A Prefeitura de Gaspar informou que 95,21% do público-alvo, crianças entre 1 e 4 anos, da campanha de vacinação contra a poliomielite foi atingida. Ao todo, 3,6 mil crianças receberam as gotinhas, alcançando então a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

A campanha nacional contra a poliomielite inciou no dia 8 de agosto, porém não houve muita procura pelo imunizante no início. Para mudar este cenário, a secretaria de Saúde promoveu diversas ações para que a meta do percentual de vacinados fosse alcançada, como ampliar o horário de atendimento nas Estratégias Saúde da Família (ESF).
Outro fator que colaborou para o aumento de imunizados, foram as ações que os profissionais de saúde realizaram durante todo o mês, indo até os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e imunizando as crianças nas unidades de ensino. As gotinhas foram aplicadas em mais de 500 crianças através de uma autorização dos pais ou responsáveis.
Além da ampla divulgação em redes sociais e pela imprensa, realizaram também ligações e mensagens por WhatsApp, e visitas de porta em porta nos bairros com taxas menores de cobertura vacianal para alertar os familiares sobre a importância da vacinação nas crianças.
“Alcançar a meta dá uma sensação de dever cumprido. Mas isso só foi possível graças ao empenho de toda a nossa equipe da atenção básica de saúde que fizeram o impossível para isso acontecer. Atingir a meta é sinônimo de prevenir doenças e crianças seguras”, ressalta o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, comemorando os resultados.
Blumenau alcançou somente 50% da meta 4v3v1e
Em Blumenau, o número de crianças vacinas contra a poliomielite na Campanha Nacional de Vacinação alcançou somente 49,45% e segue abaixo do esperado. De 17.479 mil crianças entre 1 e 4 anos, apenas 8.643 crianças foram imunizadas.
Em 2015, a campanha, imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.
A campanha continuará ativa até sexta-feira (30), com doses disponíveis em todas as unidades de saúde de Gaspar e Blumenau para os que ainda não vacinaram seus filhos.
Em Blumenau, a relação das salas de vacinas ativas está no site blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.