Frutas na gravidez são ótimas para quem está esperando um bebê. Em resumo, são ricas em muitas vitaminas e minerais que fazem bem não apenas para a gestação, como também importantes para a formação da vida que cresce na barriga da mulher. Afinal, ela depende muito dos alimentos que a mãe consome durante os nove meses.

Inegavelmente, uma alimentação muito nutritiva é uma prioridade para a gestante. As frutas na gravidez têm papel importante. Isso porque ajudam a controlar o impulso por doces, muito comum nos desejos de qualquer grávida. Frutas têm doçura e também muitos nutrientes benéficos para mãe e bebê.
Quais são os benefícios das frutas na gravidez? 1j6c1l
Uma alimentação balanceada e rica durante a gestação é uma orientação dos médicos. Entre tantos alimentos sugeridos, são muito indicadas as frutas na gravidez. Isso porque oferecem uma diversidade de nutrientes que são ideais não apenas para a futura mãe, como também para o bebê em formação.
As frutas têm diferentes vitaminas e minerais. Algumas com maior concentração de determinadas vitaminas em relação às outras, por exemplo. Por isso, a gestante deve optar pela diversidade delas. Além disso, as frutas são portáteis. Assim, a mulher pode levar para onde for e ter uma opção nutritiva à mão.
Quais as frutas mais indicadas na gravidez e por quê? 6e3t3g
Primeiramente, independente de preferência ou escolha, as frutas na gravidez possibilitam os mais diferentes preparos. Por exemplo, se a futura mãe não gosta muito de banana, pode aproveitar a versatilidade para fazer batidas ou panquecas.
Confira a seguir as mais indicadas frutas na gravidez.
1. Laranja 2a5m5q
É uma das mais recomendadas porque não só é rica em nutrientes, como também ajuda a manter a hidratação. No entanto, laranjas são ótima fonte de ácido fólico, conhecida como vitamina B9. Na gestação, o ácido fólico previne má formação do bebê e, ainda, reduz a incidência de defeitos do tubo neural, que mais tarde forma o sistema nervoso da criança.
E, certamente, a laranja é rica em Vitamina C e por isso é recomendada na gravidez. Afinal, entre tantos benefícios da vitamina C estão o auxílio na absorção do ferro e a formação do colágeno e sua ação antioxidante.
2. Manga 73715u
Além de uma boa fonte de vitamina C, a manga é uma das recomendadas frutas na gravidez por ser rica em vitamina A. Principalmente por conta de um benefício especial para a formação do bebê. A deficiência de vitamina A no nascimento está ligada ao risco de complicações, como diarreia e infecções respiratórias.
Nesse sentido, mangas são um bom complemento para a alimentação de gestantes. O ideal é o consumo junto de outras frutas ou mesmo em saladas, só para ilustrar.
3. Abacate 5u1t50
Não só pela presença da vitamina C e do ácido fólico (B9), o abacate é uma ótima fonte de vitamina K, fibras, magnésio e potássio. Em suma, os dois minerais ajudam a aliviar náuseas e enjoos durante a gestação. Esta fruta também tem boa concentração de colina, que contribui para o desenvolvimento do cérebro e dos nervos do bebê em formação.
Ainda, o abacate é muito versátil. Pode ser utilizado inclusive em refeições salgadas. Não faltam formas de usar em preparos esta boa opção entre as frutas na gravidez.
4. Banana 3z2n1h
Potássio, fibras, vitamina C e vitamina B6, que ajudam a aliviar os vômitos no início da gestação, são alguns dos nutrientes abundantes na banana. Uma combinação que também ajuda a prevenir a constipação, muito comum na gravidez.
5. Maçã 733i3y
A maçã não poderia ficar de fora da lista de frutas na gravidez. Afinal de contas, tem muitas fibras e também vitamina C. Além disso, é rica em vitamina A e potássio. Por outro lado, o maior benefício durante a gestação é por conta da pectina. A pectina é um pré-biótico que ajuda a alimentar as bactérias boas do intestino.
Sem contar que a maçã é muito fácil de ser consumida. Basta lavar antes de comer e nem precisa tirar a casca. Sobretudo porque há também muitos nutrientes na própria casca.