A gravidez silenciosa é assim chamada quando a mulher só descobre que está grávida quando está prestes a dar à luz ou algumas poucas semanas antes. Acontece quando a mulher não se dá conta da gestação ou não identifica sinais de gravidez. De maneira geral, os sintomas comuns são menos característicos e, na maioria dos casos, ignorados pela gestante.

Um dos mais emblemáticos casos de gravidez silenciosa ocorreu em agosto de 2022. Uma mulher sentiu fortes dores na barriga antes de dormir e, de repente, percebeu que estava em trabalho de parto. Ela deu à luz a gêmeos.
Aliás, a gravidez silenciosa tem muitos riscos ao bebê. Isso porque a gestação ocorre sem que seja feito qualquer tipo de acompanhamento.
O que é gravidez silenciosa? 14ib
Em resumo, a gravidez silenciosa é aquela em que as mulheres só descobrem que estão gerando um bebê quase na hora do parto. Não há ausência total de sintomas, mas dificuldade de percebê-los por parte da gestante.
Nesse sentido, pode continuar a ter sangramentos e manter a barriga lisa, por exemplo, sem saliência aparente. Além disso, o bebê pode ficar quieto dentro do útero por muito tempo e a mulher não notar movimentos ou, ainda, se confundir, achando que está com algum problema de saúde.
Da mesma forma, alguns sintomas da gravidez, como náuseas e vômitos, dor nas mamas, cólicas ou oscilação de humor, só para exemplificar, têm como causa as alterações hormonais. No entanto, algumas mulheres têm maior tolerância a essas mudanças de hormônios e não se dão conta que podem estar grávidas.
Por que ocorre uma gravidez silenciosa? 5t71
Antes de tudo, uma gravidez nunca é silenciosa. O que acontece é de não perceber os sintomas por uma série de razões. Ciclos menstruais irregulares, acreditar que sinais estão relacionados a sintomas de alguma doença ou mesmo obesidade podem fazer com que uma mulher não reconheça uma gestação.
Confira a seguir os três principais pontos que envolvem uma possível gravidez silenciosa:
Tamanho da barriga 32t41
Como estar grávida e não ver a barriga crescer? Nesse sentido, há duas justificativas plausíveis.
Primeiramente, a gestante é obesa. A mulher pode achar que está simplesmente engordando e não ter ciência que, na verdade, trata-se do crescimento do útero dentro dela. Além disso, condições como esta podem estar associadas com ciclo menstrual irregular.
Em segundo lugar, há casos de gravidez silenciosa em mulheres magras. Se os músculos do abdômen são fortes, o útero pode não ir para frente. Assim, a barriga não fica saliente. Nestes casos, o útero cresce no sentido interno e fica menos perceptível.
Confusão com sintomas 495iu
Enjoos, inchaços, dores no corpo e dores de cabeça são comuns na gravidez. Por outro lado, nem todas as mulheres sentem durante a gravidez ou, ainda, percebem de forma leve, por exemplo. Nestes, pode fazer com que a gestante não se dê conta de estar grávida.
Principalmente nos casos de gravidez silenciosa, a mulher acredita que o enjoo é resultado de um problema no estômago, que comeu algo que não fez bem. Ou que uma dor na região da barriga ou os movimentos do bebê podem ser alguma doença intestinal.
Menstruação irregular 4l7124
De maneira geral, o atraso na menstruação é um sinal de gravidez. Por outro lado, mulheres podem ter ciclos menstruais irregulares. Antes de tudo, a menstruação é a liberação de sangue e tecido do útero que estava preparado para a gravidez.
É comum mulheres terem ciclos menstruais irregulares e, por isso, ficarem períodos sem menstruar. Quando ocorre por um longo período, o correto é procurar pelo médico. No entanto, um atraso de meses, achando ser normal, pode resultar em um teste de gravidez positivo. Em suma, a menstruação atrasada não é propriamente um atraso.