica a dermatologista Angélica Seidel, do Hospital Baía Sul.
Excesso de banhos quentes podem aumentar as doenças de pele 3q6g6b
De acordo com a especialista, “o excesso de banhos quentes pode causar alergias, dermatites e a própria seborreia, que podem agravar sem o cuidado necessário”, alerta.
Para evitar tais problemas, a médica recomenda optar pela água morna durante o banho e adotar hábitos de hidratação regular.
“Pessoas com dermatite atópica e dermatite seborreica são especialmente susceptíveis a agravamentos durante o inverno”.
Seidel sugere o uso de sabonetes líquidos com textura syndet, “que contêm menos de 10% de sabonete na composição e têm pH entre 5,5 e 7, para promover a hidratação da pele”.
Além disso, enfatiza a importância de hidratar a pele diariamente após o banho com produtos em textura creme ou loção.
“Beber pelo menos 2 litros de água por dia, escolher roupas de algodão para o contato direto com a pele e não esquecer de hidratar os lábios para evitar rachaduras”, acrescenta.
Protetor solar continua necessário no inverno 6476j
Segundo Seidel, “mesmo no inverno, é imprescindível manter o uso diário do protetor solar, com o fator mínimo de 30 FPS”, destaca a dermatologista.
Por fim, a médica alerta contra outras ações prejudiciais, como coçar ou manipular a pele com lesões, banhos prolongados e muito quentes – inclusive para lavar e enxaguar os cabelos.
“Estes cuidados simples podem fazer toda a diferença para manter a saúde da pele durante o inverno”.